Tensão na mandíbula: 3 exercícios para diminuir

3 minutos para ler

Você costuma ter dores na mandíbula com frequência? Às vezes a sensação dolorosa é tão intensa que você sente estalos ao abrir a boca? Se a resposta for sim para estas perguntas, é provável que você sofra de tensão na mandíbula. Essa condição é muito comum em quem tem disfunção na ATM.

Este distúrbio afeta os músculos da região da face que ligam os ossos à mandíbula. As principais causas das dores na mandíbula são o estresse e as preocupações do dia a dia — que faz você ranger os dentes a noite (bruxismo) e apertá-los tanto a noite quanto durante o dia (briquismo).

A boa notícia é que existem vários exercícios para diminuir a tensão mandibular e, assim, aliviar as dores, trazer equilíbrio emocional e melhorar o humor e a produtividade do seu dia e a qualidade do seu sono.

Confira os três exercícios mais eficientes para relaxar a tensão na mandíbula!

1. Massageie o local

A massagem é tão comum quanto eficaz para relaxar os músculos. Se feita na região facial, ela alivia a dor nas mandíbulas. Veja como fazer:

  • massageie toda área dos maxilares (área da arcada dentária superior) fazendo movimentos circulares com a ponta dos dedos — usar um creme ou óleo de massagem pode facilitar os movimentos;
  • depois, dê pequenos beliscões suaves utilizando o dedo indicador;
  • então, use o dedo e o indicador polegar para soltar a pele do músculo, repetindo algumas vezes;
  • em seguida, utilize as mãos para alongar toda a região mandibular (área da arcada dentária inferior), de baixo para cima, ao mesmo tempo que abra levemente a boca.

2. Abra e feche a boca

Outra forma de melhorar a tensão na mandíbula é abrindo e fechando a boca de forma maneira consciente, assim:

  • sente-se em uma cadeira, ficando com a postura ereta;
  • então, coloque a língua no céu da boca e abra a boca devagar (a velocidade de abertura e o ângulo aberto depende da intensidade da dor);
  • respire lentamente, mantendo a posição por alguns segundos e depois expire devagar;
  • repita este exercício por cerca de 10 vezes.

3. Relaxe as bochechas

Os músculos que formam as bochechas têm uma relação direta com a mandíbula. Por isso, podem ser trabalhadas visando diminuir desta região. Confira este exercício simples:

  • encha as bochechas de ar;
  • movimente o ar de um lado para o outro da boca;
  • essa atividade deve ser repetida durante 10 vezes.

Além de executar estes exercícios — vale mencionar que nos períodos de dores agudas você pode realizá-los três vezes por dia —, algumas medidas são fundamentais como reduzir o estresse, ter boas noites de sono, praticar meditação e aplicar bolsa de água quente três vezes ao dia por vinte minutos cada vez.

Se a dor na face não melhorar com as massagens e exercícios, procure um ortodontista para verificar se você range os dentes enquanto dorme, devido à disfunção têmporo mandibular (DTM), sendo necessário utilizar uma placa dentária específica para isso.

Neste post, você conferiu quatro exercícios para diminuir a tensão na mandíbula, a frequência ideal a ser feita, a importância de encontrar atividades relaxantes e, por fim, quando procurar um profissional da odontologia.

Agora, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a aliviarem as dores tensionais na mandíbula!

Posts relacionados

Deixe um comentário