Oferecer um bom salário é apenas uma das ações possíveis para se promover a valorização do funcionário. Afinal, existem diversas estratégias que podem ser adotadas para que eles se sintam satisfeitos com o seu local de trabalho.
Implementar medidas visando esse objetivo traz motivação para os colaboradores. Eles ficam muito mais engajados com a empresa, empenham todo o seu potencial em prol dela e, por isso, apresentam uma melhor produtividade, com ganhos de qualidade nas entregas.
Sendo assim, as estratégias que valorizam os funcionários são um investimento que a organização faz em si mesma, já que obtém diversos retornos positivos. E elas são fáceis de ser implementadas. Veja, neste artigo, como fazer isso de forma eficaz.
Entenda o perfil da sua equipe
As ações de valorização do funcionário trazem retornos positivos — desde que sejam aplicadas de acordo com a realidade de cada empresa. Não podemos esquecer que o quadro de colaboradores apresenta um perfil diferente nas organizações. Sendo assim, as medidas que surtem efeitos positivos em uma podem não ser as mais adequadas para outra.
Portanto, o primeiro passo para adotar essa política em sua empresa é entender qual é o perfil da equipe que atua com você. Para isso, é fundamental conhecer os profissionais também enquanto pessoas, buscando entender quais são as suas expectativas e necessidades.
Quando temos uma equipe de indivíduos mais maduros — que já constituíram família, por exemplo —, é interessante que essa estratégia de valorização também envolva esses familiares. A oferta de benefícios corporativos, como planos de assistência odontológica e médica, pode promover uma grande satisfação nesse caso.
Mapeie os pontos de insatisfação
Além de conhecer o perfil dos colaboradores, é importante saber qual é a opinião deles a respeito da empresa. Esse feedback é fundamental para mapear os pontos que trazem insatisfação, a fim de apresentar propostas que mudem essa realidade.
Uma pesquisa anônima pode ser suficiente para isso. Com ela, você vai colher informações para ver a empresa, suas rotinas e processos conforme os olhos do colaborador. Muitas vezes, são identificadas falhas que podem não estar tão claras para gestores e diretores.
Dessa forma, será possível traçar estratégias certeiras sem fazer investimentos aleatórios, testando aquilo que poderia ou não trazer bons resultados. As decisões são precisas e atingem especificamente aquilo que é visto como algo negativo pela equipe.
Estabeleça uma relação de confiança
A valorização do funcionário também envolve fazer com que ele se sinta realmente parte da empresa. O ideal é que não esteja ali apenas como mais um, mas que perceba que sua atuação faz a diferença para promover o sucesso do grupo.
O senso de pertencimento favorece o cultivo de uma relação de confiança. O colaborador entende que pode contribuir com a sua opinião, trazer ideias e, até mesmo, apontar falhas ou aspectos que poderiam ser melhorados — e que isso será considerado pelos superiores.
E ainda podemos ir além, trazendo humanização para o ambiente corporativo. Nele, as pessoas precisam ser tratadas como pessoas, tendo suas limitações e necessidades respeitadas. Essa postura da empresa cativa o trabalhador, deixando-o mais motivado para contribuir.
Crie uma comunicação transparente
Para que o colaborador tenha uma relação de confiança com a empresa e, de fato, vista a camisa do negócio, ele precisa estar ciente do que acontece na organização, das metas pretendidas, sua missão, entre outros detalhes. Então, um processo comunicativo transparente é indispensável.
É bastante comum que o profissional não saiba exatamente o que ele precisa fazer para alcançar os resultados que estão sendo cobrados. Essa é uma falha na comunicação que não deixa claro quais são as expectativas em relação ao trabalho executado.
A realidade é que a equipe precisa ter um retorno sobre as tarefas realizadas. Cabe aos líderes e gestores manter diálogos abertos, trazendo elogios quando metas forem alcançadas e apontando falhas ou aspectos que podem ser melhorados.
Também cabe a eles trazer sugestões, recomendações, palavras de incentivo e motivação, mostrando que a relação entre o profissional e a empresa é uma grande parceria. Todas as falhas na comunicação devem ser eliminadas, para que não ocorram desentendimentos ou desencontros de informações.
Promova o desenvolvimento de cada colaborador
Uma excelente forma de colocar em prática a valorização do funcionário é contribuindo para o desenvolvimento de cada membro da equipe. Todos os profissionais têm o seu potencial e, muitas vezes, precisam de um incentivo para explorar suas habilidades e competências.
Uma das formas de fazer isso é investindo em ações de saúde mental e física dentro da empresa. Elas trazem equilíbrio para o corpo e a mente, permitindo ao indivíduo alcançar um desenvolvimento pessoal e profissional maior, sem limitações.
Também é interessante promover treinamentos, dar oportunidades de ocupar cargos mais altos, fazer parcerias com instituições de ensino e incentivar a continuidade do processo de profissionalização. Essas e outras medidas também elevam a autoestima do colaborador e criam uma imagem positiva da empresa para ele.
Ofereça benefícios além do salário
Um salário justo é o mínimo que a empresa pode oferecer aos seus colaboradores. Foi por isso que dissemos que esse aspecto não é suficiente para promover uma total valorização do funcionário. Assim, é importante prestar atenção a outros aspectos — iniciando por detalhes, como a ergonomia no ambiente de trabalho e uma boa alimentação nas empresas.
A oferta de benefícios é uma estratégia muito bem-vista pelos profissionais. Isso, porque, para eles, elas são um tipo de bonificação que recebem por firmarem essa parceria, dedicando suas habilidades em prol da organização.
É importante que esses benefícios sejam escolhidos de acordo com o perfil dos colaboradores da sua empresa. Afinal, eles precisam estar alinhados às necessidades dessas pessoas, para que possam atendê-las da melhor maneira possível.
Algo que não tem erro, porém, são os já citados planos de saúde e odontológico. Esses benefícios podem ser oferecidos para profissionais de diferentes perfis e, inclusive, trazem efeitos rápidos para o funcionário se sentir reconhecido, já que impactam diretamente seu bem-estar e qualidade de vida.
Não se esqueça de que as estratégias de valorização do funcionário precisam ser pensadas para o longo prazo. Além disso, é interessante medir os resultados periodicamente, conferindo a satisfação dos colaboradores. Dessa forma, é possível fazer ajustes na política adotada até que ela esteja perfeitamente alinhada às expectativas da sua equipe.
Comece agora essa mudança em sua empresa. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a promover a valorização dos seus colaboradores!