Saúde mental do funcionário: por que incentivá-la na sua empresa?

6 minutos para ler
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert

Transtornos mentais e quadros depressivos são, cada vez mais, a causa de afastamentos por condições incapacitantes no ambiente de trabalho. Ainda assim, a saúde mental do funcionário é questão deixada de lado por muitas empresas, que avaliam fatores exclusivamente objetivos parareter talentos e melhorar o desempenho da equipe.

Aspectos psicológicos no ambiente laboral, entretanto, se negligenciados, podem trazer uma série de consequências para o sucesso da empresa, talvez até aniquilando as chances do empreendimento de se desenvolver no mercado.

Tendo em vista as graves implicações decorrentes da inobservância da saúde mental no ambiente corporativo, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema e a importância de incentivar esse debate na sua empresa. Não deixe de conferir!

Qual a importância de a empresa se preocupar com a saúde mental do funcionário?

Sabe-se que enfermidades psicológicas afetam a vida pessoal e profissional tanto quanto as doenças físicas. Afinal, o conjunto subjetivo do trabalhador, bem como seu quadro emocional, fazem parte da sua biologia e, portanto, interferem no modo como ele se relaciona e age diante das situações cotidianas.

Essa é uma perspectiva cada vez mais aceita no ambiente corporativo, embora ainda encontre resistência na forma como é trabalhada. É nítida, por exemplo, a queda na motivação e no desempenho dos colaboradores e, inclusive, dos líderes diante de ambientes estressantes ou com alta exigência de performance.

Ainda assim, essas condições de trabalho são presentes e têm sido a causa de quadros depressivos, de ansiedade e, em casos mais graves, do desenvolvimento de transtornos como o burn-out, conhecido como síndrome do esgotamento profissional. 

A importância de as empresas se preocuparem com a saúde mental, portanto, é justamente evitar que fatores subjetivos afetem a vida profissional e pessoal das equipes, cuidando da vida humana, zelando pela integridade do colaborador e promovendo condições de trabalho saudáveis.

De que forma a saúde mental dos colaboradores afeta a empresa?

Uma empresa que não observa ou não se preocupa com a saúde mental de seus funcionários pode se deparar com diversos reflexos negativos. Confira algumas das consequências!

Desmotivação no trabalho

Sem dúvidas, uma empresa que não se preocupa com a saúde psicológica de seus integrantes corre o risco de ter trabalhadores desmotivados e que se percebem pouco valorizados pelos líderes. Isso reduz o empenho para a realização das atividades propostas e a dedicação à resolução das necessidades do negócio. Vale ressaltar que essa, ainda, pode ser a causa de um mau atendimento ao público externo.

Queda na produtividade

Com o aumento da desmotivação para o trabalho e a sensação de não reconhecimento pelas condições incapacitantes, a empresa também poderá ter queda em sua produtividade. Uma equipe sobrecarregada emocionalmente, em condições estressantes ou impossibilitada de se expressar na empresa dificilmente vestirá a camisa para os projetos propostos.

Powered by Rock Convert

Redução do clima organizacional

A redução doclima organizacional também é realidade em empresas que deixam de lado a saúde mental do funcionário. Isso, porque não há percepção coletiva positiva acerca da instituição se ela não se dedica a políticas de valorização do trabalho e dos seus valores e propósitos e aos processos de sensibilização contínua.

Aumento da rotatividade

Sem dúvidas, nenhum talento se manterá a longo prazo em uma empresa que deixa de lado a sua percepção subjetiva sobre o ambiente de trabalho. Provavelmente, esse colaborador sairá em busca de outras oportunidades no mercado. Isso é negativo para a instituição em vários aspectos, tanto no que se refere ao aumento dos custos com demissões e contratações quanto no que diz respeito ao baixo retorno dos investimentos em capacitação para a equipe.

Qual o papel de planos de saúde na promoção do bem-estar psicológico?

Diante das inúmeras possibilidades para reestruturar a empresa e atender às questões emocionais e psicológicas do trabalhador,contratar plano de saúde talvez seja a mais eficaz. Isso, porque a oferta de assistência pode ter efeitos preventivos, ou seja, agir no sentido de evitar problemas como os mencionados acima, em vez de apenas tratar questões já existentes no negócio.

A medida é, inclusive, menos custosa ao empregador, pois agirá para inibir futuras consequências, e não para reparar danos graves já constatados. Vale lembrar, ainda, que, por meio do plano de saúde, o colaborador poderá ter acesso a uma rede especializada de profissionais, que identificará com precisão os problemas e tratará das enfermidades psicológicas com eficácia.

Para além disso, entretanto, deve-se considerar a importância de adotar a preocupação com a saúde mental como parte da cultura organizacional. Afinal, de nada adiantaria oferecer assistência psicológica se não houvesse incentivo real da companhia para a sua busca. É importante, nesse sentido, que o colaborador seja motivado a buscar auxílio e encontre no negócio o suporte necessário.

Por que contar com a Golden Cross?

É fundamental que, ao oferecerbenefícios relacionados à saúde, o negócio contrate uma empresa especializada, que ofereça o melhor atendimento aos funcionários e possa assegurar reflexos positivos no desempenho do negócio. Nesse sentido, a Golden Cross é grande aliada do empreendedor. Como empresa pioneira no setor de saúde suplementar, a instituição atende cerca de 500 mil clientes empresariais.

Além disso, buscando a satisfação do consumidor final dos serviços, conta com ampla rede de atendimento. Vale destacar, ainda, que a Golden Cross, com grande reconhecimento no mercado, tem como marca a busca constante pelo aprimoramento dos serviços e do atendimento ao cliente e o estabelecimento de uma relação transparente com o público.

A busca pelobem-estar do colaborador é fundamental para o sucesso da empresa. Afinal, colaboradores saudáveis e motivados para o trabalho tendem a contribuir mais para as estratégias e ações do negócio. Muitos empreendedores, no entanto, apesar de cuidarem das condições físicas, negligenciam a saúde mental do funcionário.

Como as questões psicológicas têm peso grande no que se refere à produtividade e à retenção de talentos na empresa, é importante investir em medidas preventivas e no suporte médico, para evitar a insatisfação no ambiente laboral e amenizar causas que contribuam para o desenvolvimento de transtornos mentais.

Gostou das dicas? Para conferir as oportunidades de plano de saúde para a sua empresa,entre em contato com nossa equipe!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário