A sociedade está em constante evolução, e isso se reflete no surgimento de novas demandas e expectativas. A forma pela qual as empresas visam manter o bem-estar dos colaboradores também mudou nos últimos anos, até para atender tais exigências. Sendo assim, conhecer as vantagens do modelo de atendimento focado na saúde integral pode ser muito importante.
Seguindo uma tendência que já se apresentava recorrentemente em países europeus e norte-americanos, instituições brasileiras têm investido cada dia mais nessa nova abordagem, com uma proposta cujo foco é o acompanhamento contínuo e integrado. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue sua leitura!
Afinal, o que é o modelo de atendimento focado na saúde integral?
Há algum tempo, era comum considerar uma pessoa saudável apenas aquela que, no momento, apresentava-se com total ausência de doenças. No entanto, isso nem sempre se refletia em bons níveis de satisfação, bem-estar e desempenho, demandando uma nova visão sobre o assunto, bem como medidas mais assertivas de cuidado e prevenção.
Foi nesse contexto que surgiu o modelo de atendimento focado na saúde integral, já presente em propostas de medicina de família e comunidade, sendo extrapolado para o universo institucional, buscando uma abordagem global do colaborador e, até mesmo, dos seus dependentes, caso também estejam cobertos pelo plano de saúde da organização.
Como funciona o modelo de atendimento focado na saúde integral?
O modelo de atendimento focado na saúde integral vem ganhando força no setor privado e o seu funcionamento é bastante racional, tendo em vista que a ideia é agir precocemente e de maneira personalizada, promovendo o bem-estar físico e mental, além de minimizar os riscos do surgimento de doenças ou abordá-las o quanto antes, quando já estiverem instaladas.
Nessa modalidade, além do acompanhamento médico, uma equipe multidisciplinar é bastante requerida, envolvendo diversos profissionais, como psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fisioterapeutas, enfermeiros e assim por diante. Com isso, é possível obter uma vida equilibrada e um cuidado mais completo.
A sintonia com a tendência vem proporcionando bons resultados dentro do universo empresarial, uma vez que colaborares mais satisfeitos, tranquilos e saudáveis não apenas têm uma produtividade muito maior, como também contribuem para um bom clima organizacional, promovendo um ambiente saudável e predestinado para o sucesso.
Quais os benefícios do modelo de atendimento focado na saúde integral?
Agora que você já entendeu melhor o que é o modelo de atendimento focado na saúde integral e como o conceito se aplica dentro do setor privado, é bem possível que esteja cogitando a adoção de medidas nesse sentido. Porém, para quem ainda está em dúvida, separamos alguns benefícios. Veja.
1. Redução do risco de doenças
Todo mundo sabe que o estilo de vida moderno fez com que as pessoas ficassem muito mais predispostas a uma série de doenças. Afinal, nenhum organismo consegue passar incólume por uma rotina de estresse no trabalho, horários desregulados para comer, noites de sono mal dormidas, escolhas alimentares inadequadas e assim por diante.
Por isso, um dos grandes benefícios do modelo de atendimento focado na saúde integral é se antecipar aos problemas e tentar evitar ou descobrir qualquer condição antes mesmo que ela se manifeste fisicamente. Os exames regulares e a abordagem multidisciplinar ajudam a identificar de forma antecipada possíveis patologias, orientando acerca dos tratamentos.
2. Acompanhamento contínuo e completo
Uma das premissas do modelo de atendimento focado na saúde integral é promover um acompanhamento contínuo e completo. No setor público, isso é feito de forma análoga por meio do médico de família e comunidade, que cuida dos seus pacientes em qualquer fase de suas vidas, com um olhar individualizado para cada ser humano.
No setor privado, a ideia é mais ou menos a mesma, tentando promover uma abordagem holística do trabalhador, ou seja, analisando seus aspectos físicos e mentais com o mesmo interesse, cuidado e atenção. Além disso, é uma forma de conhecer seu histórico e personalizar as consultas da maneira mais humanizada e eficiente possível.
3. Apoio da equipe multidisciplinar
Como dissemos, o modelo de atendimento focado na saúde integral costuma contar com uma equipe multidisciplinar, cuja composição pode mudar de acordo com a proposta da empresa para seus funcionários e, até mesmo, com o orçamento disponível. Entretanto, a ideia é sempre promover um cuidado mais completo e integrado para o colaborador.
Os terapeutas ocupacionais e educadores físicos, por exemplo, estão sendo valorizados nesse contexto, uma vez que estimulam uma rotina mais ativa fisicamente, o que ajuda a reduzir muito o risco de uma série de doenças e o estresse. O mesmo vale para o nutricionista, que pode oferecer orientações alimentares adequadas e ajudar na manutenção do peso corporal.
4. Maior equilíbrio físico e mental
Não dá para falar dos benefícios do modelo de atendimento focado na saúde integral sem falar em conquistar um maior equilíbrio físico e mental. Para muitas pessoas, o foco central da modalidade é justamente o de proporcionar qualidade de vida, seja pela promoção de mudanças de hábitos, seja pelo direcionamento em atendimentos focais.
Nesse contexto, os profissionais da equipe multidisciplinar que podem oferecer um excelente auxílio são os médicos e psicólogos, oferecendo um acompanhamento completo e em sintonia com a necessidade de cada paciente. Eles podem atuar tanto nas condutas expectantes quanto na proposição de uma terapia medicamentosa específica, visando ao bem-estar.
Como implementar o modelo de atendimento focado na saúde integral?
Existem muitas maneiras de implementar o modelo de atendimento focado na saúde integral na sua empresa. O primeiro passo para isso é ouvir sua equipe e tentar entender quais são suas principais demandas, necessidades e anseios. Com isso, já é possível adotar as medidas iniciais, relacionadas com ergonomia, horários, alimentação, práticas laborais e assim por diante.
No entanto, independentemente disso, disponibilizar um bom plano de saúde é sempre uma excelente ideia, que traz tranquilidade para o colaborador. Trata-se de um investimento que se reflete em maior produtividade, especialmente quando o benefício é extensível aos familiares. A assistência profissional faz toda a diferença, sobretudo em momentos desafiadores.
Gostou de conhecer 4 vantagens do modelo de atendimento focado na saúde integral? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, não deixe de seguir nosso perfil no Facebook!