Um sorriso bonito vale ouro e é um de seus principais cartões de visita. Logo, você precisa estar com a saúde dos dentes sempre em dia. É nesse contexto que entra a necessidade da realização de um bom tratamento dentário, feito por um dentista qualificado e que compreenderá as suas reais necessidades.

Como a Medicina, a Odontologia também está em constante aprimoramento. Todos os dias, os profissionais descobrem novidades e utilizam tecnologias modernas para a realização de tratamentos cada vez mais eficientes, rápidos, indolores e duradouros. Com tantas vantagens, é impossível ficar de fora, e não há razões para você não cuidar do seu sorriso!

A seguir, você vai entender sobre os principais tratamentos dentários disponíveis e, também, as vantagens de realizar procedimentos periódicos com profissionais que são referência em suas áreas. Vamos lá? Boa leitura!

Por que investir em um tratamento dentário?

Antes de mais nada, precisamos falar a respeito de quais são as principais vantagens de se planejar financeiramente para fazer um bom tratamento dentário, conduzido por uma equipe qualificada e preparada.

Seguindo nesta leitura, você ficará por dentro dos motivos pelos quais é necessário investir nesse tipo de procedimento. Veja quais são os benefícios mais comuns da realização de tratamentos dentários, independentemente da especialidade.

Prevenção

Este primeiro ponto é, sem dúvidas, a chave para uma vida mais saudável. A prevenção deve ser levada em consideração em todos os âmbitos de nossa vida, incluindo a saúde bucal. Por isso, uma boa assistência odontológica e consultas periódicas com um dentista são sempre recomendadas. Além disso, é claro, a realização de tratamentos como métodos preventivos também é sempre uma medida eficaz.

Saúde

A saúde oral está, ainda que indiretamente, sempre relacionada com o estado geral de nosso organismo. Isso, porque a boca é a porta de entrada de alimentos e também de uma série de problemas que podem atingir os mais variados órgãos de nosso corpo. Dores de cabeça e problemas respiratórios, por exemplo, podem estar ligados a problemas dentários.

Autoestima

Por fim, uma das razões mais importantes para a realização de tratamentos dentários é justamente a promoção da autoestima. Muitas vezes, a nossa autoimagem é afetada por conta de nosso sorriso. Quando realizamos procedimentos estéticos, o amor próprio se torna muito mais evidente e, assim, a qualidade de vida cresce, já que passamos a ter mais segurança e autoconfiança.

Quais são os fatores que indicam a necessidade de um tratamento dentário?

Embora a real necessidade de um tratamento para os dentes só possa ser indicada por um dentista, é possível perceber sinais que indicam que algum procedimento deve ser realizado em nosso sorriso.

Ter essa noção é algo muito importante, já que é a partir dela que procuramos, inicialmente, a ajuda de um profissional da área. Confira, a seguir, os indicadores mais comuns de que é a hora de realizar um tratamento desse tipo:

Powered by Rock Convert
  • sorriso gengival;
  • assimetria facial;
  • dificuldades para mastigar;
  • problemas na fala;
  • dores de dente;
  • dores de cabeça frequentes;
  • dentes tortos ou desalinhados;
  • problemas respiratórios;
  • hábitos nocivos, como ranger os dentes.

Você viu que há muitos sinais de que pode ser a hora de realizar um tratamento dentário, não é mesmo? E pode parecer que alguns deles não têm relação direta com a saúde bucal, como as dores de cabeça, mas você pode acabar descobrindo que, para resolver o seu incômodo, será necessária a ajuda de um profissional da odontologia.

Conheça os principais tipos de tratamentos dentários existentes

Agora que você já sabe quais são as vantagens desse tipo de atitude e também alguns indicadores que podem mostrar que é hora de fazer um tratamento dentário, que tal conhecer as áreas mais comuns da odontologia e os tratamentos que cada uma delas faz? Confira!

Endodontia

O profissional da endodontia é o responsável pela realização dos tratamentos de canal. Ele atua na correção de problemas que atingem o interior dos dentes (por isso, o prefixo “endo” no nome da especialidade). É, portanto, fundamental para a resolução de problemas dolorosos e que afetam diretamente o dia a dia dos pacientes acometidos.

Periodontia

O periodontista é o profissional que cuida de incômodos ligados aos acometimentos bacterianos na região bucal. Dentre os mais comuns, podemos citar a periodontite e a gengivite, que, quando não tratados, podem evoluir para problemas mais sérios e causar até mesmo a perda dentária.

Ortodontia

Muito popular, a ortodontia é a área específica para a colocação de aparelhos ortodônticos, tanto os fixos quanto os móveis. O ortodontista cuida tanto da autoestima dos pacientes quanto de sua saúde, promovendo a maior qualidade de vida por meio da correção de problemas graves, como os mastigatórios, por exemplo.

Implantodontia

A colocação de próteses e implantes é realizada por um cirurgião que atua em uma área mais específica, a implantodontia. Esse dentista é responsável pela aplicação de próteses fixas, removíveis e também pela implantação de estruturas que servirão como suportes definitivos para os novos dentes do paciente.

Cirurgia bucomaxilofacial

O profissional dessa especialidade é um dos maiores responsáveis pelo bem-estar dos pacientes, tanto no quesito físico como no psicológico, ao tratar diretamente da autoestima desses indivíduos. Dentre os procedimentos mais comumente realizados pelo cirurgião, podemos citar:

  • transplantes;
  • enxertos;
  • remoção de tumores e cistos;
  • realização da cirurgia ortognática.

Odontologia restauradora

A odontologia restauradora é uma área mais voltada para a estética do paciente, um ponto fundamental para a qualidade de vida. Essa é, atualmente, uma das áreas mais promissoras da odontologia. Dentre os principais procedimentos realizados por esse profissional, estão:

  • colocação de facetas ou lentes de contato dentais;
  • peeling gengival;
  • restaurações variadas;
  • aplicação da toxina botulínica.

Como podemos ver, há uma grande variedade de procedimentos possíveis quando o assunto é cuidar de nossa saúde bucal e da autoestima. Escolher o melhor tratamento dentário para cada caso, no entanto, é algo que deve ser feito sempre com o auxílio de um bom profissional. Por isso, agende uma consulta com um dentista realmente qualificado e veja quais medidas são as melhores para você!

Agora que você já conhece os tratamentos dentários mais comuns e eficientes, que tal saber um pouco mais sobre como manter um sorriso bonito e saudável? Confira o nosso e-book Manual da Saúde Bucal e tire suas principais dúvidas sobre esse assunto!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This