Você sabia que é preciso ter cuidados minuciosos com a saúde bucal do bebê desde os primeiros meses de vida? Afinal, antes mesmo do primeiro dentinho nascer, alguns problemas podem sim comprometer a saúde odontológica da criança. Já ouviu falar, por exemplo, no sapinho ou na cárie de mamadeira?

A verdade é que, mesmo não mastigando nenhum alimento, o recém-nascido tem contato com açúcares presentes no próprio leite materno. Por isso, a higiene da boca é essencial.

Só que esses cuidados são diferentes daqueles adotados na vida adulta, como a escovação e o uso do fio dental, viu? No caso dos bebês, é preciso ter atenção especial.

Diante da importância do assunto, resolvemos reunir aqui um passo a passo com os principais cuidados envolvendo a saúde bucal do bebê. Acompanhe!

Faça a higienização da gengiva do bebê

A higienização bucal dos bebês deve ser feita a partir dos 3 meses de vida. Com isso, a criança já começa a adquirir o hábito de ter sua boquinha manipulada desde cedo. A limpeza precisa ser feita após cada mamada, a fim de evitar o acúmulo de bactérias. E o melhor é que o procedimento é bem simples!

Primeiramente, reserve um copo com água mineral ou fervida, mas em temperatura ambiente. Em seguida, enrole uma gaze ou uma fraldinha de tecido macio no dedo indicador. Molhe o material na água e leve à parte interna da bochecha do bebê. Com movimentos leves, passe o dedo por toda a a parte interna da boca (nos roletes gengivais) e a língua da criança, removendo assim os resíduos de leite.

Outra opção é fazer esse processo com uma dedeira, vendida em farmácias e lojas especializadas. Lembre-se de esterilizá-la com a mesma frequência que o faz com as mamadeiras e chupetas. Também é possível usar lencinhos específicos para essa limpeza.

Introduza a escovação ao nascer o primeiro dente

Assim que os primeiros dentinhos surgirem, deixe de lado a água com gaze e dê início à limpeza com uma escova de dente. E não existe uma data certa para fazer essa mudança, uma vez que o primeiro dente pode aparecer dos 4 aos 9 meses de idade.

A limpeza dos dentinhos precisa ser realizada por um adulto, que deve escolher uma escova macia, com cabeça pequena e cabo longo. Até que o dente nasça por completo, o ideal é usar apenas água. Depois, é permitido usar creme dental, desde que seja de acordo com a idade da criança. Só tenha cuidado com a quantidade de creme, ok? Normalmente, o tamanho de um grão de arroz cru é uma boa referência.

Mãos à obra? Então apoie a cabeça do bebê em você, a fim de deixá-lo confortável e facilitar o processo. Escove dente por dente, tanto na parte inferior quanto na arcada superior. Não se esqueça de escovar também os dentes molares, aqueles que ficam no fundo da boca, e a língua. Ao final da escovação, limpe a boca da criança com a ajuda de uma gaze molhada para retirar o excesso de creme dental. Esse processo deve ser feito pelo menos 2 vezes ao dia.

Crie uma rotina divertida para a escovação

É comum que algumas crianças, principalmente com idades entre 1 e 2 anos, chorem na hora da escovação. Se isso acontecer, você pode lançar mão de certos artifícios para promover distrações, como dar o play em músicas suaves e vídeos educativos sobre higiene bucal.

O ideal é que a criança associe o momento da escovação a algo divertido, prazeroso. Assim, ela não cria traumas nem fica nervosa durante o processo. Para tanto, você pode apostar em escovas de dente com personagens, pastas de dente coloridas e som ambiente. Enquanto faz a higienização, aproveite para conversar sobre a importância desse cuidado. E procure chamar a criança para escovar os dentes assim que a refeição acaba, sem precisar interromper uma brincadeira depois para isso.

Incentive a criança a escovar os dentes sozinha

Assim que os dentes de leite começam a aparecer, é hora de criar uma rotina mais participativa com a criança. O ideal é que ela veja outras pessoas da casa escovando os dentes e usando o fio dental. Com esses bons exemplos, logo vai querer fazer tudo por conta própria!

Quando a criança quiser escovar os dentes sozinha, não hesite em deixar. Só fique atento para supervisionar, dando dicas durante o processo. Ao menos no início, você pode dar uma escovada com ela depois, garantindo a limpeza adequada. Que tal posicionar um banquinho perto da pia para ajudá-la a alcançar a torneira, deixando-a mais à vontade? Crie uma rotina de escovação em conjunto!

Conte com o dentista para cuidar da saúde bucal do bebê

Ao cuidar da saúde bucal do bebê, você previne diversas doenças, inclusive a cárie de mamadeira e a cárie infantil.

A cárie de mamadeira, como dissemos rapidamente lá no início do texto, é causada pela exposição frequente a líquidos que contenham açúcar, como o leite e os sucos de frutas. Esses líquidos se acumulam ao redor dos dentes enquanto o bebê está dormindo, provocando as cáries. Assim, além de não deixar o bebê adormecer com a mamadeira na boca, é importante fazer a higienização da gengiva a cada mamada.

A cárie infantil também é bastante comum e precisa ser prevenida, pois ataca os dentinhos de leite e pode comprometer seriamente a saúde dos dentes que ainda não nasceram. Para evitá-la, é preciso reduzir o consumo de alimentos açucarados e escovar os dentes da criança com regularidade.

E não podemos deixar de citar a importância de visitar regularmente o dentista desde cedo! Essas visitas são importantes a partir do momento em que o primeiro dente do bebê nasce, devendo ser mantidas até a vida adulta. O acompanhamento é essencial para que os pais sejam orientados em relação à aquisição de hábitos saudáveis e para que as crianças percam o medo do consultório.

Como vimos neste passo a passo, a saúde bucal do bebê é muito importante para proporcionar um crescimento com dentes saudáveis e hábitos adequados de higiene oral. Lembre-se sempre de incentivar e supervisionar seus filhos, para que cresçam com um sorriso muito mais bonito!

E então, gostou de conhecer melhor os cuidados necessários com a saúde bucal do bebê? Viu como é importante manter hábitos saudáveis desde os primeiros meses de vida? Pois aproveite a visita em nosso blog para ler também sobre os cuidados fundamentais no pós-parto!

Escreva um comentário

Share This