Definitivamente, o canal é um dos tratamentos odontológicos que mais gera pânico nos pacientes. Mas não para por aí, pois o medo no pós tratamento de canal, conhecido como tratamento endodôntico, não se resume apenas ao momento de sentar na cadeira do dentista.
Quem nunca ouviu que um amigo ou um conhecido sentiu dores no dente em que foi realizado o tratamento endodôntico? Agora, por que isso acontece? Afinal, é normal sentir dor em dente com canal?
Fique conosco que, neste post, você entenderá o que, de fato, pode estar acontecendo com o seu dente.
É normal sentir dores após o tratamento endodôntico?
Não. Não é normal que isso aconteça. Porém, em alguns casos específicos, pode ser que venha a acometer uma certa porcentagem mínima de pacientes. Para entender esse acometimento, precisamos, primeiro, explicar como funciona o tratamento endodôntico.
Ele deve ocorrer quando o dente se encontra em uma inflamação interna, já bem difícil de reverter, seja ela por fratura, seja por cáries, cavitações ou qualquer outro tipo de lesão que atinja a parte interna do dente. Ou ainda, quando a inflamação avança e começa a produzir um tecido necrosado, chamado de necrose pulpar, necessitando do tratamento endodôntico.
O tratamento consiste na remoção da polpa do dente, com limpeza dos canais radiculares, sanitização, medicação e selamento/obturação dos canais e do dente. E caso o tratamento tenha sido bem executado, esse dente não deve doer mais, já que não há mais tecidos nervosos no seu interior.
Em alguns casos é normal dor, moderada, por alguns dias após o tratamento o profissional deve ser informado e possivelmente fará prescrição de medicamentos.
Ok, mas estou sentindo dor mesmo assim. E aí?
Alguns fatores podem ser indicação para um retratamento endodôntico, e isso pode acontecer. Os principais motivos são: canal recontaminado por bactérias lesivas aos tecidos adjacentes, limpeza incorreta dos canais radiculares secundários, infecções no periodonto — os tecidos de sustentação do dente — ou, até mesmo, falhas devido a dificuldades para execução do procedimento endodôntico da forma desejada.
Quais cuidados eu preciso ter depois de fazer canal?
Muitas pessoas pensam que não precisarão sequer escovar novamente os dentes caso passe por um tratamento endodôntico.
Manter uma adequada higiene bucal é necessário em todos os momentos da vida, e, portanto, também após a execução do procedimento endodôntico. Frequentar com regularidade seu dentista capacitado e de confiança é fundamental para manter a saúde dos seus dentes, seja ele com canal ou não.
Agora que você já sabe que não pode haver dor em dente com canal, sabe a importância de se consultar com excelentes profissionais. A Golden Cross conta com os mais excepcionais dentistas, garantindo, assim, a confiança em um trabalho bem feito, exatamente o que você precisa para cuidar dos seus dentes!
Gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida? Deixe-a nos comentários!