Como contribuir para a saúde mental de seus colaboradores em períodos de incertezas?

6 minutos para ler
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert

Lidar com crises é algo complicado. Cada pessoa tem o seu próprio modo de compreender e “metabolizar” os eventos, além de um ritmo bastante particular. Por isso, tratar de situações atípicas é, normalmente, um grande desafio para as empresas e seus gestores, que precisam se adaptar aos mais variados perfis de indivíduo.

O bem-estar dos colaboradores em momentos de crise e incertezas é algo essencial para garantir a produtividade e a continuidade dos serviços prestados por aquele empreendimento. Nesse contexto, portanto, cuidar da saúde mental do trabalhador não pode ser um fator deixado de lado.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira dicas práticas para fazer com que a saúde mental e física de sua equipe seja uma prioridade em momentos como a pandemia de Covid-19 e em outras situações de crise social e econômica!

Cuide do clima organizacional

Os cuidados com o clima de sua empresa devem ser sempre uma prioridade. O ambiente de trabalho precisa ser amistoso, tranquilo e sem competitividades entre os colaboradores. Para que as atividades fluam bem, é preciso que todos se sintam à vontade!

Em um contexto de incertezas, esse tipo de ambientação torna-se ainda mais importante. Afinal, será necessário que a equipe se identifique como tal para que, juntos, os colaboradores possam se auxiliar no enfrentamento dos problemas e desafios que surgirem.

Forneça tempo para descanso e interação

Ainda falando sobre o clima organizacional, é fundamental que os colaboradores tenham condições de interagir uns com os outros e criar laços de amizade e segurança. Esse é um dos fundamentos de uma equipe.

Portanto, cabe ao gestor não apenas participar dessas interações, mas também possibilitar o tempo para que elas ocorram. Pausas são absolutamente necessárias para relaxar a mente e o corpo — claro, isso ganha destaque em momentos de crise. Além disso, elas são um ponto importante da manutenção da produtividade e da saúde dos colaboradores.

Invista em educação para a equipe

A informação é algo que não pode ser deixado de lado em nenhum tipo de contexto. O investimento em educação constante da equipe refletirá positivamente de maneira rápida em momentos de incertezas, já que os colaboradores estarão muito mais cientes de como lidar com essas questões.

Sendo assim, a execução de programas (como palestras, workshops e aulas) sobre saúde mental e cuidados com o próprio bem-estar devem ser sempre implementadas, mesmo em momentos de normalidade. Isso fará com que, caso o período de incertezas chegue, a equipe esteja preparada para enfrentá-lo de cabeça erguida.

Implemente um programa de saúde mental

Apesar da importância do que abordamos até aqui, cuidar da saúde mental do funcionário vai muito além do clima organizacional e de favorecer a interação entre os membros de uma equipe. O suporte de psicólogos e outros profissionais especializados no assunto também se faz indispensável.

Sendo assim, priorize um programa voltado para os cuidados com o emocional de sua equipe. É fundamental que eles tenham um profissional com que conversar, seja em momentos de crise ou não. O cuidado frequente fará com que períodos de incerteza sejam levados com muito mais maturidade e tenham um impacto consideravelmente reduzido nos resultados da empresa.

Powered by Rock Convert

Reforce o diálogo

Além do cuidado com profissionais especializados, o relacionamento entre os gestores e seus colaboradores deve ser direto e sempre pautado pelo diálogo. Isso garante uma segurança a mais para os funcionários em situações em que a incerteza é predominante no ambiente de trabalho.

Por isso, sempre que possível, disponibilize canais e equipes ou, até mesmo, esteja disposto a um diálogo frente a frente com os colaboradores que precisarem desse contato. 

A abertura dessa porta faz não só com que os períodos ruins sejam superados com mais leveza, mas também com que a equipe vista a camisa da empresa e esteja disposta a lutar por ela.

Utilize a tecnologia a favor de seus colaboradores

A tecnologia foi, por muito tempo, vista como algo que atrapalha o dia a dia no trabalho. Isso já foi desmistificado. Atualmente, ela é vista como algo extremamente benéfico e que traz uma série de vantagens para o cotidiano profissional.

Assim, ela pode ser implementada tanto no dia a dia físico da empresa, otimizando os processos e diminuindo a carga de trabalho dos colaboradores, quanto no home office. Em momentos de crise, essa pode ser uma boa alternativa para reduzir impactos e gastos e trazer mais segurança aos funcionários.

Priorize o bem-estar em seu plano de benefícios

Oferecer benefícios é outro ponto essencial para a segurança de seus colaboradores. Além disso, eles são importantes para a captação e retenção de talentos e para a valorização do nome de sua empresa no mercado, além de vários outros fatores que contribuem para o crescimento de seu negócio.

Um relacionamento de trabalho baseado na oferta de tais benefícios fará toda a diferença no conforto e segurança de sua equipe durante momentos de incerteza. Afinal, eles terão a certeza de que poderão contar com a empresa para a qual prestam serviços nesse período tão complicado.

Ofereça bons planos de saúde à equipe

Por fim, um dos benefícios mais recomendados para empresas que buscam fornecer segurança e estabilidade para a sua equipe é, sem dúvidas, o plano de saúde. O apoio de profissionais qualificados faz toda a diferença na manutenção da qualidade de vida do colaborador.

Vale a pena salientar, no entanto, que os planos de saúde não se resumem aos cuidados com a medicina. A saúde bucal também é um fator determinante para o bem-estar físico e psicológico, já que problemas bucais podem gerar um grande desconforto. Sendo assim, os planos odontológicos não devem ficar de fora de sua programação de benefícios!

Como pudemos ver, a saúde mental do trabalhador é algo que não pode ser esquecido quando falamos sobre o bem-estar físico e psicológico da equipe. Felizmente, com algumas estratégias simples, é possível cuidar desse quesito e fazer com que todos os funcionários se sintam felizes, tranquilos e, claro, seguros — mesmo em períodos de incertezas.

Para saber mais sobre o assunto e conhecer muitas outras dicas indispensáveis para o bem-estar de seus colaboradores, confira o nosso post sobre a saúde no trabalho e veja como contribuir para melhorá-la em sua empresa!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário