Reduzir o absenteísmo de uma empresa não é uma tarefa simples na maioria das vezes. Afinal, esse é um problema amplo, que envolve dezenas de fatores que podem contribuir para a sua ocorrência. Logo, é necessário trabalhar com a base da situação para, então, resolvê-la.

Uma boa maneira de fazer isso é investir em atitudes focadas na manutenção da saúde dos colaboradores. Assim, a empresa demonstra que está preocupada com seus funcionários e também possibilita que, com uma maior qualidade de vida, eles possam trabalhar com mais disposição e bem-estar.

Ainda não sabe exatamente o que deve ser feito para fazer com que as faltas em sua empresa sejam devidamente reduzidas? Não tem problema! A seguir, conversaremos sobre dicas infalíveis para melhorar o ambiente de trabalho, cuidar da saúde de sua equipe e trazer muito mais produtividade para o dia a dia corporativo. Boa leitura!

Quais são os fatores que podem aumentar o absenteísmo?

As faltas no trabalho são parte de um problema multifatorial. Por isso, analisá-las demanda tempo e bastante atenção, de modo que se possa identificar quais são os motivos determinantes para as falhas nesse quesito.

De modo geral, os fatores que mais causam absenteísmo de colaboradores incluem:

  • adversidades no ambiente de trabalho;
  • falta de infraestrutura na empresa;
  • dificuldades para realizar funções com segurança;
  • pressão exagerada;
  • metas inalcançáveis;
  • barreiras de relacionamento entre membros da equipe;
  • clima organizacional negativo;
  • falta de valorização dos serviços prestados;
  • ausência de feedback;
  • questões familiares;
  • problemas de saúde.

Como podemos observar, muitas dessas condições são relacionadas à própria estrutura organizacional das empresas. No entanto, os quadros de saúde representam boa parte das razões pelas quais os funcionários deixam de comparecer ao seu trabalho.

Resolvendo essa questão, torna-se mais fácil lidar com o restante dos problemas. Afinal, a qualidade de vida de seus colaboradores estará em dia, e a partir disso é mais simples resolver demais pendências.

Como reduzir o absenteísmo nas empresas?

Agora que já conhecemos alguns dos fatores que mais contribuem para que os funcionários deixem de comparecer assiduamente à empresa, que tal conferirmos as maneiras como o investimento na saúde da equipe pode mudar esse quadro?

A seguir, veremos algumas dicas importantes que têm tudo a ver com o bem-estar dos funcionários e que poderão reduzir consideravelmente as taxas de absenteísmo de uma corporação. Confira:

1. Forneça condições seguras e adequadas de trabalho

O primeiro passo para cuidar da saúde da equipe e garantir a integridade física dela com dignidade é fornecer condições seguras e adequadas para que os colaboradores realizem os seus trabalhos.

Por isso, tome muito cuidado com as regras e normas de segurança no trabalho que abranjam a sua empresa. Elas são fundamentais para evitar possíveis acidentes e, claro, reduzir as taxas de absenteísmo.

2. Coloque horários mais flexíveis

Outra maneira de cuidar da saúde de seus funcionários de maneira sutil é trabalhar com horários flexíveis na organização.

Esse tipo de estratégia faz com que os colaboradores tenham mais tempo para cuidar da própria saúde, seja praticando exercícios físicos, passando um tempo maior com a família ou até mesmo marcando consultas regulares com médicos e dentistas.

Powered by Rock Convert

3. Invista na ergonomia

A ergonomia é uma maneira de prevenir problemas de saúde referentes aos movimentos repetitivos executados em um dia de operações. Pessoas que trabalham com computadores ou maquinários diversos, por exemplo, precisam muito desse cuidado para evitar danos às articulações.

Com um investimento relativamente baixo em cadeiras confortáveis e outras estratégias, como apoios para pés e suporte para notebook, é possível reduzir consideravelmente os riscos de desenvolvimento de problemas de saúde dessa natureza. Além disso, cuidados de ergonomia ajudam a melhorar o humor, já que previnem o aparecimento de dores e desconfortos frequentes.

4. Trabalhe a conscientização da equipe

A realização periódica de palestras e conversas sobre os diversos tipos de conscientização é muito importante para a manutenção da saúde dos funcionários.

Essas campanhas podem envolver questões como:

  • uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • importância da higiene oral;
  • necessidade de evitar o sedentarismo;
  • planejamento de um cronograma alimentar adequado.

Com o fornecimento de informações importantes como essas, você está contribuindo para mudanças estruturais na vida dos integrantes da sua equipe.

5. Incentive a prática de atividades físicas

A realização de exercícios frequentes é muito importante para a manutenção da saúde. Embora pareça difícil, é possível incentivar esse hábito em sua empresa, seja pelo método da conscientização, seja pela implementação de horários mais flexíveis.

Além de tudo, é possível fazer com que essas práticas façam parte do dia a dia corporativo. Investir em ginástica laboral, por exemplo, é uma boa maneira de trazer os exercícios físicos para dentro da empresa.

6. Forneça uma boa alimentação

Outra maneira muito importante de colaborar para a manutenção da saúde de seus colaboradores é trabalhar com uma alimentação equilibrada e balanceada. Fornecer opções saudáveis de almoço ajudará tanto a garantir mais energia aos seus funcionários quanto a cuidar da saúde de todos de maneira preventiva.

Lembre-se também de oferecer opções que respeitem a diversidade de restrições alimentares existentes na sociedade. Assim, você garante que todos os funcionários possam se alimentar satisfatoriamente.

7. Colabore com assistências médica e odontológica

Por fim, uma das dicas mais importantes envolve o fornecimento de um plano de saúde empresarial de alto nível. Esses pacotes de serviços possuem uma boa rede conveniada, com profissionais aptos para prestar atendimento qualificado à sua equipe.

Planos de saúde tradicionais e odontológicos fazem com que a prevenção faça parte da rotina da equipe, afastando os problemas de saúde da empresa. Outra vantagem é a assistência destinada às famílias, pois isso faz com que os funcionários se preocupem menos e estejam mais relaxados e felizes para trabalhar.

Como podemos observar, reduzir o absenteísmo é algo possível, desde que sejam feitos investimentos na área da saúde. Assim, trabalha-se a base do problema, com a resolução de pendências importantes e a oferta de mais qualidade de vida para os funcionários. Assim, eles trabalharão contentes, faltarão menos e produzirão melhor!

Gostou deste artigo e está disposto a implementar mudanças em sua empresa? Então, que tal conferir mais dicas sobre o assunto? Aprenda também com o post “O que saber antes de contratar um plano odontológico”. Boa leitura!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This