Quando o desejo é aumentar a produtividade de uma empresa, uma das alternativas é fazer novos investimentos em tecnologias, certo? O mesmo acontece com a saúde do funcionário, porque, para que ele tenha melhor desempenho, também é necessário que a organização faça investimentos.

Em curto prazo, pode parecer que isso causará aumento de gastos mensais. No entanto, os retornos são positivos, percebidos no maior comprometimento da equipe e na qualificação do trabalho, com resultados mais expressivos para a empresa.

Além disso, ao aumentar a qualidade de vida do trabalhador, evitamos problemas que poderiam fazer com que ele se afastasse ou até mesmo tivesse que sair do emprego. Neste artigo, explicamos como esse investimento pode reduzir os custos da empresa. Acompanhe!

Por que investir na saúde do funcionário?

Oferecer benefícios aos trabalhadores é uma forma de investir na qualidade de vida da equipe. No entanto, não podemos negar que eles representam uma porcentagem alta da folha de pagamento, podendo representar cerca de 10% do total.

Obter o retorno do valor investido — e, consequentemente, alcançar vantagens com a política de incentivos — passa por optar pelos auxílios certos. E essa preocupação com a melhor experiência dos funcionários dentro da empresa contribui para a redução de custos.

É preciso compreender que os colaboradores não desejam somente o salário fixo, pois existem alguns aspectos que tornam o vínculo empregatício ainda mais atrativo e aumentam a satisfação dos profissionais. Isto é, quando veem que têm mais direitos garantidos, eles se sentem valorizados e motivados para trabalhar em prol da organização.

Logo, a preocupação com a qualidade de vida do time promove dois impactos positivos, que são:

  • melhoria de saúde dos colaboradores;
  • aumento da proatividade dos funcionários em desempenhar suas funções, para que a empresa continue tendo interesse em mantê-los no quadro.

Estando satisfeitos com o ambiente corporativo, os integrantes da equipe vestem a camisa do negócio e desejam o seu sucesso contínuo, porque isso se reflete também nas vidas deles.

No final, os dois lados ganham, pois o trabalhador conquista mais saúde e bem-estar e a organização conta com profissionais dedicados.

Como esse investimento reduz os custos?

Como você viu, disponibilizar recursos para valorizar os funcionários, por meio da oferta de benefícios, promove mais satisfação com o trabalho e melhorias gerais de saúde. O resultado dessa combinação é uma performance mais efetiva da equipe.

No entanto, se a empresa estará ofertando ao funcionário mais do que um salário, de que modo isso pode ajudar o negócio a reduzir custos? Listamos, a seguir, algumas vantagens que são alcançadas pela empresa, para que você entenda onde a redução realmente ocorre.

Baixos índices de faltas e afastamentos

A saúde do funcionário deveria ser um fator primordial para as empresas, porque, quando o colaborador está bem, ele não precisa faltar nem se afastar. Quando uma ausência acontece, há desfalque no time, fator que também contribui para o atraso de prazos, pois interfere na produtividade.

Maior engajamento da equipe

Quando o funcionário está saudável e sente bem-estar, ele trabalha melhor. Consequentemente, a empresa também alcança maior engajamento da equipe.

Powered by Rock Convert

Mais motivados, os colaboradores se preocupam em entregar bons resultados e trabalham com afinco. Assim, é possível reduzir a procrastinação e estimular que o profissional tenha interesse em explorar o seu potencial para contribuir com o coletivo.

Redução do turnover

Por duas razões, reduzimos o turnover ao investir na qualidade de vida e na saúde do funcionário. Primeiro, porque em função das vantagens que tem no emprego, a pessoa não sente vontade de procurar outra empresa; segundo, porque o trabalhador se mantém saudável e não precisa abandonar seu posto por causa de doenças ou problemas que limitem suas funções.

Aumento da produtividade

Não podemos esquecer que os funcionários trabalham melhor quando recebem benefícios que elevam sua saúde e qualidade de vida. Em consequência, a produção ganha muito. Afinal, os profissionais estarão dispostos para desempenhar suas tarefas e, devido à satisfação com o emprego, farão tudo com mais prazer, atendendo a prazos e metas.

Quais são os benefícios que possibilitam esses resultados?

Existem diversos benefícios que podem ser oferecidos para valorizar os trabalhadores no ambiente empresarial. No entanto, alguns deles podem ser mais eficazes para aumentar o padrão de qualidade de vida e bem-estar, já que estão diretamente relacionados à saúde do funcionário.

A seguir, listamos algumas opções que você pode trabalhar em sua empresa para alcançar uma boa redução de custos com a folha de pagamento. Veja!

Plano de saúde

O plano de saúde é um dos benefícios mais desejados pelos profissionais e que pode ser oferecido por empresas de qualquer porte. Isso porque é possível personalizar esse produto para que ele atenda exatamente às necessidades de cada organização. Sendo assim, ao contratá-lo, procure por aquele que esteja adequado ao perfil dos seus funcionários.

Plano odontológico

Esse também é um benefício muito importante, pois a saúde bucal influencia diretamente todo o organismo. Da mesma forma que acontece com o pacote de saúde, é possível personalizar o plano odontológico de acordo com os interesses da empresa, de modo que ele esteja adequado àquilo que a organização precisa garantir aos seus colaboradores.

Auxílio-academia

A prática de exercícios é recomendada pelos especialistas em saúde, já que oferece melhoria global da qualidade de vida. Portanto, custear atividades desse tipo é outro benefício interessante a ser oferecido à sua equipe.

Além de promover a prevenção de doenças, uma rotina de treinos físicos pode ser essencial para estabilizar o humor, reduzir o estresse e fortalecer a autoestima.

Alimentação balanceada

É possível oferecer alimentos no local de trabalho, e o ideal é que as refeições sejam equilibradas e se possível planejadas por um profissional da nutrição.

Além de garantir melhorias de saúde para os seus colaboradores com esse benefício, também é possível baixar custos por meio da busca de fornecedores que ofereçam descontos especiais para a organização.

O cuidado com a saúde do funcionário é essencial para que a sua equipe tenha melhor desempenho e entregue resultados positivos para a empresa. Ofereça benefícios atrativos e que estejam relacionados à saúde e à qualidade de vida, para que de fato haja a redução de custos almejada.

Agora, você sabia que dor de dente também impacta a qualidade de vida dos funcionários? Veja este outro artigo do blog para saber mais detalhes sobre o tema!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This