Ouvimos muito sobre como cuidar da saúde dos dentes ajuda a prevenir problemas como cáries, tártaro, mau hálito e gengivite, entre outros agravos importantes para mantermos nossas bocas saudáveis, os sorrisos bonitos e a autoestima elevada. Mas você sabia que a má higiene bucal pode levar a outros problemas de saúde, afetando todo o organismo?

Neste artigo, vamos falar sobre como os cuidados com a saúde bucal podem ajudar a prevenir doenças, lembrando que visitas regulares ao profissional de Odontologia são fundamentais para evitar que a boca se transforme em uma porta aberta para outros males. Acompanhe a leitura!

Que problemas podem decorrer da má higiene bucal?

Retração na gengiva

O acúmulo de placa bacteriana afeta diretamente a gengiva. O contato constante com bactérias acumuladas pode provocar uma infecção que, se não for tratada com rapidez, pode resultar em retração da gengiva. O problema maior é que a raiz do dente ficará exposta, levando a situações mais graves.

Contaminação por bactérias

Ainda falando sobre bactérias, outro quadro que pode se tornar grave é a proliferação desses microrganismos pelo corpo através de lesões não curadas na boca. Entre os males relacionados a essas feridas infeccionadas estão doenças no coração e nos pulmões. Além disso, quem tem diabetes pode ter seu quadro agravado.

Contágio do vírus HPV

O HPV é uma doença sexualmente transmissível, mas que também tem a mucosa bucal como uma de suas formas de contágio. Relacionada a casos de câncer de colo uterino, essa situação não pode ser negligenciada. O HPV na boca pode ser identificado se aparecerem verrugas na mucosa que podem evoluir, também, para câncer de garganta ou de boca.

Desenvolvimento de câncer

Se você tem uma inflamação na boca, seja na gengiva, no dente ou na parte interna da bochecha, precisa de acompanhamento do dentista para que o tratamento seja feito de forma eficiente. Lesões não tratadas podem se tornar permanentes e malignas, atingindo as células e resultando em câncer de boca.

Powered by Rock Convert

Quais os benefícios de cuidar bem da saúde dos dentes?

Como mencionamos, cuidar bem da saúde dos dentes é uma forma de prevenir não só as cáries, mas diversos outros problemas que podem se tornar mais graves.

É importante saber que uma boca saudável deve estar livre de cáries e de doenças na gengiva. Também não deve apresentar feridas, manchas e até mesmo mau hálito. Também faz parte dessa listinha da boca bem cuidada que seus dentes proporcionem uma mastigação tranquila, sem dores e sem afetar sua coluna. A visita regular ao dentista ajuda a prevenir esses males e, claro, tratá-los no caso de você apresentar algum desses problemas.

Na infância, a ida ao dentista é especialmente importante para que se crie o hábito de fazer uma boa higiene bucal, para que não surjam traumas com relação a tratamentos bucais e para que as doenças possam ser prevenidas.

Entre os jovens e os adultos, as consultas regulares com o odontologista são necessárias para que haja a manutenção dos hábitos adquiridos com a saúde bucal e para os possíveis tratamentos de problemas que podem surgir, evitando o desenvolvimento de doenças mais graves.

Que cuidados são indispensáveis para garantir a saúde bucal?

Além das consultas frequentes, há muitas outras formas de cuidar da saúde dos dentes e, assim, evitar o surgimento de doenças em outras partes do corpo. Confira agora mesmo nossa lista de cuidados que devem ser seguidos por você e pela sua família:

  • escovação dos dentes sempre após as refeições, usando escovas de cerdas macias em toda a superfície do dente, fazendo movimentos suaves e circulares;
  • uso de pasta de dente com flúor, cuidando para que não seja excessivamente abrasiva;
  • remoção da placa bacteriana entre os dentes com o uso frequente e diário do fio ou da fita dental;
  • limpeza da língua a cada escovação, o que ajuda a retirar bactérias da boca;
  • se recomendado pelo dentista, uso de enxaguantes bucais, cuidando para que não tenham álcool em sua composição;
  • redução dos alimentos que podem causar cáries, como doces;
  • aumento do consumo de água diariamente, uma vez que ela ajuda na produção da saliva e na limpeza das bactérias na boca;
  • troca das escovas de dente ao menos a cada 3 meses ou até antes disso, se notar que elas já estão desgastadas;
  • armazenamento das escovas em ambiente seco, já que a umidade ajuda na proliferação de bactérias;
  • visitas regulares ao consultório odontológico, ao menos uma vez a cada 6 meses, para que o profissional faça uma limpeza mais profunda, prevenindo a ocorrência de cáries, de tártaro ou placa bacteriana, gengivite, entre outros agravos;
  • atenção a ferimentos, manchas e lesões que eventualmente surgirem na boca, avisando o dentista sobre seu aparecimento, principalmente se não houver cicatrização em até 2 semanas.

Como podemos perceber, os cuidados com a saúde bucal vão muito além da questão estética, podendo ajudar (e muito) a prevenir doenças graves, como câncer, diabetes ou complicações no parto para as gestantes.

Para manter a saúde dos dentes em dia, não se esqueça de seguir as recomendações que fizemos neste post, além de consultar seu dentista frequentemente. E lembre-se: ter um bom plano odontológico pode ajudá-lo a manter esse hábito sem se preocupar com o orçamento.

O que achou deste post? Ele foi útil para motivar você a cuidar melhor da sua higiene bucal? Se quiser saber mais sobre o assunto, consulte também este outro conteúdo que esclarece sobre doenças da gengiva!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This