Saúde bucal e qualidade de vida: entenda os impactos para seu negócio

6 minutos para ler

Não há como negar que saúde bucal e qualidade de vida estão diretamente relacionadas. Afinal, é fato que os problemas que afetam a boca também podem prejudicar o organismo. Além disso, eles trazem incômodos que impactam o dia a dia e, dependendo do caso, também abalam a autoestima.

Por isso, é de responsabilidade das empresas se preocupar com asaúde bucal dos funcionários, uma vez que isso impacta seu bem-estar geral, melhorando a sua produtividade no trabalho.

É importante entender que as medidas adotadas para cuidar dos colaboradores não podem ser consideradas gastos. Na verdade, são investimentos que você faz em sua equipe, que é a base da sua empresa. Para entender melhor, continue lendo e confira os impactos que isso pode trazer para o seu negócio.

A importância de pensar na saúde bucal e qualidade de vida dos funcionários

Quem já sentiu uma dor de dente sabe o quanto ela incomoda. Ainda que não seja muito intensa, se manifesta de uma forma constante e atrapalha até mesmo o raciocínio e a concentração. Agora, imagine se isso acontece com um dos seus funcionários. Certamente, ele terá sua produtividade reduzida por causa desse incômodo.

Além disso, você sabia que as bactérias que se proliferam na boca em função deproblemas como cárie, tártaro e gengivite podem migrar pela corrente sanguínea? Assim elas podem parar em órgãos vitais, como o coração e o pulmão. Ali, é possível que desencadeiem problemas sérios, como a pneumonia e a endocardite bacterianas.

É por isso que dissemos que saúde bucal e qualidade de vida estão diretamente relacionadas. Elas caminham lado a lado, afinal, quando uma pessoa tem algum problema com seus dentes ou gengivas, isso se reflete em outros muitos aspectos da sua vida.

Voltando ao ambiente de trabalho, é importante que você ajude os seus colaboradores a cuidar bem dos dentes, porque, assim, estará mantendo a saúde de todos eles. Dessa forma, também aumenta sua satisfação com o trabalho e a produtividade, trazendo benefícios para a empresa.

Quais os impactos disso para o negócio

Infelizmente, a política de muitas empresas ainda consiste em ver no funcionário somente a mão de obra. O único interesse é que ele cumpra o seu trabalho da maneira como se espera, tratando-o, basicamente, como se fosse máquina, um mero patrimônio material da organização.

No entanto, esse pensamento vem se modificando em muitas empresas, que reconhecem que os colaboradores são uma parte fundamental de qualquer negócio. Sem eles, não é possível que as tarefas sejam desempenhadas.

É por isso que você precisa se preocupar com a saúde bucal e qualidade de vida da sua equipe. O bom andamento do seu negócio depende da atuação dela; portanto, os profissionais precisam se sentir valorizados e devem ser bem-cuidados, recebendo atenção com relação a suas necessidades.

Já explicamos que a saúde bucal precisa estar equilibrada, porque se reflete na saúde orgânica e também mental do indivíduo. Mas não se esqueça de que o cuidado oferecido não foca apenas os colaboradores, pois se reflete na organização de um modo geral.

Powered by Rock Convert

A seguir, explicamos melhor quais são os benefícios que sua empresa pode alcançar por cuidar bem dos funcionários.

Maior produtividade

É muito difícil ter uma boa concentração e manter o foco naquilo que estamos fazendo quando estamos incomodados com alguma coisa. Sendo assim, uma forma de fazer a sua equipe produzir mais é cuidar do sorriso dela. Isso evita doenças bucais e eleva a autoestima e autoconfiança.

Entrega de resultados

Se cada um dos colaboradores tiver uma melhora em sua produtividade, é fato que todo o conjunto alcançará um melhor desempenho. Portanto, a sua empresa conseguirá uma boa entrega de resultados, cumprindo prazos e alcançando metas. Tudo isso mantendo a qualidade dos serviços que você presta.

Equipe mais engajada

Ao cuidar da saúde bucal e qualidade de vida dos seus funcionários, você também consegue fazer com que eles trabalhem de uma forma mais engajada. Isso se dá em função de estarem se sentindo bem, o que melhora o estado psicológico e o humor. Também ficam satisfeitos com o reconhecimento e valor oferecido pela empresa; então, se dedicam mais.

Menos faltas e afastamentos

O cuidado com a saúde bucal da sua equipe ajuda, ainda, a reduzir o número de faltas e afastamentos, pois os problemas bucais são prevenidos. O colaborador não precisa faltar ao trabalho porque não está se sentindo bem ou para recorrer a uma emergência. Ainda que demande algum tratamento, ele será mais simples e poderá ser feito com antecedência.

Redução de custos

É fato que o desfalque no quadro de colaboradores impacta a produtividade da empresa. Além disso, quando um profissional precisa se afastar, há necessidade decontratar outro temporariamente, e tudo isso implica custos extras. Portanto, é preferível que você cuide da saúde bucal dos seus funcionários.

Vantagens de oferecer plano de saúde e odontológico

Para cuidar da saúde bucal e qualidade de vida dos seus colaboradores, é muito importante promover ações dentro da empresa que ajudem a conscientizar a respeito da importância disso. Também é interessante oferecerbenefícios relacionados à saúde, como os planos médico e odontológico.

Dessa forma, seus colaboradores terão à disposição especialistas de diversas áreas, além da possibilidade de realizar exames e procedimentos. Assim, não precisam se preocupar com as filas de espera da saúde pública, nem deixar de fazer um acompanhamento por causa do alto custo de uma consulta particular.

Os planos de saúde e odontológico facilitam o acesso a médicos, dentistas e outros profissionais, com a vantagem de que as consultas podem ser agendadas para o horário mais conveniente para o funcionário. Assim, além de encontrar os especialistas perto dele, não há necessidade de faltar ao trabalho

Quando você oferece um benefício como esse, faz uminvestimento fixo mensal. Fica mais fácil controlar as finanças da empresa e evitar os gastos extras, sem falar que aumenta a satisfação dos seus colaboradores, pois esses são benefícios muito valorizados por eles.

Portanto, os planos de saúde e odontológico são seus aliados na hora de cuidar da saúde bucal e qualidade de vida como um todo da sua equipe. Essa é uma medida estratégica para que você demonstre sua preocupação com os colaboradores e, ao mesmo tempo, invista em sua empresa, aumentando a produtividade dela,reduzindo custos e colhendo excelentes resultados.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário