Os impactos e a importância de pensar na saúde bucal dos funcionários

6 minutos para ler

A gestão de saúde e segurança é indispensável para todas as empresas. Afinal, os colaboradores são responsáveis pelo andamento do negócio e, portanto, o seu bem-estar no ambiente corporativo deve ser tratado como prioridade por parte dos gestores.

Nesse sentido, um dos principais elementos a ser considerado é a saúde bucal dos funcionários, levando em conta que ela interfere diretamente na socialização do indivíduo com a equipe, na motivação e no empenho para o trabalho.

Para ajudá-lo a refletir sobre a importância da saúde bucal dos funcionários, reunimos algumas informações sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Os impactos da saúde bucal na vida das pessoas

Muitos associam o acompanhamento odontológico ao tratamento de doenças. No entanto, os impactos da saúde bucal na vida das pessoas, em geral, são bem mais amplos. Eles podem afetar tanto a vida pessoal quanto a profissional do indivíduo. Entenda!

Prevenção de doenças

Um dos maiores benefícios da manutenção da saúde oral é a prevenção de doenças. Sabe-se, hoje, que a má higiene bucal e a falta de acompanhamento especializado são causas de inúmeros problemas que, inclusive, se dão em regiões do organismo que ultrapassam a estrutura dentária. Há doenças cardíacas, por exemplo, que estão relacionadas à disseminação de bactérias pela boca.

Aumento da autoestima

A saúde bucal também se relaciona de forma direta com a autoestima do indivíduo, visto que um sorriso bonito e agradável contribui para a harmonização do rosto e melhora a estética facial. Dessa forma, a pessoa que cuida bem de seus dentes tende a se sentir mais segura e confortável para se relacionar com os que estão ao seu redor.

Melhor socialização

Sentir dores na arcada dentária ou ter mau hálito, sem dúvidas, afeta negativamente as relações interpessoais. Isso porque esses problemas podem levar a desconfortos físicos e psicológicos, especialmente no ambiente corporativo, fazendo com que o indivíduo se isole dos demais.

A importância de cuidar da saúde bucal dos funcionários

Como visto, os impactos da saúde bucal na vida pessoal e profissional das pessoas são significativos. Diante desse fato, muitas empresas buscam desenvolver políticas para oferecer assistência odontológica às suas equipes, prevenindo o surgimento de problemas dentários e todos os seus desdobramentos.

Ao implementar ações como essa, no entanto, a empresa não apenas promove a satisfação do colaborador como também contribui para os seus resultados. Continue com a leitura e entenda melhor de que forma isso ocorre!

Retenção de funcionários

As políticas voltadas à retenção de talentos estão entre as que mais contribuem para o desenvolvimento da empresa no mercado. Afinal, contar com bons colaboradores é uma ótima estratégia para elevar o desempenho do negócio.

Para evitar a rotatividade da equipe, entretanto, é necessário que a instituição mostre seu diferencial no que se refere à valorização ao trabalho. Nesse sentido, a oferta de assistência odontológica pode contribuir significativamente.

Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é consequência que também pode ser percebida pelo gestor a partir do incentivo aos cuidados com a saúde bucal do funcionário. A medida contribui para a redução das faltas e do recebimento de atestados por motivos de doença.

Além disso, livre de qualquer tipo de problema e gozando de bem-estar, o trabalhador poderá atuar com maior motivação e ter menos quedas em seu rendimento.

Powered by Rock Convert

Redução de custos na empresa

O cuidado com a saúde bucal dos funcionários também pode contribuir para a redução de custos na empresa. Muitos desconhecem essa possibilidade, entretanto, a oferta de benefícios odontológicos pelo empregador pode ser deduzida do imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ).

O desconto constitui, na verdade, um incentivo governamental para ações institucionais que buscam promover o bem-estar dos colaboradores.

Incentivo à saúde e ao bem-estar

A oferta do plano odontológico ideal para um acompanhamento profissional eficaz também é responsável por promover uma cultura empresarial de incentivo à saúde e ao bem-estar.

Isso, por sua vez, reflete de forma positiva na imagem que o negócio têm diante do público — interno e externo. Até porque, uma empresa que se preocupa com questões humanas pode ter sua credibilidade elevada.

Aumento da qualidade de vida

Pensar na saúde da equipe é uma ação que gera reflexos positivos inclusive na vida particular dos colaboradores. Isso é importante uma vez que a satisfação pessoal do funcionário em relação aos relacionamentos que cultiva reflete no seu desempenho profissional.

Vale lembrar que, promovendo qualidade de vida, a empresa poderá contar com equipes mais alegres no ambiente profissional e, portanto, mais motivadas para o trabalho.

A necessidade de buscar por um bom plano odontológico para empresas

Diante de todos os benefícios que o incentivo à saúde bucal pode proporcionar — tanto para o colaborador quanto para o empregador —, é importante pensar em soluções a serem implementadas no ambiente organizacional.

Nesse contexto, é fundamental que o gestor avalie criteriosamente o plano odontológico empresarial que pretende contratar no mercado. Ele deve verificar se a prestadora de serviços conta com boa reputação, se tem compromisso com o contratante e ética para preservar a qualidade do atendimento ao trabalhador.

Somente dessa forma o negócio poderá usufruir de todos os benefícios decorrentes do bem-estar da equipe, além de assegurar que ela tenha amplo acesso a uma assistência odontológica.

Uma excelente alternativa é contar com o suporte do Goldental, o plano odontológico da Golden Cross. Essa pode ser grande parceria, uma vez que a empresa garante a oferta de serviços de qualidade com profissionais qualificados e ótimo custo-benefício.

Como você pôde ver, o cuidado com a saúde bucal dos funcionários é uma das ações mais importantes para elevar a produtividade do negócio, o desempenho das equipes e reter talentos que contribuem para os resultados da empresa. Afinal, o colaborador satisfeito, livre de qualquer problema bucal, tende a trabalhar com maior motivação e empenho.

É importante, no entanto, que o gestor procure uma empresa séria e com credibilidade no mercado para oferecer a melhor assistência odontológica.

Gostou das nossas dicas? Que tal saber mais sobre assistência odontológica aos funcionários? Baixe este e-book e tenha acesso a um manual completo sobre saúde bucal nas empresas!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário