Fique por dentro das novas tecnologias para tratamento de canal

9 minutos para ler

Quem nunca passou por aquele medo antes de ir ao consultório do dentista? Muitas vezes, mesmo sentindo dor ou algum desconforto na boca, acabamos adiando a ida porque temos lembranças ou, até, apenas ouvimos falar de procedimentos dolorosos. Nesse contexto, um dos grandes temores costuma ser a anestesia, aplicada normalmente no tratamento de canal.

A boa notícia é que a Odontologia vem evoluindo a cada ano, com novas técnicas sendo aplicadas para diminuir esse receio. Por isso, nada de querer desistir, ok? Hoje, mais do que nunca, a tecnologia se apresenta como grande aliada de pacientes e profissionais, com suas inovações contribuindo para a superação desse pavor e a praticidade nos cuidados com a saúde bucal.

Para entender melhor o assunto e conhecer as vantagens do uso de inovações tecnológicas durante o tratamento de canal, reunimos as últimas novidades que podem tornar o processo mais seguro, tranquilo e eficaz. Continue lendo!

O que é o tratamento de canal?

Talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, mas o profissional que faz o tratamento de canal é o endodontista. É a ele que você recorre quando começa a sentir aquela dorzinha gerada pelo inchaço dos nervos localizados no interior dos dentes.

A Endodontia é o ramo da Odontologia que cuida da parte interna do dente. Esse especialista foca em tratar lesões das cáries profundas e de doenças que afetam a polpa do dente, bem como a ponta da raiz, parte que fica ligada ao osso, veia, nervos e artérias.

Quando existe um canal no dente, é porque a inflamação faz os nervos se expandirem, causando uma forte pressão e, com isso, bastante dor e sensibilidade no local.

Você pode até se aliviar um pouco tomando analgésicos ou anti-inflamatórios, mas só o tratamento de canal é capaz de realmente resolver o problema. Quanto mais rápido você procurar um especialista, menores serão as chances de complicações — e menor será, também, o tempo sentado na cadeira do dentista!

O tratamento de canal consiste na retirada de dentro do dente tanto do nervo inflamado, quanto das bactérias que causam a inflamação. Após o tratamento endodôntico, você deve ser encaminhado para um protesista, para fechar o dente em definitivo. Outros fatores que podem levar a um tratamento de canal são fraturas, traumas e restaurações feitas repetidamente.

Quais as vantagens do uso de tecnologias para o tratamento de canal?

Se você conversar com pessoas mais velhas, vai ouvir histórias bastante desagradáveis sobre tratamentos de canal. Essa realidade já ficou para trás! Com os avanços tecnológicos, o desconforto e a dor não são mais uma realidade nos consultórios na hora desse procedimento.

São várias as vantagens para que os pacientes tenham mais comodidade. Entre as principais maneiras de facilitar a vida, podemos citar as seguintes:

  • aumento da eficácia;
  • comodidade maior para o profissional;
  • garantia de um resultado mais estético;
  • limpeza e desinfecção de canais radiculares;
  • minimização das dores antes e depois;
  • moldagem com limas especiais;
  • obturações feitas com grande precisão;
  • maior conforto;
  • redução do tempo de tratamento.

Basicamente, com as transformações tecnológicas, é possível potencializar os resultados e garantir desconforto muito menor para o paciente. Assim, podemos entender que as mudanças e inovações da Endodontia apresentam um futuro muito promissor para os mais diversos procedimentos, especialmente o tratamento de canais.

Com isso, dentes que antes eram considerados perdidos e apenas podiam ser extraídos, agora, são salvos. Da mesma forma, estruturas dentárias que eram ditas impossíveis de tratar, hoje, têm uma maior probabilidade de ser conservadas.

Para que você confie que não é mais necessário sentir medo durante o procedimento, vamos entender como esses avanços tecnológicos atuam durante um tratamento de canal.

Quais são os principais avanços tecnológicos para o tratamento de canal?

Você deve se lembrar de alguma ocasião em que sentiu medo de ir ao dentista mesmo sofrendo de dor de dente, certo? Essa memória nada agradável deve ter ficado guardada porque, antigamente, até a anestesia era capaz de causar sofrimento ao paciente. Felizmente, isso ficou no passado.

Nos últimos anos, diversos avanços tecnológicos passaram a oferecer mais conforto nos consultórios odontológicos. Que tal conhecer agora mesmo algumas das inovações empregadas no tratamento de canal?

Sistema rotatório

Toda a preparação para receber o tratamento de canal foi modificada por meio do sistema rotatório. Estamos falando dos instrumentos atualmente usados pelos dentistas, que receberam um desenvolvimento incrível, aprimorando e agilizando a limpeza a ser realizada no dente. É esse procedimento que determina a modelagem do canal, preparando-o para receber a obturação.

