Seja um frasco de vitamina C no espelho do banheiro, usado apenas quando os primeiros sintomas gripais apareçam ou, ainda, aquele pote de multivitamínicos utilizado religiosamente todos os dias, fato é que suplementos vitamínicos funcionam, mas nem todos da forma como se imagina.
O que é verdade e o que não é pode gerar longas discussões, principalmente em relação a imunidade a doenças, que muitas vezes são baseadas em experiências próprias de uso e de possíveis resultados. Porém, nem tudo que reluz é ouro e há o que se explicar sobre tais produtos.
Por esse motivo, nós separamos os 3 principais mitos e verdades sobre suplementos vitamínicos. Acompanhe o post e descubra quais são eles.
1. Quanto mais tomar, melhor
Mito. É fato que as vitaminas são importantes para o bom funcionamento do organismo. No entanto, é preciso que elas estejam em níveis ideais. Ou seja, quando em excesso podem até fazer mal. Por exemplo: a ingestão exagerada de vitaminas A, D, E e K (que são lipossolúveis, ou seja, não são eliminadas pelo organismo) pode levar a quadros de intoxicação ou impedir que o corpo absorva outras vitaminas. Portanto, é imprescindível contar com o acompanhamento de um médico ou nutricionista.
2. A quantidade de suplementos vitamínicos é igual para todos
Mito. O uso de suplementos vitamínicos deve ser sempre feito com acompanhamento profissional. Isso porque é preciso fazer exames e analisar a taxa das substâncias no organismo, que varia de pessoa para pessoa. Assim, conforme o resultado, o médico ou nutricionista irá recomendar a quantidade ideal de cada vitamina a ser ingerida.
3. Quem tem uma dieta equilibrada pode não precisar de suplementos vitamínicos
Verdade. Quando uma pessoa tem uma dieta com a quantidade certa de fibras, proteínas, carboidratos, minerais, lipídios e outras substâncias, pode não precisar de suplementos vitamínicos. Afinal, o objetivo deles, como o nome sugere, é complementar a alimentação. Ou seja, repor os nutrientes que estão em falta em seu organismo por não serem ingeridos durante as refeições.
4. Os suplementos ajudam a aumentar a imunidade
Verdade. Quando tomados nas doses ideais, eles permitem que o organismo funcione perfeitamente, incluindo o sistema imunológico. Desse modo, o sistema de defesa do corpo se fortalece, evitando o surgimento de doenças ou aumentando a sua capacidade de recuperação.
5. Vitamina C previne o resfriado
Verdade. A vitamina C, tecnicamente conhecida como ácido ascórbico, pode de fato ajudar seu corpo a melhor absorver nutrientes oriundo dos alimentos consumidos, melhorando assim sua imunidade. Como resultado, dificulta o surgimento de gripes e resfriados.
Por fim, vale ressaltar que não é recomendado o uso de qualquer tipo de substância sem a supervisão de um profissional capacitado. Para isso, a Golden Cross conta com uma equipe altamente capacitada e disponível para ajudar você a cuidar melhor da sua saúde e da sua família também.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de nos acompanhar pelas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da Golden Cross.