Uma das principais medidas que devem ser adotadas por empresas que desejam aumentar o lucro e crescer é reduzir o turnover. Afinal, a rotatividade de colaboradores impacta negativamente as finanças e a produtividade do negócio.
Contratações e desligamentos demandam custos, e treinar novos profissionais requer um tempo precioso que poderia ser melhor aproveitado para atingir as metas da empresa. Sendo assim, o ideal é focar na retenção de talentos para compor uma equipe engajada, comprometida e especialista naquilo que faz.
Não importa o porte da organização. É possível tornar os colaboradores mais interessados pela vaga que ocupam, mas é preciso promover certas ações para isso.
Neste artigo, listamos 5 delas para você colocar em prática e evitar o desfalque do seu quadro de colaboradores. Continue lendo e veja como reduzir turnover não é difícil como parece.
1. Conheça seus colaboradores
Não é somente o funcionário que precisa conhecer a empresa onde trabalha. A organização também deve estar ciente das qualificações, habilidades e competências dos profissionais que está contratando, além de observar o seu comportamento e o modo como executam as tarefas.
É possível reduzir turnover quando conhecemos a equipe, porque, dessa forma, fica mais fácil gerenciar as pessoas e tornar o ambiente de trabalho agradável e atrativo para elas. É verdade que o profissional precisa se adaptar à política da empresa, mas a organização também deve passar por modificações para que o espaço seja mais vantajoso para todos.
Conhecer os colaboradores ajuda a estimular a motivação no trabalho, seja por meio de feedback, seja com a promoção de eventos como happy hours, encontros e eventos esportivos, por exemplo.
Além disso, é importante para que os gestores saibam um pouco mais sobre as particularidades de cada funcionário, as suas famílias, os problemas enfrentados e assim por diante.
Esse cuidado torna próxima e humana a relação entre a empresa e a equipe. Os profissionais se sentem valorizados e, consequentemente, mais satisfeitos com a organização. Então, além de trabalhar com afinco, não sentem vontade de sair do emprego.
2. Saiba dar feedbacks
Um colaborador que não realiza seu trabalho do modo como a empresa espera nem sempre faz isso voluntariamente. Talvez ele não tenha compreendido as funções delegadas ou esteja com dúvidas e dificuldades. Portanto, os feedbacks são muito importantes.
Porém, é preciso saber como conversar com a equipe e apontar os seus pontos fortes ou fracos. As críticas devem ser construtivas e sempre com foco em melhorar o desempenho do colaborador. Sendo assim, é fundamental elaborá-las adequadamente.
Quando for necessário corrigir erros ou inadequações, faça tudo com profissionalismo e apontando soluções mais eficazes. Evite repreensões ou discursos que possam afetar a autoestima do colaborador. Ele precisa perceber que a sua intenção é ajudá-lo, e não diminuí-lo.
Como os feedbacks também apontam aquilo que é bom, procure fazer isso de modo que a equipe sinta-se reconhecida pelo trabalho executado corretamente. Não é interessante que os elogios soem como preferências entre um profissional ou outro, o que poderia causar desconfortos e gerar competições negativas.
3. Promova um ambiente de trabalho saudável
Um espaço corporativo equilibrado também é muito importante para reduzir turnover. Considere que os colaboradores passam várias horas do dia na empresa, então, o espaço precisa ser estimulante e atrativo, afastando sensações negativas.
Isso é construído com atenção a diversos fatores e detalhes. Um deles está relacionado às condições de trabalho oferecidas para os colaboradores. Eles precisam ter todos os recursos funcionando perfeitamente, e o espaço deve ser adequado às tarefas de cada um, para que consigam preservar a sua saúde e integridade física.
É fundamental que sejam cultivadas boas relações, estimulando interações positivas entre os profissionais. Essas pessoas convivem constantemente umas com as outras, portanto, é essencial que interajam com positividade, e isso também depende do modo como elas são lideradas.
A postura e a relação da empresa com os funcionários têm forte influência na satisfação deles com o emprego. Portanto, procure colocar em prática estratégias que favoreçam a comunicação e estimulem a motivação.
4. Invista em qualificações e treinamentos
Para que um colaborador desenvolva o seu trabalho com cada vez mais qualidade, ele precisa passar por qualificações e treinamentos. Quanto mais conhecimento e experiência ele adquirir, melhores serão o seu desempenho e a sua motivação, dois fatores que ajudam a reduzir turnover.
Esses treinamentos podem estar relacionados à capacitação técnica ou comportamental. Afinal, é importante que o colaborador conheça todo seu potencial e desenvolva habilidades, pois estará aplicando esse pacote em prol do crescimento do seu negócio. Ou seja, a evolução dele é interessante para o sucesso da empresa.
E para que as pessoas se sintam ainda mais estimuladas a manterem os seus empregos, é essencial criar um plano de carreira. Desse modo, os funcionários podem construir metas pessoais e profissionais, sabendo que têm a oportunidade de progredir dentro da organização.
5. Ofereça plano de saúde
Garantir benefícios é uma excelente estratégia para reduzir turnover nas empresas. Mas, para que eles sejam atrativos entre os funcionários, o ideal é conhecer os interesses da equipe e definir quais são os tipos de auxílio que melhor atendem às necessidades de cada integrante.
Entretanto, um plano de saúde é benéfico para todos os tipos de colaboradores, já que é básico para qualquer pessoa cuidar de si mesma e de sua família. Existem diversos tipos de opções de coberturas que se adequam ao perfil da organização e ao dos seus colaboradores. Por isso, empresas de todos os portes podem oferecer esse benefício às suas equipes.
O plano de saúde aumenta a satisfação das pessoas com as empresas onde trabalham. Isso porque elas percebem a preocupação dos empregadores com o seu bem-estar e se sentem respeitadas, fatores que motivam o interesse em continuarem atuando no local.
Esse benefício também permite que o profissional cuide dos problemas de saúde que porventura desenvolva e adote medidas preventivas. Esse cuidado para manter a equipe saudável reduz o número de afastamentos e evita impactos na produtividade.
Portanto, oferecer um plano de saúde é vantajoso para a empresa e os seus colaboradores. Esse benefício garante que as pessoas trabalhem mais motivadas e dispostas, pois sua qualidade de vida se eleva tanto pelo cuidado com a saúde quanto por estarem satisfeitos com o tratamento da empresa.
Para reduzir turnover, é preciso cuidar dos colaboradores e de suas necessidades, dentro da empresa e fora dela. Também é preciso, adotar medidas que tornem o ambiente de trabalho mais agradável. Assim, a equipe vai se empenhar para fazer um bom trabalho e a organização vai ter garantia de crescimento.
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