Em março, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade que representa grupos de operadoras de planos de saúde do país, lançou a campanha Saúde Sem Fraude. Por meio de materiais educativos como hotsite (www.saudesemfraude.com.br), cartilhas, posts em redes sociais, vídeos e entrevistas, a iniciativa pretende conscientizar os beneficiários de planos de saúde sobre os danos causados pelas fraudes, assim como mobilizar a cadeia de saúde em torno do combate às más práticas na saúde suplementar. Para ampliar o conhecimento sobre o tema preparamos algumas dicas, em parceria com a Federação, para te ajudar a não cair em fraudes nem fazer parte delas.
Não compartilhe seu login e senha do plano de saúde com terceiros.
O seu login e senha são pessoais e intransferíveis. Alguns prestadores podem solicitar esses dados com a promessa de “facilitar” processos, como o pedido de reembolso, por exemplo. Com posse desses dados, terceiros podem fraudar os valores dos pedidos e até solicitar o reembolso de procedimentos não realizados.
Não empreste sua carteirinha para terceiros.
A carteirinha do plano de saúde também é um documento pessoal e intransferível. Ceder ou emprestá-la a terceiros é crime, de acordo com o Código Penal Brasileiro. Esse tipo de fraude pode até levar ao cancelamento do contrato.
Não solicite nem aceite o fracionamento de recibos.
Pedir ou aceitar o fracionamento do valor do procedimento ou consulta realizados em mais de um recibo, com datas diferentes, com o objetivo de receber um reembolso total mais alto, é uma prática irregular e fraudulenta. Podem ser enquadrados como fraudadores tanto aqueles que recebem as notas ficais ou recibos fracionados, assim como aqueles que as emitem. O reembolso deve corresponder ao procedimento ou consulta realizada e será feito sempre com base nas cláusulas contratuais.
Não aceite propostas de reembolso sem ter feito o pagamento prévio pelo atendimento.
Muitas vezes o beneficiário é estimulado a realizar um atendimento fora da rede referenciada, sob a promessa de que não precisará fazer qualquer pagamento. No entanto, para que o beneficiário tenha direito ao reembolso, é necessário que tenha feito o pagamento prévio dos valores dos serviços de saúde. Por isso, é preciso estar muito atento sempre! Oferecer ajuda para a solicitação de reembolso pode ser apenas uma forma de captar mais clientes de maneira ilegal, com consequências para todos. Não aceite oferta de procedimentos estéticos pagos pelo plano de saúde.
Não aceite oferta de procedimentos estéticos pagos pelo plano de saúde.
Procedimentos estéticos não são cobertos pelos planos de saúde. Desconfie quando o prestador oferecer serviços estéticos com pagamento pelo plano de saúde. A descrição de procedimentos diferentes dos realizados é fraude.
Confira se as guias informam corretamente os procedimentos realizados.
Em alguns casos, o prestador de serviços pode adicionar, de maneira fraudulenta, procedimentos que não foram realizados pelo paciente. Por isso, é importante ter muita atenção ao assinar quaisquer documentos durante realização de consultas e exames. Importante ressaltar novamente que o beneficiário fica sujeito a esta prática quando fornece os dados de login e senha para o prestador de serviços de saúde.
Informe o Token apenas no momento do atendimento.
O Token é um código de 6 dígitos gerado para validar o pedido de atendimento quando for utilizar o plano. Esse código é pessoal e deve ser informado ao referenciado apenas no momento do atendimento.
Caso se depare com algum desses casos acima, a Golden disponibiliza um Canal de Denúncias exclusivo para os seus clientes: [email protected].
A Golden apoia a FenaSaúde na campanha #SaúdeSemFraude.