Com o sistema rotatório, o tratamento ficou mais eficaz, rápido, seguro e confortável para o paciente. Isso, porque agora é possível manter com mais precisão a anatomia do canal, promovendo mais limpeza e desinfecção, além de permitir uma irrigação mais eficiente, para que, depois, o canal seja fechado.

Anestesia computadorizada

Ninguém gosta de sentir dor, não é mesmo? Só de falarmos em anestesia odontológica, no entanto, muita gente até arrepia. A boa notícia é que isso também é passado! Atualmente, a anestesia computadorizada permite que as gengivas ou as mucosas da boca sejam anestesiadas sem causar aquela ardência intensa que sentíamos antes da implantação desse método.

Essa anestesia pode ser usada seguidas vezes no mesmo dente sem que o paciente saia do consultório sem conseguir falar direito, por também estar com a bochecha dormente. Não, você não está livre da agulha, mas sentirá muito menos dor na aplicação!

Isso, porque os medicamentos usados são os mesmos, mas o aparelho que os aplica tem um microprocessador capaz de identificar e controlar a pressão e a quantidade de anestésico a ser utilizada. Com isso, o líquido entra de uma forma mais suave, gota por gota, calculando a quantidade exata para o paciente.

Localizadores foraminais eletrônicos e sensores digitais

Você, por acaso, se lembra de que era preciso fazer radiografias dos dentes antes de dar andamento ao tratamento de canal? Graças à tecnologia, esse procedimento também vem sendo descartado pelos dentistas.

Agora, os profissionais podem utilizar localizadores foraminais eletrônicos, que agilizam o procedimento. Uma das maiores novidades e vantagens dessa técnica é a indicação com precisão do final do canal radicular, além de seus motores e limas odontológicas de alta qualidade.

Mesmo quando há necessidade de radiografia, também é possível aproveitar os avanços. Com o uso de sensores digitais, os dentistas conseguem fazer diagnósticos e avaliações mais eficazes. E, como as imagens são obtidas mais rapidamente, os pacientes passam menos tempo sob os efeitos da radiação.

Ainda, vale ressaltar que até o meio ambiente sai ganhando com essas inovações, pois a quantidade de exames de raios x diminui consideravelmente.

Microscópio clínico

Usando luzes especiais e uma técnica chamada de magnificação, o microscópio clínico permite que o profissional consiga visualizar o dente com detalhes que seriam invisíveis sem esse aparelho. Dessa forma, é possível diagnosticar problemas com muito mais precisão e, claro, realizar tratamentos com taxas bem mais altas de sucesso.

Sua utilização em conjunto com o ultrassom possibilita que os desgastes necessários sejam feitos com mais exatidão, atingindo apenas as partes certas para o tratamento de canal. Dessa forma, os dentes ficam menos frágeis.

Instrumentos em liga de níquel-titânio

Outra grande evolução no tratamento de canais se deu pelo uso de instrumentos confeccionados em liga de níquel-titânio. Tecnicamente mais eficazes, eles garantem maior precisão no trabalho realizado para a preparação do procedimento. Com isso, o tratamento passa a ser feito de modo mais rápido, principalmente se realizado em conjunto com as novas técnicas de irrigação e obturação.

O que eu posso fazer para garantir o melhor tratamento?

A esta altura, deu para perceber que o tratamento de canal não pode mais ser considerado um bicho de sete cabeças pelos pacientes, já que há muito trabalho sendo desenvolvido para que todos se sintam mais tranquilos na cadeira do consultório de Odontologia, não é mesmo?

Porém, para garantir um tratamento eficiente e que, de fato, conte com esses avanços tecnológicos, a melhor solução é contar com um bom plano odontológico, já que ele ajuda na profilaxia e até em casos de urgência sem maiores preocupações com o orçamento.

Um plano odontológico de confiança garante que você tenha acesso a profissionais especializados e em constante atualização quanto às técnicas inovadoras que a Endodontia oferece, já que, embora esses recursos estejam disponíveis, nem todos os dentistas têm acesso a eles.

Sempre vale lembrar que, para manter a saúde da sua boca em dia, é preciso prevenir cáries, inflamações e outros problemas que possam exigir procedimentos complexos. Por isso, além do plano odontológico, não se esqueça de escovar os dentes corretamente, evitar alimentos prejudiciais e manter hábitos saudáveis.

Deu para entender que as técnicas avançadas de hoje em dia deixam o tratamento de canal muito mais rápido e indolor. Por isso, não existe mais motivo algum para preocupações, medos e ansiedades descontroladas. Ainda, é importante reforçar que ficar em dia com seu plano de saúde bucal é uma maneira de garantir o acesso a equipamentos de ponta, preço acessível e agilidade no tratamento.

Agora, convidamos você a assinar nossa newsletter, para receber em primeira mão conteúdos tão essenciais como este. Assim, você se mantém em dia com sua saúde bucal e garante as melhores informações para ter qualidade de vida!

Posts relacionados

Deixe um comentário