Como equilibrar a saúde mental e física no trabalho?

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Para a maioria das pessoas, seus empregos representam uma parte importante de suas vidas. Afinal, é nesse ambiente em que passamos grande parte dos nossos dias, obtemos renda para pagar nossas contas e realizar nossos sonhos e, frequentemente, fazemos amigos.

Além disso, como consequência do desenvolvimento tecnológico, a carga de trabalho aumentou com o passar dos anos, fazendo com que muita gente tivesse de levar serviço para casa e estar sempre disponível mesmo fora do horário do expediente. 

Muitos de nós, agora, lutam para alcançar um equilíbrio sensato entre vida profissional e pessoal. Por isso, cuidar da saúde mental e física no trabalho é essencial para promover maisbem-estar aos colaboradores. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância da saúde mental e física no trabalho?

O fracasso na missão de equilibrar bem-estar e ocupação profissional pode levar a diversos problemas de saúde, e esse desafio afeta milhares de indivíduos em todo o mundo. Por isso, autoridades da área da saúde estão incentivando as empresas a priorizar qualidade de vida no local de trabalho, de modo a fazer com que as causas de doenças físicas e mentais possam ser evitadas.

Resolver essas questões envolve a criação de estruturas e programas coesos que cuidam dos funcionários, como umplano de saúde. Além disso, fornecer um ambiente seguro e saudável, focado em incentivar a interação social, pode fazer toda a diferença.

Não existe apenas uma abordagem para cuidar do bem-estar no local de trabalho. Entretanto, tratar cada funcionário como um ser único, incentivando-os a falar sobre as dificuldades que enfrentam em suas tarefas, é útil no alcance de uma cultura coesa, saudável e produtiva.

Além disso, uma liderança aberta e solidária, que promova o costume de falar sobre problemas assim que surgem, pode impedir que eles cheguem ao estágio de demandar tratamento médico ou psicológico.

Por que incentivar a saúde dos seus funcionários?

Cientes de que a ausência de medidas nesse sentido pode trazer consequências, como estresse,doenças ocupacionais, bullying, conflitos e abuso de álcool e drogas, e reconhecendo que os recursos mais importantes são os humanos, atualmente, mais organizações estão considerando a necessidade de levar o bem-estar de seus trabalhadores a sério.

A saúde no local de trabalho envolve muitos aspectos da vida profissional, desde a qualidade e a segurança do ambiente físico até a forma como os trabalhadores se sentem em relação às tarefas que executam, aos colegas e supervisores, ao ambiente, aoclima e à organização institucional.

Ambientes físicos de baixa qualidade e a falta de coesão social e interação podem ter efeitos altamente negativos, fazendo com que os funcionários se sintam desmotivados e relutantes, além de, às vezes, apresentar riscos de lesões e doenças.

Nesse contexto, o foco no aprendizado e desenvolvimento é essencial para tornar o local de trabalho mais decente e satisfatório. Tudo precisa ser cuidado para que as pessoas continuem felizes, engajadas e produtivas.

Reconhecer e manter um ambiente saudável pode trazer uma série de benefícios, incluindo positividade da força de trabalho, maior eficiência, retenção de funcionários, redução da rotatividade, diminuição da quantidade de faltas e aumento da produtividade.

Além disso, a construção de uma reputação de empresa que se preocupa com o bem-estar geral dos funcionários — por exemplo, aocontratar plano de saúde — ajuda as empresas a reter os bons profissionais existentes e atrair novos talentos, proporcionando a eles uma vantagem competitiva ainda maior.

Como equilibrar saúde mental e física no trabalho?

Manter um equilíbrio saudável entre corpo, mente e ocupação profissional é essencial para uma vida de bem-estar e produtiva. Siga nossas dicas para vencer esse desafio!

Comer bem

O que comemos pode afetar como nos sentimos tanto a curto quanto a longo prazo. Uma dieta que seja boa para a saúde física também é para sua saúde mental. Porém, pode ser difícil manter um padrão positivo dealimentação no trabalho. Refeições regulares, além de muita água, são ideais. Assim, oriente os colaboradores a levar comida de casa ou escolher opções saudáveis ao comprar.

Também é recomendado ficar longe da mesa de trabalho para comer. Nos horários de maior movimento, cansaço ou estresse, tente reduzir ou abandonar a cafeína e o açúcar refinado. Nesses momentos, é melhor optar por frutas e oleaginosas.

Manter-se ativo

A saúde física afeta todos os aspectos da vida. Sendo assim, o foco em sua promoção e manutenção não pode ser ignorado. O exercício regular pode ser útil em aumentar a autoestima e ajudar na concentração, sono e bem-estar geral.

Fazer exercícios não significa apenas praticar esportes ou ir à academia. Especialistas dizem que a maioria das pessoas deve fazer cerca de 30 minutos de exercícios pelo menos 5 vezes por semana. Assim, oriente os colaboradores a praticar uma atividade física de que gostem em uma parte do dia.

Para aqueles que trabalham sentados, levantar algumas vezes ou ir para outro ambiente almoçar pode fazer muita diferença.

Ter sono de qualidade

Uma necessidade humana básica, o sono é tão importante quanto uma dieta equilibrada e exercícios regulares. Dormir mal afeta seriamente a energia do indivíduo durante o dia, impactando produtividade, equilíbrio emocional e até mesmo peso. Veja dicas que você pode dar a seus funcionários quanto a isso:

  • manter o quarto arejado e sem ruídos;
  • verificar se a cama é confortável;
  • limitar a cafeína e a nicotina durante a noite;
  • evitar usar celular e computadores duas horas antes de deitar;
  • não fazer grandes refeições à noite;
  • tentar dormir e acordar todos os dias na mesma hora;
  • adiar a preocupação e o debate de ideias.

Falar sobre os sentimentos

Conversar sobre o que sentimos é uma ótima forma de manter nossa saúde mental e lidar com momentos de tensão e angústia. Oriente os colaboradores quanto ao fato de que conversar abertamente não é um sinal de fraqueza, mas de cuidar de si mesmo!

Nem sempre é fácil expor sentimentos no trabalho, mas é importante ter um ponto de suporte. Assim, trabalhe para o fortalecimento das relações de amizade entre os colaboradores, pois isso pode realmente ajudar.

Para aqueles que não se sentem confortáveis ao falar sobre sentimentos no trabalho, oriente-os a verificar se há alguém com quem possam discutir as pressões da rotina — parceiros, amigos e familiares costumam ser uma ótima saída.

É importante lembrar que, especialmente no caso dos líderes, ser aberto com relação aos sentimentos pode incentivar outras pessoas a fazer o mesmo.

Agora você já sabe que promover uma boa saúde mental e física no trabalho, pode reduzir doenças, aumentar os níveis de energia e melhorar a concentração dos seus colaboradores!

Gostou do texto? Conheça, também, como melhorar a motivação no trabalho por meio de benefícios relacionados à saúde!

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