O plano de saúde empresarial é um benefício que a empresa pode disponibilizar para os colaboradores. Um bom convênio demonstra que a organização se preocupa com o bem-estar e a saúde da equipe, além de ser uma estratégia para reter e atrair talentos.
Contudo, um aspecto essencial que nem sempre recebe a atenção necessária é a sinistralidade do plano de saúde empresarial. Dependendo do parâmetro, a corporação pode sofrer um alto reajuste estipulado pela operadora ao renovar o contrato.
Neste post, mostraremos como calcular a sinistralidade e como reduzi-la. Confira!
O que é sinistralidade no plano de saúde empresarial e como calculá-lo?
Sempre que um beneficiário aciona o plano de saúde, registra-se uma ocorrência conhecida como sinistro. Logo, todos os procedimentos, como um exame, um pronto-atendimento ou uma consulta representam um custo na taxa de sinistralidade.
Assim, o índice é a relação entre as despesas com o uso de serviços médicos e os valores que a operadora de saúde recebeu. Portanto, sinistralidade é o custo que a operadora teve com algumas pessoas, como os colaboradores de uma empresa.
Para calcular esse índice, basta seguir a fórmula: (sinistro/prêmio) x 100, onde:
- sinistro é o quanto a operadora gasta com o beneficiário (despesas médicas);
- prêmio é o quanto a operadora recebe do beneficiário (receitas e parcelas pagas do plano de saúde).
Como reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial?
Abaixo, você vai entender como é possível reduzir a sinistralidade. Confira!
Incentive hábitos saudáveis
O departamento de RH é um dos principais responsáveis para reduzir a sinistralidade. É ele quem deve conciliar teoria e prática, incentivando ações que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários.
O estímulo aos hábitos saudáveis pode ocorrer por meio de ações de exercícios físicos como ginástica laboral, planos em academia ou atividades em grupo, como corrida e caminhada. Além disso, outra ação é o incentivo a uma alimentação equilibrada, com sucos e frutas em momentos de pausa para o trabalho.
Ofereça um ambiente de trabalho saudável
O estresse relacionado ao trabalho apresenta impacto na saúde mental. Assim, doenças como a Síndrome de Burnout podem surgir, prejudicando a produtividade e a saúde dos colaboradores. Portanto, além dos cuidados com a saúde física, é essencial ficar atento à saúde mental.
Algumas dicas incluem:
- crie um canal de diálogo com os trabalhadores;
- invista em um local de trabalho confortável e seguro;
- estabeleça uma cultura de comunicação não-violenta.
Estimule os check-ups regulares
Ao estimular a realização de check-ups regulares com certa frequência, a corporação previne o surgimento de doenças nos funcionários que podem se agravar, o que prejudica a saúde do colaborador. Com isso, o profissional pode precisar fazer o uso do plano de maneira recorrente.
A especificidade e a frequência dos exames podem variar de acordo com vários fatores, como idade e histórico familiar. No entanto, esse estímulo é fundamental dentro da empresa, pois, além de prevenir doenças, garante um diagnóstico mais precoce e ágil.
Agora que já sabe como calcular e reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial, saiba que é fundamental controlar esse índice, já que impacta o percentual de reajuste. Por isso, incentive hábitos saudáveis e ofereça um ambiente de trabalho condizente.
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