Você já parou para pensar em como a saúde bucal no ambiente de trabalho tem tudo a ver com a qualidade de vida e, por consequência, com a produtividade da equipe? Funcionários saudáveis estão menos propensos a erros, acidentes, ausências. Além disso, são mais motivados, focados e produzem com muito mais qualidade.

Sabemos que a maioria dos brasileiros fica mais de 10 horas no ambiente de trabalho e que, por isso, nem sempre realiza os cuidados essenciais com a saúde bucal. Por isso a importância de incentivar esse hábito entre os seus colaboradores.

Neste artigo, vamos esclarecer como isso pode influenciar na produtividade da sua equipe e como você pode fazer isso. Confira!

Quais os benefícios da promoção da saúde bucal nas empresas?

Estimula a mudança de comportamentos e hábitos

A correria rotineira de quem trabalha fora de casa leva as pessoas a fazerem suas refeições em restaurantes ou dentro das empresas. Muitas vezes, escovar os dentes e passar o fio dental são hábitos que ficam de fora desse dia a dia. Além disso, há os lanchinhos que complementam a alimentação nos intervalos, pela manhã e tarde.

Você deve concordar que passar muitas horas do dia sem cuidar dos dentes de forma apropriada vai prejudicar a saúde dos seus colaboradores de alguma forma, não é mesmo? Uma maneira de amenizar esse problema é o estímulo para que cada um deixe na empresa um kit de higienização bucal, no mínimo com escova, pasta e fio dental.

Favorece o relacionamento entre as pessoas

Estar com os dentes sujos não apenas favorece o surgimento de placas bacterianas, cáries, gengivites, entre outros, mas também dificulta o relacionamento entre as pessoas. Isso porque a falta de higiene bucal adequada causa mau hálito e deixa os dentes amarelados.

Aos poucos, quando percebem ter esse problema, as pessoas acabam se retraindo. Sorriem e conversam com menos frequência, o que torna o trabalho em equipe mais difícil. Além disso, a falta de socialização pode prejudicar as chances de o profissional nas relações com os colegas de trabalho.

Melhora a saúde geral das pessoas

Muitas vezes, a falta de higiene bucal tem relação direta com males de saúde, como desconfortos físicos e emocionais, e doenças sistêmicas, cuja primeira manifestação se dá na boca. Uma delas é a endocardite bacteriana, um grave problema no coração que pode ser causado por bactérias provenientes dos dentes.

Os problemas de saúde afetam a sua empresa à medida que acabam por reduzir a produtividade dos colaboradores. Isso porque eles tiram a concentração, levando a acidentes de trabalho ou ao absenteísmo, devido às visitas mais frequentes ao médico.

Colabora com a imagem corporativa

Uma empresa que demonstra preocupação com a saúde do colaborador reflete uma imagem positiva para o mercado e atrai os melhores profissionais para o negócio. Ter entre seus benefícios um plano odontológico, extensivo à família, traz mais tranquilidade aos empregados, comprometimento e admiração pela organização.

Além disso, a contratação de plano odontológico favorece a empresa, que pode deduzir o valor pago do Imposto de Renda.

Como as empresas podem incentivar a saúde bucal dos colaboradores?

É fato que, quanto mais benefícios oferecidos aos colaboradores, mais competitiva se torna a empresa em busca dos melhores profissionais do mercado. Ter um programa de incentivo à saúde bucal e oferecer um plano odontológico para os funcionários, incluindo seus familiares, certamente colocará o negócio à frente da concorrência.

Dessa forma, a companhia investe da satisfação dos empregados, ajudando a melhorar a sua qualidade de vida e aumentando a sua produtividade, já que o seu foco no trabalho será maior. Os programas de avaliação odontológica, quando incorporados àqueles que envolvem a saúde do colaborador em geral, atuam no incentivo a tratamentos e na conscientização sobre a importância da higiene bucal para a saúde does funcionários.

Aplicação da Odontologia do Trabalho

Existe um setor que ainda não é muito explorado pelas empresas no Brasil, chamado de Odontologia do Trabalho. É ela a responsável pela avaliação da saúde bucal dos colaboradores, podendo propor os tratamentos necessários a partir da realização de exames odontológicos admissionais.

Assim, é possível identificar, por exemplo, se há problemas de saúde decorrentes da higienização inadequada, como a endocardite bacteriana, que já mencionamos, a diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) promoveu um estudo em que mostra que 20% das faltas no trabalho nas indústrias podem ter como origem os problemas com saúde bucal. O dado mostra a importância da aplicação da Odontologia do Trabalho como aliada às ações de promoção da saúde nas empresas, tendo como base a prevenção.

Contratação de um plano odontológico

Muitas vezes as pessoas não procuram os tratamentos odontológicos ou as visitas preventivas aos consultórios do dentista por motivos econômicos, por não conseguirem encaixar em seu orçamento os preços cobrados pelos profissionais. Com um plano odontológico, elas terão mais tranquilidade para prevenir doenças, fazendo visitas regulares ao odontologista, conforme é recomendado.

Os custos são acessíveis, tanto para os colaboradores quanto para as empresas, que ainda podem deduzir o investimento do seu Imposto de Renda. Os planos odontológicos são regulados pela Agência Nacional de Saúde e cobrem inúmeros procedimentos, com o custo competitivo e podendo ser estendidos aos dependentes dos funcionários.

Já deu para perceber que a saúde bucal no ambiente de trabalho vai favorecer a imagem da empresa, a satisfação dos profissionais e o aumento da produtividade do seu negócio. As melhores maneiras de promover isso são o incentivo à higiene dos dentes entre as refeições, a aplicação dos conceitos de Odontologia do Trabalho nas ações de promoção da saúde e a contratação de plano odontológico para os seus funcionários.

Agora que você já entendeu a importância da saúde bucal no ambiente de trabalho, que tal saber mais sobre como escolher o melhor plano odontológico oferecido pelo mercado?

Escreva um comentário

Share This