7 dicas de como cuidar da saúde no Rio de Janeiro

6 minutos para ler

Todo lugar tem os seus encantos, mas um deles ganhou um título especial há muitos anos de “Cidade Maravilhosa”. Você já sabe qual é, certo? A capital fluminense é mundialmente conhecida pela sua beleza. Então, vamos aproveitar para falar de como cuidar da saúde no Rio de Janeiro.

Moradores, visitantes assíduos ou turistas têm o cenário perfeito para manter uma vida saudável. Apesar disso ser possível em qualquer canto, alguns lugares são mais inspiradores — e o estilo de vida local também pode ajudar bastante.

Afinal, ficar sempre atento à saúde é essencial para prevenir doenças e conseguir cumprir todas as atividades do dia a dia. Quer saber como fazer isso no Rio de Janeiro? Acompanhe as dicas a seguir!

1. Pratique atividades físicas

Uma cidade tropical desperta ainda mais a vontade de manter o corpo ativo, concorda? Quem vive em municípios gelados sabe que se exercitar no frio exige muita disposição, e a rotina de atividade física pode acabar prejudicada sem condições tão favoráveis.

Então, não há dúvidas de que o Rio de Janeiro é o local perfeito para isso. As temperaturas elevadas na maior parte do ano garantem um clima agradável — sem contar que fazer exercício ao ar livre é um privilégio devido às belíssimas paisagens.

Desse modo, além das várias opções em ambientes fechados (como os clubes e as academias), a prática pode acontecer nas ruas e na praia. Basta um passeio pela orla para encontrar várias pessoas se exercitando, desde uma simples caminhada até a prática esportiva no mar ou na areia.

2. Relaxe na praia

Manter uma boa saúde no Rio de Janeiro não envolve só a parte física, certo? O lado mental e emocional é extremamente importante para conseguir manter uma vida saudável, feliz e equilibrada.

Ainda que o estresse e várias preocupações sejam comuns na rotina da maioria das pessoas, é preciso buscar maneiras de relaxar de vez em quando para evitar maiores complicações.

Então, nada melhor do que fazer isso na praia! Sim, existem outras alternativas no Rio de Janeiro, mas vale aproveitar que nem toda cidade tem um litoral tão bonito. Quem não gosta tanto de ficar na areia ou entrar no mar pode, simplesmente, apreciar a vista de longe ou dar um passeio para ouvir o barulho tranquilizante das ondas.

3. Mantenha uma boa alimentação

O calor normalmente combina com refeições leves, que ofereçam saciedade e frescor sem comprometer o bem-estar. Comidas quentes e mais pesadas podem ficar para dias específicos, quando as temperaturas ficam amenas. Você também pensa assim?

Prova disso é a quantidade de estabelecimentos comerciais voltados à alimentação saudável no Rio de Janeiro. Cidades litorâneas têm essa tendência, o que é ótimo para a população — já que fica fácil encontrar boas opções para comer.

De qualquer maneira, manter uma dieta nutritiva é um enorme diferencial para a saúde do nosso organismo. A dica é dar preferência aos alimentos naturais, combinando todos os grupos de nutrientes ao longo do dia. Com o calor carioca, saladas e sucos são ótimas indicações.

Powered by Rock Convert

4. Hidrate bem o corpo

Hidratação é outro fator-chave para cuidar da saúde no Rio de Janeiro. Nossas células precisam de água. A recomendação média é de 2 litros por dia, o que pode depender dos hábitos e das necessidades de cada pessoa. O que não pode mesmo faltar é um lembrete para não se esquecer desse compromisso ou uma garrafa sempre por perto.

Quer um motivo melhor ainda? Tomar uma saborosa água de coco natural na praia! Aliás, essa é uma regra para muitas pessoas que não deixam a areia sem antes garantir um coco bem gelado.

5. Use o protetor solar

Lugares com alta incidência dos raios solares requerem um cuidado especial no cotidiano. Não podemos brincar com isso, e prevenir o câncer de pele é mais que uma prioridade, especialmente para quem fica exposto ao sol do Rio de Janeiro.

O banho de sol é necessário e ajuda também na absorção da vitamina D, mas o perigo de prejudicar sua saúde não pode passar despercebido. Sair sem nenhum tipo de proteção ou ficar muito tempo no sol para pegar um bronze são hábitos perigosos.

A aplicação (e reaplicação ao longo do dia) de produtos para proteger sua pele é uma medida indispensável, não somente nos momentos de lazer — como diriam os dermatologistas. A prevenção diária é o que faz toda a diferença, o que inclui outros acessórios: óculos escuros, chapéus e roupas com proteção UVA/UVB.

6. Cuide do ar que você respira

Infelizmente, não conseguimos acabar com o desmatamento ou despoluir o ar de uma vez por todas. É verdade que pequenas atitudes diárias contribuem para preservar o meio ambiente e a nossa saúde.

No entanto, quem mora no Rio sabe que é muito difícil sobreviver no alto verão sem o ar-condicionado ou ventilador ligado. As temperaturas chegam a ultrapassar os 40 graus Celsius, portanto, recorrer a esses equipamentos é muito comum.

O detalhe é que poucas pessoas lembram de fazer uma boa limpeza regularmente, renovando os filtros e removendo toda a poeira. Além de aumentar a vida útil dos aparelhos, sua saúde agradece!

7. Tenha um bom plano de saúde

É difícil pensar em uma vida saudável sem o apoio de profissionais que nos ajudam nessa missão. No RJ ou em qualquer outro local, ter um plano de saúde é motivo de segurança e tranquilidade.

Por meio desse tipo de assistência, você pode cuidar da saúde durante o ano todo com um excelente custo-benefício. O check-up periódico não deve ser deixado de lado, pois é importante assegurar que tudo está bem. O plano de saúde também é fundamental quando precisar se consultar com especialistas ou necessitar de atendimentos de urgência.

Enfim, cuidar da saúde no Rio de Janeiro pode ser ainda mais prazeroso para quem pode aproveitar os benefícios que a cidade oferece. Por outro lado, vimos que redobrar certos cuidados é muito importante para levar uma vida saudável. A Golden Cross é uma empresa carioca e por conhecer a região, possui uma rede referenciada abrangente e muito bem distribuída para atender todos os bairros. Fique atento a isso na hora de contratar um plano de saúde!

O que achou das nossas dicas? Com um bom plano de saúde você fica protegido e tranquilo para viver em todo lugar! Aproveite e leia sobre por que esse tipo de gasto é um verdadeiro investimento!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário