Sete riscos de ficar muito tempo sentado, e como evitá-los

5 minutos para ler

A vida contemporânea é repleta de comodidades. Com a tecnologia, resolvemos quase tudo pelo celular ou computador, não é mesmo? Talvez por isso, seja em casa ou no trabalho, a maioria das pessoas acaba passando grande parte do dia sentada. Mas, ao contrário dos supostos benefícios elencados acima, este hábito não tem nada de positivo para a saúde.

Passar horas e horas em uma cadeira causa dores nas costas, aumenta as chances de desenvolvimento de doenças crônicas, prejudica a circulação, promove o envelhecimento precoce, entre outros fatores de risco.

A boa notícia é que, se não podemos evitar esta rotina, podemos ao menos amenizar, ou mesmo neutralizar seus efeitos, com algumas mudanças de hábito.

Neste artigo, conheça os principais riscos à saúde para aqueles que ficam muito tempo sentados, e saiba o que pode ser feito para evitá-los. ´

Tempo demais sentado? Conheça os principais riscos envolvidos

  1. Aumenta o risco de desenvolver doenças crônicas

Pessoas que ficam sentadas ao menos quatro horas diariamente são mais suscetíveis a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como pressão alta, doenças no coração (que podem causar infarto) e câncer.

E mais: os que passam ao menos seis horas sentados estão mais propensos a desenvolver diabetes. Estes dados foram revelados por uma pesquisa feita em 2013 com mais de 60 mil australianos de meia idade.

2.    Relaciona-se com o aumento de peso

Diversas pesquisas correlacionam o tempo que o indivíduo passa sentado com o Índice de Massa Corporal (IMC), que mede a obesidade e o sobrepeso. A tendência, como você deve imaginar, é que haja um aumento do IMC na medida em que a pessoa fica mais tempo sentada.

Leia tambémentenda a diferença entre obesidade e sobrepeso e use a calculadora do IMC

3.    Pode causar problemas de fertilidade masculina

Passar muito tempo sentado pode reduzir a concentração de esperma, o que pode diminuir a fertilidade do homem em até 30% quando comparado com indivíduos que, ao menos, se levantam regularmente durante o expediente.

4.    Não é nada bom para a coluna vertebral

Quando sentamos, muitas vezes o peso do corpo é distribuído da maneira errada. Com isso, ocorre um aumento da pressão entre os discos intervertebrais, o que causa dores nas costas. Em alguns casos, a combinação da má postura ao sentar com o excesso de tempo em que ficamos nesta posição pode trazer problemas mais graves, como hérnia de disco.

5.    É prejudicial à circulação

A posição sentada atrapalha a circulação sanguínea e linfática. Desta forma, se a pessoa ficar nesta postura por tempo demais, pode ter problemas como inchaços nas pernas, dores, varizes etc.

6.    Causa o envelhecimento precoce das células

Estudo da Universidade da Califórnia com 1.500 mulheres analisou o impacto do sedentarismo nos telômeros, estruturas que ficam próximas ao DNA, cujo tamanho serve como marcador da idade celular. Os resultados são impressionantes.´

O levantamento descobriu que as mulheres sedentárias que ficavam mais de 10 horas por dia sentadas, quando comparadas com participantes também sedentárias, mas que ficavam menos tempo sentadas, apresentaram encurtamento dos telômeros equivalente a oito anos de envelhecimento.

Por outro lado, o estudo sugere que a prática de atividades físicas pode neutralizar o encurtamento natural do envelhecimento. Isso porque as mulheres que se exercitavam (por ao menos 30 minutos diários) não apresentaram associação entre o tempo que passavam sentadas e a redução no comprimento dos telômeros.

7.    Aumento do risco de morte

Pode parecer exagerado, mas é um estudo científico. De acordo com um trabalho publicado pelo professor canadense Peter Katzmarzyk e repercutido pela revista Exame, ficar sentado por longas horas diminui a expectativa de vida. Segundo o estudo, o risco de morte aumenta 50 vezes entre aqueles que passam tempo demais sentados. Veja o estudo (em inglês).

Como evitar os riscos

Se você passa muitas horas por dia na cadeira, o ideal é levantar-se durante 10 minutos a cada hora e caminhar de um lado para o outro por pelo menos 5 minutos. Procure também esticar e fazer um alongamento das pernas, braços e pescoço para evitar o inchaço e dores nas costas.

Se você trabalha com computador, procure sentar-se corretamente: encoste totalmente as costas e empurre o quadril para trás até encostar as nádegas na parte de trás do assento da cadeira. Além disso, os pés devem se apoiar no chão e os braços devem ficar em cima da mesa com os cotovelos apoiados.

O mais importante: para fugir do sedentarismo, a recomendação para adultos é fazer pelo menos 30 minutos de atividade física, cinco dias por semana, podendo começar com uma rotina mais leve.

Além disso, fique de olho na balança: a obesidade e o sobrepeso são extremamente prejudiciais à saúde. Ah, e não se esqueça: fique longe do cigarro.

Leia também: dicas práticas para começar a praticar exercícios físicos.

Posts relacionados

Deixe um comentário