Quem nunca precisou de uma receita de remédio para dor de dente? Esse é um problema comum, que pode estar relacionado a diferentes causas. Independentemente daquilo que a provoca, é fato que a dor incomoda – principalmente quando se espalha para a cabeça e o ouvido.

O ideal é que a dor de dente seja avaliada e tratada por um dentista, mas é possível adotar algumas soluções seguras até que chegue o momento da consulta, com o intuito de aliviar um pouco o sintoma.

Neste artigo, apresentaremos algumas dessas soluções e abordaremos brevemente as principais causas da dor de dente. No entanto, não se esqueça de que as medidas descritas a seguir são paliativas, pois somente um profissional pode realizar o tratamento adequado, de acordo com a causa da dor.

Enquanto espera a consulta, veja o que fazer para ter um pouco mais de bem-estar!

Opções de medicamento para dor de dente

A dor de dente ocorre quando as terminações nervosas do dente são estimuladas em função de algum fator. É uma resposta do sistema imunológico a um problema ou ameaça, alertando que algo está errado e tentando combater o agente nocivo. Nossa reação quando isso acontece é buscar um remédio.

A primeira coisa que você deve ter em mente no que se refere a remédio para dor de dente é que somente um dentista pode indicar a melhor opção de tratamento. Esse sintoma é indício de que algo está errado, portanto, o profissional precisa avaliar o seu caso para identificar a origem da dor e tratá-la adequadamente.

Mas assim como acontece com qualquer outro tipo de manifestação dolorosa, é possível utilizar alguns fármacos analgésicos para reduzir os incômodos. Nesse caso, são utilizadas substâncias anti-inflamatórias não esteroidais, como:

  • dipirona;
  • paracetamol;
  • aspirina;
  • nimesulida;
  • ibuprofeno;
  • xilocaína.

Mas tenha cuidado! A automedicação não é recomendada em nenhuma situação. Isso porque os fármacos desencadeiam efeitos colaterais e ainda sofrem interações medicamentosas (com outros remédios, bebidas, alimentos etc.), podendo representar perigo se não forem administrados corretamente.

Além disso, os anti-inflamatórios agem reduzindo a capacidade do organismo de combater o problema identificado (no caso, a infecção). Sendo assim, alguns problemas podem se agravar quando usamos remédio sem indicação profissional.

Soluções caseiras de remédio para dor de dente

Também há quem procure opções caseiras de remédio para dor de dente, para não se arriscar com a ingestão de substâncias químicas. De toda forma, saiba que mesmo essas soluções precisam ser adotadas com cautela para não agravar o problema.

Além disso, o melhor tratamento é aquele feito pelo dentista, pois não combate apenas a dor, mas busca sua causa e elimina o mal pela raiz. Vale lembrar que qualquer solução caseira apenas traz um alívio momentâneo até que você possa se consultar com um profissional, o que deve ser feito o mais rápido possível.

A seguir, listamos algumas medidas que promovem efeito analgésico e reduzem os incômodos da dor de dente:

Água morna com sal

Se você identificar que a sua dor de dente tem origem na gengiva, observando que ela está inchada, com vermelhidão ou até mesmo sangrando, uma boa opção para minimizar o incômodo é fazer bochechos de água morna com sal.

Powered by Rock Convert

Como o sal tem propriedades antimicrobianas, ele ajuda a controlar a infecção. Para usufruir dos seus benefícios, aqueça um copo de água até que fique morna e, em seguida, acrescente uma colher de chá de sal de cozinha. Faça um bochecho por cerca de 30 segundos, cuspa toda a água e repita o processo a cada hora. Tenha cuidado para não engolir a solução.

Vinagre com sal

O vinagre também tem propriedades antimicrobianas e, por isso, pode ajudar a desacelerar infecções que provocam dor de dente. Sendo assim, é uma alternativa para acrescentar à água do bochecho, embora o seu sabor não seja muito agradável.

Caso queira potencializar os benefícios da medida caseira que mencionamos no tópico anterior, você pode acrescentar três colheres de sopa de vinagre e uma de sal em um copo de água. Essa mistura deve ser fervida e utilizada apenas quando estiver morna.

Compressas frias

As compressas frias são utilizadas para diversos problemas e também ajudam bastante como remédio para dor de dente. Isso acontece porque a temperatura baixa estimula a contração dos vasos sanguíneos e reduz o processo inflamatório, promovendo efeito analgésico.

Você pode aplicar essa compressa na região do rosto correspondente ao dente dolorido. Se for utilizar pedras de gelo, não se esqueça de envolvê-las em um pano para evitar queimaduras na pele. A duração da compressa deve ser de 10 a 15 minutos a cada 3 horas.

Própolis

A própolis é um antibiótico natural obtido a partir das plantas por intermédio do trabalho das abelhas. Ela também pode ajudar a minimizar a dor de dente, devendo ser aplicada diretamente no local dolorido ou utilizada em bochechos de 10 a 20 gotas diluídas em água.

Chás anti-inflamatórios e/ou analgésicos

Plantas medicinais em forma de chá podem ser utilizadas como remédio para dor de dente em função das propriedades anti-inflamatórias e/ou analgésicas que apresentam. Além de minimizar a dor, os chás controlam as inflamações e infecções até que o dentista possa tratá-las do jeito certo.

Infusões de camomila, capim-limão, macela, cravo-da-índia e erva cidreira são boas alternativas e podem ser administradas como bochecho. É possível acrescentar gotas de própolis para potencializar os efeitos.

Causas da dor de dente

Vale lembrar que a automedicação não é recomendada para tratar a dor de dente por causa dos diversos problemas que podem desencadear. A abordagem correta apenas pode ser definida por um especialista depois de avaliar a saúde bucal do paciente.

No entanto, podemos apontar as causas mais comuns desse incômodo, que são:

Como a dor de dente não tem hora para acontecer, é interessante ter à sua disposição um bom profissional. Uma boa alternativa é contratar um plano odontológico, para ter o suporte de especialistas em horas de emergência, evitando grandes esperas por um horário.

Essa facilidade também permite mais agilidade para realizar exames a fim de obter um diagnóstico e iniciar prontamente o tratamento — além de proporcionar o contato com diversos especialistas, caso seja necessário um atendimento mais direcionado.

Por isso, mais importante que conhecer opções de remédio para dor de dente é poder contar com bons profissionais — e não apenas na hora da dor! A prevenção é essencial para evitar dores e outros problemas bucais, garantindo um sorris sempre bonito e saudável.

Agora que você já conhece algumas soluções que podem amenizar a dor de dente, que tal conhecer suas causas mais comuns? Leia o nosso artigo sobre o assunto!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This