Resfriado ou alergia? Como saber a diferença?

5 minutos para ler

Entenda os sinais típicos de cada doença e saiba como se prevenir

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a cair e pronto. Logo muita gente começa a apresentar sintomas como tosse, coriza, dores de garganta, entre outros. Esses sinais, típicos de resfriados e alergias, como a rinite, confundem muita gente, e entender o que está se passando com seu corpo é fundamental para tomar as medidas corretas.

Por que essas doenças ocorrem nesta época?

O aumento de resfriados e alergias acontece pelo somatório de alguns fatores: tempo seco, poluição elevada (típica do período) e baixas temperaturas, que fazem com que as pessoas busquem ambientes fechados, o que favorece a proliferação das doenças e seus sintomas.

Leia também: conheça as doenças mais comuns do frio e saiba como se prevenir

Resfriado e alergia: sintomas são muito parecidos

À primeira vista, a alergia respiratória e o resfriado apresentam sintomas muito similares, como ausência de febre; coriza; espirros; obstrução nasal; irritação na garganta; e coceira no nariz.

Para diagnosticar o que está havendo, a maneira mais apropriada, obviamente, é procurar ajuda médica. E, no caso de resfriados e alergias, o mais indicado é um alergista ou alergologista. No entanto, existem algumas diferenças sutis que podem indicar o que está ocorrendo mesmo antes de você de buscar os serviços de saúde.

Importante: neste post, não estamos tratando de gripes, doenças mais fortes que costumam apresentar sintomas diferentes. O estado gripal é acompanhado, além dos sinais de alergias e resfriados, por febre, queda do bem estar geral e dores no corpo.

Entendendo a diferença entre o resfriado e a alergia

Alguns sintomas costumam indicar que você está sofrendo de uma ou outra doença. Conheça alguns deles:

Muco: quando você está infectado (a) com um vírus ou sofrendo com uma alergia, seu nariz provavelmente vai ficar entupido e começar a escorrer. Quando isso acontecer, observe o seu muco após assuar o nariz. Isso pode ajudar a determinar um resfriado ou uma alergia.

  • Se a cor for clara, provavelmente você está lidando com uma alergia.
  • Se for amarelada, verde ou acinzentada, costuma ser sintoma de resfriados.

Sintomas na garganta: neste caso, a diferença entre resfriado e alergia está nas sensações causadas, e isso pode ser explicado.

  • Pessoas com resfriados costumam apresentar inflamações, que causam a famosa dor de garganta. Isso acontece porque, ao entrar em contato com bactérias e vírus, como o do resfriado, as amígdalas podem infeccionar, e você vai sentir dores e até dificuldades para engolir.
  • Já pessoas com alergia costumam sentir algo bem diferente: uma coceira irritante na garganta, causada justamente por reações alérgicas à poeira, à poluição, ao cigarro, entre outros fatores alergênicos.

Tosse: em geral, a tosse causada por alergias respiratórias e resfriados costuma apresentar uma diferença importante: a produção ou não de catarro.

  • A tosse causada por alergias geralmente é mais seca, o que significa que você não tosse com catarro.
  • Já a tosse causada por um resfriado tende a produzir catarro.

O que fazer para se prevenir

Com medidas muito simples, você pode reduzir as chances de contrair um resfriado ou uma alergia. Confira:

  • Evite o fumo passivo: fique o mais longe possível da fumaça de cigarro. Ela resseca a mucosa, favorece infecções e está relacionada a muitos problemas de saúde, inclusive com a piora dos sintomas de alergias e resfriados;

Leia também: número de fumantes cai 42% entre beneficiários de planos de saúde

  • Não fique muito tempo em um ambiente fechado, cheio de pessoas, e procure manter sua casa ou local de trabalho bem arejados;
  • Mantenha sua carteira de vacinação em dia: participe das campanhas de vacinação;
  • Beba muita água: os líquidos ajudam o sistema imunológico a funcionar corretamente e mantêm seu corpo hidratado;
  • Lave as mãos com frequência, principalmente após limpar o nariz, ou ao chegar em casa após frequentar ambientes com outras pessoas. Dica: você também pode usar álcool gel para desinfetar as mãos;
  • Durma o suficiente: dormir bem é ótimo para o sistema imunológico.

Leia também: benefícios do sono para a saúde

Importante: se você ou alguém da sua família já sofre com alergias respiratórias, considere também os cuidados abaixo:

  • Evite que animais com pelo, como cães e gatos, circulem pelos mesmos ambientes que as pessoas com os sintomas;
  • Retire tapetes e carpetes dos ambientes de convivência comum;
  • Retire do quarto objetos que acumulem poeira (livros, pelúcias, caixas etc.);

Saiba mais:

Blog da Saúde – Ministério da Saúde

Revista Boa Forma

Revista Corpo a Corpo

WikiHow

Posts relacionados

Deixe um comentário