Tão difícil quanto encontrar bons colaboradores é mantê-los dentro da sua empresa, não é mesmo? Afinal, todos os concorrentes também estão em busca de excelência e farão de tudo para contratar os melhores talentos. Por isso, saber o que causa a rotatividade de funcionários e como evitar que aconteça pode ser extremamente importante.
Embora seja um grande problema para as organizações, é possível minimizar as possiblidades de que isso ocorra no seu negócio, até mesmo com a adoção de medidas simples, mas que gerem um ambiente mais propício para a manutenção de uma mão de obra qualificada.
Continue sua leitura e descubra como fazer isso!
Afinal, o que é a rotatividade de funcionários?
Como o próprio nome já diz, a rotatividade de funcionários, também conhecida por um indicador chamado de turnover, está ligada com a relação entre admissões e desligamentos, podendo ser um problema quando ocorre em excesso. Por isso, empresas de todos os ramos e segmentos do mercado estão se preocupando com esse número.
A situação pode ocorrer de muitas maneiras e com causas diferentes, que incluem aspectos internos e externos, como a falta de um ambiente saudável de trabalho, salários abaixo da média, ausência de um programa de benefícios, cenários macroeconômicos desfavoráveis, quedas de receita ou grandes crises, como ocorreu na pandemia do novo coronavírus.
Quais as principais causas da rotatividade de funcionários?
Como vimos, as causas da rotatividade de funcionários podem ser internas ou externas. No entanto, como uma empresa dificilmente pode influenciar o cenário macroeconômico, são as situações intrínsecas às suas atividades que podem ser alteradas estrategicamente. Por isso, veja alguns dos motivos para a saída de colaboradores.
Clima organizacional tóxico
Empresas podem ser ambientes bastante desafiadores e, dependendo do contexto organizacional, não é raro que proporcionem um clima tóxico. Isso pode se tornar um tremendo problema, aumentando os níveis de ansiedade, estresse, gerando discussões, minando a produtividade e causando uma alta rotatividade de funcionários.
Por isso, a maneira pela qual a companhia se posiciona perante o mercado e seus próprios contratados precisa ser muito bem pensada. É preciso fazer com que todos se sintam como parte integrante e relevante dos processos. Além disso, é recomendável que a equipe se identifique com os valores do negócio e trabalhe por um único propósito.
Poucas oportunidades de crescimento
Outro ponto que pode contribuir para uma elevada rotatividade entre os funcionários está em proporcionar poucas oportunidades de crescimento profissional. Várias empresas pecam nesse sentido e, com isso, tendem a perder aqueles colaboradores mais ambiciosos e que anseiam por desenvolvimento no contexto de suas carreiras.
Por isso, é crucial que os gestores reflitam sobre tal aspecto e adotem medidas no sentido de oferecer as devidas condições e, principalmente, critérios para promoções e projeção de cargos, com salários maiores de acordo com os resultados e tempo de casa. A clareza é importante, até para que não ocorram interpretações equivocadas ou expectativas irreais.
Salários demasiadamente baixos
Muitas empresas e seus gestores ainda acham que salários demasiadamente baixos podem representar uma boa economia para a empresa. No entanto, embora isso possa parecer verdade se pensarmos apenas na contabilidade fria dos números, o fato é que é mais um aspecto que pode estar entre as principais causas da rotatividade de funcionários.
Na prática, a grande maioria das pessoas não hesitaria em mudar de empregador se forem oferecidos ordenados melhores e/ou mais benefícios. Por isso, é importante repensar a política institucional de remunerações, além de encontrar maneiras de promover um maior reconhecimento, como planos de carreira e bonificações extras.
Como evitar que a rotatividade de funcionários aconteça?
Agora que você já sabe o que é a rotatividade de funcionários e quais as suas principais causas, chegou a hora de descobrir como a sua instituição pode virar esse jogo. Existem tanto medidas simples e poucos dispendiosas, quanto ações mais robustas e que demandam investimentos. Acompanhe.
Comece escutando os seus colaboradores
O primeiro passo para evitar que a rotatividade de funcionários aconteça consiste em escutar os seus colaboradores. Afinal, por melhor que você ache que é a comunicação interna, é bastante provável que sua equipe tenha demandas, anseios e necessidades que podem ser bastante surpreendentes e diferentes do que você imaginava.
Enquanto alguns profissionais podem ansiar por salários mais altos e benefícios consideráveis, outros podem estar insatisfeitos simplesmente por não contarem com ferramentas e equipamentos adequados para suas atividades. É provável que você não consiga resolver todos os aspectos de uma só vez, mas é possível se comprometer em oferecer melhorias.
Estabeleça uma política de benefícios
Estabelecer uma política de benefícios é mais uma das medidas essenciais para evitar que a rotatividade de funcionários aconteça. O melhor de tudo é que há flexibilidade nesse aspecto, podendo adaptar a carteira de vantagens ao tamanho da sua empresa, ao número de colaboradores, ao orçamento disponível e assim por diante.
É muito válido, por exemplo, disponibilizar um plano de saúde, pois é uma das demandas mais recorrentes no Brasil e que pode ajudar até no aumento de produtividade da equipe, pois qualquer um melhora sua performance quanto se sente mais seguro. Outras opções motivadoras são o vale-refeição, vale-transporte ou viagens corporativas.
Considere oferecer um plano de carreira
Por fim, outra ação estratégica para reter talentos e evitar que a rotatividade de funcionários aconteça está em oferecer um plano de carreira. Como dissemos, a falta de uma perspectiva de desenvolvimento é uma grande reclamação entre os profissionais brasileiros, especialmente entre aqueles mais ambiciosos e motivados.
Por isso, agir nesse sentido pode ser extremamente útil para lidar com esse desafio. Colaboradores têm um desempenho bem mais assertivo quando conseguem visualizar até onde podem chegar e, o mais importante, de que forma podem fazer isso. É interessante criar um organograma e uma política clara de gestão, sempre contemplando a meritocracia.
Seguindo essas dicas, você já sabe como reduzir a rotatividade de funcionários. Para calcular o turnover, a fórmula consiste em somar o número de admissões e desligamentos, dividindo por 2 e depois pegando o resultado, dividindo mais uma vez pelo número total de colaboradores da empresa. Reduzir esse indicador, portanto, deve ser a meta do gestor inteligente!
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