Cada vez mais se firma o conhecimento popular de que é preferível prevenir a remediar. E quando falamos em saúde bucal não é diferente! Nesse sentido, os tratamentos odontológicos adquirem ainda mais importância, acompanhando as necessidades dos pacientes no que se refere às precauções necessárias para evitar problemas mais sérios.

Pensando nisso, resolvemos trazer para este post alguns esclarecimentos relevantes sobre tratamentos odontológicos. Você sabe, por exemplo, quais são os procedimentos mais comuns nas clínicas? E que tal aproveitar para tirar suas maiores dúvidas sobre como iniciar esse projeto preventivo na sua família? Então não deixe de conferir os próximos tópicos!

Por que buscar um tratamento odontológico?

Já parou para pensar que nossa boca é a primeiríssima etapa do sistema digestivo? Isso significa que ela está diariamente em contato com alimentos e, consequentemente, com micro-organismos que podem se desenvolver a partir dos resíduos desses alimentos. Um prato cheio para o surgimento de doenças!

Por mais que a escovação adequada dos dentes e a limpeza da língua ajudem a prevenir a formação de placas bacterianas e uma série de complicações, esses cuidados nem sempre são o suficiente.

A consulta periódica com um profissional ajuda na prevenção de problemas, bem como providencia correções que nem sempre estão ao nosso alcance. É o caso do tratamento de cárie, dos cuidados com a mandíbula e a mastigação, do alinhamento dos dentes, entre tantas outras possibilidades.

Como você vai ver a seguir, esse auxílio é recomendado a absolutamente todos, uma vez que mantém a saúde bucal em dia, evitando os problemas que a negligência em relação a esse assunto pode trazer.

Como iniciar um tratamento?

O primeiro passo consiste em agendar uma avaliação com um dentista, para que o profissional consiga analisar o que realmente precisa ser feito e, se julgar importante, encaminhar para os respectivos exames e especialistas. Ciente do seu quadro bucal, é hora de buscar os tratamentos adequados por meio de um acompanhamento regular do seu dentista. Dessa forma, o profissional conseguirá guiar os procedimentos, orientando-o do início ao fim.

Uma alternativa que facilita bastante esses processos é a busca por um plano odontológico que supra suas necessidades e as demandas da sua família. Essa opção pode assegurar atendimento em casos de emergência, pois conta com profissionais disponíveis 24 horas por dia. Além disso, você ainda vai conseguir economizar tanto com o acompanhamento de rotina como com eventuais tratamentos necessários.

Quais são os tratamentos odontológicos mais comuns?

A verdade é que o leque de opções de tratamentos é tão grande que fica até difícil citar só alguns. Mas podemos destacar como um dos mais frequentes a raspagem para tratar infecções e inflamações na gengiva. Outro procedimento bem comum é a limpeza e aplicação de flúor, que, em muitos casos, pode gerar complicações ao paciente se não realizado adequadamente. A restauração, o tratamento de canal e o famoso alinhamento dos dentes com uso de aparelhos ortodônticos também são bem requisitados.

Powered by Rock Convert

Não esqueçamos, é claro, de que a realização de cada um desses tratamentos depende do seu quadro bucal e das implicações do diagnóstico. É importante, no entanto, frequentar constantemente o dentista e fazer uma limpeza profissional a cada 6 meses para manter a saúde bucal em dia. Pronto para adquirir esse hábito?

Qual a melhor idade para iniciar o tratamento?

O acompanhamento com um dentista é importante em todas as idades. No entanto, quanto mais cedo surgir essa preocupação, maiores são as chances de se ter um resultado eficaz. Sabia que a primeira consulta de uma criança já deve acontecer por volta dos 6 meses de idade? Os cuidados se intensificam entre os 5 e 7 anos, fase de queda dos dentes de leite e nascimento dos permanentes.

Ainda que não haja necessidade de tratamento nessa idade, o diagnóstico precoce gera uma série de benefícios, como a possibilidade de criação de espaço para os novos dentes que vão chegar, a obtenção de simetria facial para não surgirem problemas no desenvolvimento da mandíbula, além da redução do tempo de uso de aparelho caso a correção se faça necessária.

Quais são os tratamentos mais avançados?

Os avanços tecnológicos estão se tornando cada vez mais acessíveis no mercado, trazendo aos pacientes um maior conforto e também mais confiança no trabalho realizado. Os procedimentos estéticos, por exemplo, têm se tornado menos invasivos e doloridos.

Muito divulgados ultimamente são os aparelhos de correção invisíveis, que garantem maior discrição e conforto durante o processo. Além dessa vantagem, o tratamento ainda é mais preciso, pois o profissional já estipula toda a duração do procedimento e a quantidade de manutenções a serem realizadas.

Na prática, são inúmeros os tratamentos que vêm sendo beneficiados pelo emprego e o avanço da tecnologia. É o caso, por exemplo, da restauração. Graças à tecnologia computadorizada, a reconstrução da arcada dentária tem conseguido harmonizar a estética do rosto dos pacientes.

Que cuidados são necessários durante o tratamento?

Por último, é importante destacar a importância de, em conjunto com os tratamentos e seu acompanhamento, atentar para os cuidados rotineiros com os dentes. E não se engane pela simplicidade desses cuidados, porque eles influenciam diretamente na saúde da sua boca. Estamos falando, claro, da escovação dos dentes e da língua, que deve ser feita ao menos 3 vezes por dia, além do fio dental e também de evitar hábitos prejudiciais.

Entre os hábitos que não têm boa fama no que se refere ao tratamento odontológico estão o consumo de álcool, cigarro, refrigerantes e doces em geral. Ao ingeri-los, além de descuidar do organismo como um todo, você automaticamente se torna mais propenso a ter cáries e inflamações, aumentando igualmente a sensibilidade nos dentes. Em contraposição, há alimentos que podem proteger seus dentes, como a maçã, a cenoura e o queijo.

É nítido: cuidar na nossa saúde bucal é fundamental. Para tanto, é necessário buscar tratamentos odontológicos que a mantenham em dia. Nesse sentido, é recomendável conhecer os serviços que seu plano oferece, para que o atendimento seja sempre rápido e eficaz.

Por fim, agora que você entendeu que saúde bucal é tema sério, aproveite para acessar nossa página e obter mais informações sobre o plano odontológico ideal para você e sua família!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This