Mais do que nunca, a saúde emocional no trabalho vem se tornando um assunto bastante difundido entre os colaboradores, principalmente depois do período de isolamento social causado pela pandemia, no qual os sentimentos de incerteza e medo foram comuns. Diante desse cenário, muitas empresas não sabem o que fazer para que o funcionário se sinta bem com seu estado emocional.
Nesse caso, para que o rendimento se mantenha alto e a produtividade não seja afetada, o cuidado com o capital humano é essencial. Desse modo, o RH exerce um papel importante para garantir o bem-estar mental dos envolvidos, procurando oferecer prosperidade e longevidade para a empresa.
Ficou interessado e quer conhecer algumas dicas de como promover a saúde emocional no trabalho? Então, continue a leitura!
Ofereça benefícios corporativos
Os benefícios corporativos são essenciais no momento de garantir a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho. O principal objetivo é oferecer acesso a algum serviço que possa impactar de maneira positiva, facilitando o acesso ao lazer, à alimentação e à saúde.
Para isso, é necessário ficar atento às necessidades de cada colaborador e fornecer benefícios que façam sentido e consigam melhorar a rotina de cada um. Alguns exemplos incluem horários flexíveis, vale-transporte, vale-alimentação e, principalmente, assistência médica.
Com um plano de saúde qualificado como a Golden Cross, por exemplo, os colaboradores se sentem mais seguros e isso impacta diretamente no bem-estar emocional.
Incentive momentos de descontração
Muitas organizações apostam em happy hours por promover vários benefícios para a empresa e para o funcionário. Isso porque eles são considerados eventos essenciais que aproximam a equipe, aumentam a motivação e melhoram o clima organizacional.
Além disso, incentivar momentos de descontração ajuda o colaborador a se desligar do trabalho pesado, fazendo com que ele consiga relaxar, evitando o esgotamento mental. Com isso, é possível ter trabalhadores mais felizes e, por consequência, mais produtivos.
Ofereça apoio psicológico
O diálogo é a chave para detectar diversas situações. Nesse caso, os colaboradores devem se sentir acolhidos e à vontade para tratar problemas profissionais e pessoais com o suporte de psicólogos. Esse apoio faz toda a diferença no controle de transtornos e doenças, evitando possíveis afastamentos.
A forma mais econômica e prática de oferecer esse serviço é com a contratação de um plano de saúde que tenha cobertura para esse tipo de atendimento. A rede da Golden Cross, por exemplo, conta com mais de 900 clínicas e consultórios de psicologia nas principais regiões do país.
Realize eventos sobre o tema
O conceito de saúde emocional não é conhecido por todos. Assim, uma ótima dica é promover eventos corporativos para tratar esse tema e torná-lo mais acessível para os funcionários que trabalham na empresa.
Tente realizar palestras com pessoas capacitadas e atividades lúdicas ao longo do ano, mantendo uma relação com a estratégia corporativa.
Incentive os cuidados com a saúde física
A saúde emocional também está relacionada ao bem-estar físico. A corporação precisa de seus funcionários saudáveis para desempenhar um bom trabalho, concorda?
Logo, existem várias atitudes que podem ser implementadas pela companhia para proporcionar uma cultura organizacional focada na saúde dos colaboradores, como:
- incentive a prática de exercícios físicos;
- disponibilize um espaço de lazer e descanso;
- ofereça uma alimentação saudável.
Agora que já sabe como promover a saúde emocional no trabalho, lembre-se de seguir as nossas dicas para manter os funcionários motivados. Além disso, conte com um plano de saúde empresarial que seja adequado para atender a organização, proporcionando excelente cobertura aos colaboradores e dependentes!
Gostou do conteúdo e quer conhecer as nossas publicações? Então, curta a nossa página do Facebook e nos siga no Instagram!