8 maiores vantagens do plano de saúde para empresas de grande porte

6 minutos para ler

Nos últimos anos, frente a uma pandemia com sérias consequências para a sociedade, contar com um plano de saúde se tornou ainda mais indispensável. Essa necessidade não deve passar despercebida pelas grandes empresas. Afinal, quanto mais funcionários, maior deve ser o interesse em retê-los e mantê-los produtivos. Além disso, as vantagens do plano de saúde são inúmeras — e sempre é bom reforçá-las.

Por isso, neste post, você vai conhecer as principais razões para contar com um parceiro desse segmento e por que vale a pena oferecer esse tipo de benefício aos colaboradores do negócio. Leia os próximos tópicos!

A importância do plano de saúde empresarial

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nosso país tem cerca de 49 milhões de usuários de plano de saúde. Esse número confirma o que destaca outro estudo, feito pela Vox Populi, em parceria com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar: a saúde é uma prioridade para o brasileiro e está no mesmo patamar que a conquista da casa própria.

Segundo o mesmo levantamento, a principal queixa de quem não tem é a insegurança em relação ao atendimento, isto é, eles veem o plano como um suporte necessário e confiável em situações como a que estamos vivendo. Assim, oferecer tal benefício corporativo é a oportunidade que muita gente precisa para aderir, com valores mais acessíveis e condições especiais (como a ausência de carência).

Essa mudança de comportamento não englobou apenas o plano de saúde. O plano odontológico também ganhou destaque, aparecendo em nono lugar entre os dez anseios recorrentes dos entrevistados, ao lado do carro e aparelhos eletrônicos, como computador e celular.

Quais são as vantagens do plano de saúde?

Ao contratar um parceiro, uma organização precisa estar ciente sobre todas as vantagens que serão asseguradas após a assinatura do contrato. Assim, vai estar apta para repassar aos seus funcionários, demonstrando sua preocupação em poder lhes oferecer os melhores serviços disponíveis. Confira a lista!

Comodidade

A tecnologia tornou esse benefício um sinônimo de comodidade. Em época de pandemia, as operadoras se esforçaram para continuar atendendo sem que seus beneficiários precisassem se deslocar até as clínicas, hospitais e consultórios. Algumas delas disponibilizam a telemedicina, que é o atendimento virtual.

Ele funciona exatamente como uma consulta comum, só depende de acesso à internet. Além disso, os agendamentos e demais solicitações podem ser realizados remotamente, facilitando a vida de quem está sempre usando os serviços.

Infraestrutura de qualidade

Usufruir de uma infraestrutura confortável e moderna é o pré-requisito de muitos beneficiários. Esse detalhe contribui para melhorar sua experiência e deve ser levado em conta na hora de escolher qual plano de saúde vai atender sua empresa.

Atração e retenção de talentos

Hoje em dia, ter o plano de saúde como benefício corporativo não é mais diferencial: é o básico. Afinal, estamos vivendo um momento em que cuidar de si é uma prioridade. Portanto, inadiável. Antes mesmo de se candidatarem a uma vaga, é comum que os profissionais pesquisem o que a organização oferece, além do salário.

Nesse momento, não conta só disponibilizar. É preciso ser uma operadora de saúde com boa reputação no mercado, em quem o colaborador tenha confiança suficiente, inclusive, para incluir seus filhos e cônjuge.

Diminuição do absenteísmo

Controlar o absenteísmo é indispensável para manter as equipes com boa produtividade. Funcionários que faltam com frequência, em geral, estão com mau rendimento, insatisfeitos e, naturalmente, impactando os resultados esperados.

Um plano de saúde favorece os cuidados de medicina preventiva, como as consultas de rotina e de check-up. Em outras palavras, poder contar com esse benefício incentiva os colaboradores a se cuidarem mais. Dessa maneira, eles adoecem menos.

Qualidade no atendimento

Parte da segurança que acompanha ser beneficiário de um plano tem a ver com saber que, em uma necessidade, ele não precisa se preocupar quanto ao atendimento: se vai demorar, ou mesmo, se vai acontecer. Grandes operadoras contam com uma rede referenciada ampla e uma infraestrutura abrangente, isto é, uma cobertura para ninguém botar defeito.

Melhora do clima organizacional

O clima organizacional é influenciado pelo humor dos empregados. Imagine uma empresa em que eles adoecem com frequência ou estão sob constante estresse, sem tempo ou recursos para cuidar da saúde mental. Contar com assistência médica faz com que as pessoas se sintam mais seguras e tranquilas em seu ambiente de trabalho, tornando-as mais motivadas.

Redução dos impostos

Essa vantagem é assegurada tanto para a empresa quanto para o colaborador. O Governo oferece incentivos fiscais para as organizações que disponibilizam planos de saúde como benefício corporativo. Assim, as de regime Lucro real (carga tributária) têm os gastos com impostos reduzidos.

Já para os funcionários que declaram imposto de renda, também é possível deduzir a parte que gastam com o plano, caso a empresa não arque com 100% das despesas (inclusive a parte dos dependentes).

Complemento para a saúde ocupacional

Diversas corporações têm o setor de Medicina do Trabalho, o qual conta com um Médico do Trabalho e, eventualmente, um Enfermeiro do Trabalho, para oferecer um suporte mais superficial, porém ágil, aos empregados. Assim como o próprio plano, o objetivo dessa área é garantir bem-estar a quem faz parte do negócio. Em resumo, o benefício e o departamento se complementam, tendo diversas funcionalidades para os funcionários.

Aliás, o setor de medicina é um ótimo aliado em casos de acidente laboral. Além de ser o responsável pelos trabalhos de prevenção e conscientização, junto ao de Segurança do Trabalho, ambos essenciais e obrigatórios pela legislação, é essa área que pode fornecer uma assistência primária e imediata se algum colaborador sofrer um acidente nas dependências da empresa.

As vantagens do plano de saúde também estão disponíveis para empresas pequenas. Independentemente do porte, é necessário salientar a relevância de se cuidar — para os empregados — e de cuidar — para os empregadores. Disponibilizar um benefício como esse é demonstrar que se importa com o bem-estar e a qualidade de vida de quem trabalha para você. O investimento vale a pena!

Gostou deste artigo? Então curta a Golden Cross no Facebook!

Guia de benefícios corporativos para oferecer aos colaboradores
Posts relacionados

Deixe um comentário