Para que os colaboradores tenham um bom desempenho em suas tarefas, precisam estar satisfeitos com o local onde trabalham. Por isso, é fundamental que os gestores tratem a melhora do clima organizacional como uma pauta prioritária.

Neste artigo listamos 6 dicas que podem ajudar você a consolidar um bom clima organizacional no seu negócio. Continue com a leitura e saiba tudo sobre o tema!

Entenda o que é o clima organizacional

Você já parou para pensar que seus colaboradores passam mais tempo na empresa do que em suas casas? Isso significa que o convívio no trabalho é muito intenso e, justamente por isso, demanda um bom clima organizacional.

Seu intuito é gerar um espaço seguro e aconchegante, favorecer um convívio mais saudável entre os profissionais e fazer com que as rotinas e processos da empresa se tornem menos maçantes.

Além disso, equilibra a saúde física e mental dos colaboradores — visto que estarão submetidos a níveis menores de pressão — e os motiva a cumprirem as suas funções da melhor forma possível.

Confira 6 dicas para melhorar o clima organizacional da sua empresa

Diversos fatores estão envolvidos e influenciam para que o clima da organização seja mais agradável. Muitos deles estão relacionados com o comportamento dos colaboradores, as formas de liderar e as características do espaço físico. Então, para alcançar bons resultados, esses pontos devem ser levados em consideração em sua gestão.

A seguir apresentamos algumas ações que você pode implementar em seu negócio para favorecer o clima e a interação entre a sua equipe, melhorando o ambiente de trabalho para todos. Confira!

1. Crie um ambiente favorável

É fundamental que você crie um ambiente de trabalho favorável à melhora do clima organizacional, visto que a relação entre esses conceitos é muito estreita. Logo, toda a estrutura da empresa precisa ser projetada para garantir dinâmica e agilidade aos colaboradores.

Ofereça à sua equipe todos os recursos e que ela necessita para desempenhar bem as suas tarefas. Não podem faltar máquinas, equipamentos, insumos e qualquer outro item necessário para as rotinas da empresa. Além disso, todos esses materiais devem estar com excelente qualidade para operarem sem falhas.

A ergonomia também deve ser uma preocupação, portanto, a mobília precisa ser escolhida conforme a tarefa a ser desempenhada. Não se esqueça do impacto psicológico que o visual do espaço provoca. O ideal é que o ambiente seja muito bem ventilado, com uma temperatura agradável e luminosidade na medida certa. Crie uma decoração amigável, escolhendo cores confortáveis para o olhar e acrescentando elementos decorativos que tornem o espaço mais leve.

2. Ofereça benefícios

É verdade que os colaboradores esperam receber um bom salário, que esteja adequado com as tarefas que desempenham. No entanto, isso não é suficiente para trazer satisfação à equipe. Afinal, os profissionais também valorizam muito os benefícios empresariais.

Analise as opções disponíveis, como plano de saúde e odontológico, vale-refeição, vale-cultura, seguro, entre outros, e escolha aquele mais adequado ao perfil dos seus colaboradores. Assim, terá uma excelente estratégia, também, para promover a retenção no trabalho, mantendo em sua equipe os melhores talentos.

Powered by Rock Convert

4. Invista na saúde dos colaboradores

Os benefícios de plano de saúde e plano odontológico, em específico, se destacam por serem formas de investir na saúde dos colaboradores. No entanto, existem outros recursos que você pode adotar com o mesmo objetivo e que ajudam a melhorar o clima organizacional e aumentar a satisfação da sua equipe.

Oferecer uma alimentação mais saudável, por exemplo, é uma das formas de fazer isso. Também é possível criar espaços para descanso, permitindo pausas estratégicas para relaxar. Outras opções são a realização de ginástica laboral, alongamentos, yoga, mediação etc.

3. Incentive o trabalho em equipe

O trabalho em equipe é cada vez mais praticado nas organizações. Ao reunir, em um mesmo grupo, especialistas de diversas áreas, estimula-se o desenvolvimento de soluções completas em um menor período de tempo. Com isso, é possível entregar resultados efetivos e alcançar metas mais desafiadoras.

Propor o trabalho em equipe é uma das formas de melhorar o clima organizacional porque estimula o senso colaborativo dos profissionais. Além disso, atuando em conjunto, a pressão é muito menor — o que reduz o estresse dos colaboradores. Há de se considerar, ainda, que isso possibilita a criação de um vínculo mais próximo.

5. Estimule a interação

Não há como ter um bom clima organizacional se os colegas de trabalho são praticamente estranhos entre si. Portanto, também é preciso que você estimule a interação entre eles em momentos alternativos.

Eventos dentro da empresa e confraternizações em datas especiais são ótimas opções. Podem ser elaboradas gincanas, campeonatos de esporte, workshops, entre outros momentos que deixem o trabalho em segundo plano para focar na socialização entre os colegas.

6. Possibilite a flexibilidade de horário

Tendo em vista que a organização precisa de resultados, o que se espera dos colaboradores é que eles cumpram as metas estabelecidas, certo? Para que isso aconteça, é preciso dar abertura para encontrarem os melhores horários e locais em que conseguem atuar de maneira mais produtiva.

Muitas empresas já adotaram um sistema de horário de trabalho mais flexível, sendo que o profissional não precisa atender rigorosamente uma rotina. Ele tem suas horas para cumprir, mas pode fazer isso de modos diferentes, como entrando mais tarde e saindo também mais tarde, ou vice-versa, e ainda trabalhando em sistema home office.

Essa flexibilização faz com que o profissional adeque os seus horários, conseguindo conciliar as responsabilidades no trabalho com seus compromissos pessoais e a vida em família.

Para finalizar, não se esqueça de que o clima organizacional também depende muito do modo como a gestão da empresa e feita. Portanto, atue como líder, para que a relação com sua equipe seja mais amigável, motivando os profissionais e criando um ambiente mais colaborativo.

Viu como melhorar o clima organizacional da sua empresa não é um bicho de sete cabeças? Seguindo nossas dicas você, com certeza, alcançará excelentes resultados!

E já que a saúde é uma questão importante para o clima organizacional, aproveite para conferir nosso manual com um panorama completo sobre a saúde bucal nas empresas.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This