Saiba quais os tipos de plano de saúde que existem e como escolher

5 minutos para ler

O Brasil é um dos poucos países que têm um sistema de saúde gratuito e unificado para a população. Porém, mesmo podendo utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde), muitas pessoas, em algum momento da vida, já pensaram em aderir a um plano de saúde para aproveitar os benefícios e diferenciais desse serviço.

Prova disso são os dados registrados pela ANS (Agência Nacional de Saúde) que apontam que nos últimos anos, quase 5 milhões de brasileiros contrataram diversos tipos de planos de saúde, totalizando quase 50 milhões de beneficiários da assistência privada em nosso país.

Mesmo assim, são muitas opções disponíveis para as pessoas usuárias, fazendo com que existam dúvidas na hora de escolher e contratar o plano de saúde ideal para as necessidades individuais e familiares. Isso porque existem várias coberturas, tipos, administradoras, operadoras e outros termos que podem gerar confusão.

Por isso, se você quer saber sobre os tipos de plano de saúde disponíveis e contar com uma opção particular de qualidade, este conteúdo vai te ajudar. Continue lendo para descobrir todas as informações sobre o assunto!

Quais tipos de plano de saúde existem?

Primeiramente, precisamos entender que existem vários tipos de planos de saúde que podem ser contratados por diversos contratantes, como pessoas jurídicas ou físicas. Além disso, os modelos também variam em cobertura e abrangência. Vamos entender melhor.

Plano de saúde individual

Nessa modalidade, é possível ter apenas um beneficiário do plano, que muitas vezes pode variar de acordo com as necessidades de cada um. Por exemplo, um contratante da terceira idade pode selecionar uma opção sênior. Além do mais, todas as pessoas físicas podem fazer a contratação diretamente com a operadora ou por intermédio de um corretor.

Plano de saúde familiar

Já na versão familiar do plano é possível contratar para vários ou todos os membros de uma família. Para inclusão de dependentes é sempre necessário comprovar algum grau de parentesco, seguindo as regras de elegibilidade da operadora.

Plano de saúde para MEI, MPE e PME

Para o caso do Microempreendedor Individual (MEI), Micro e Pequenas Empresas (MPE) ou Pequenas e Médias Empresas (PME), existem alguns benefícios próprios. Contudo, a ANS determina que a contratação de um plano para esses indivíduos só pode ser feita com, pelo menos, 6 meses de cadastro ativo.

Na hora de contratar é preciso ficar atento aos detalhes, já que cada operadora tem particularidades, detalhes e condições diferentes. Mas, de forma geral, é um plano de saúde Pessoa Jurídica, com restrição na quantidade de beneficiários e com regras específicas de acordo com o porte da empresa.

Plano de saúde coletivo empresarial

Destinado a empresas de grande porte, esse plano é para contratos com mais 99 colaboradores. Devido a quantidade de vidas beneficiadas pelo plano é possível obter diversas vantagens na negociação.

Plano de saúde coletivo por adesão

Por fim, um dos tipos de plano de saúde também é o coletivo por adesão, no qual algumas organizações também têm direito de contratar o benefício para seus filiados. Porém, nessa modalidade, estão inclusas associações como:

  • confederações e federações;
  • conselhos de classe;
  • cooperativas ou associações profissionais legalizadas;
  • entidades de classe;
  • sindicatos.

Os beneficiários precisam comprovar o vínculo com alguma entidade elegível. Diversas operadoras comercializam planos nessa modalidade, por isso é importante pesquisar quais entidades são aceitas em cada uma delas.

Como escolher o plano ideal?

Ter um plano de saúde é a garantia de um atendimento muito mais eficiente, rápido e com qualidade. Porém, na hora de escolher a melhor opção é preciso entender as suas necessidades para que o contrato ofereça tudo que você precisa. É importante conhecer bem quais opções se encaixam no seu perfil e, ainda, considerar quais os benefícios mais vantajosos para sua realidade.

Faça uma pesquisa detalhada e conheça bem as ofertas das operadoras e tipos de plano. Não se esqueça de pensar também no preço e máximo de comodidade possível para você. A melhor opção será sempre aquela que combina com seu perfil, com o modo de atuação no mercado de trabalho e suas exigências.

Ficou claro que não importa de você deseja dar mais segurança para sua família, tratar apenas você ou oferecer mais benefícios para seus funcionários, existem tipos de plano de saúde adequados para cada situação da vida, sendo a melhor forma de garantir qualidade e bem-estar.

Gostou do nosso conteúdo sobre os planos de saúde? Deixe um comentário aqui para sabermos o que você achou, se ficou alguma dúvida ou se esquecemos de algum detalhe importante para você!

Posts relacionados

Deixe um comentário