Entre os maiores vilões do uso indiscriminado dos planos, e da perda de tempo dos usuários, estão a repetição desnecessária de exames, a ida sem necessidade a prontos-socorros e a consulta com diversos médicos.
Se você é usuário de um plano de saúde coletivo empresarial, confira abaixo dicas valiosas para usá-lo corretamente. Se você trabalha com recursos humanos, não deixe de compartilhá-las com sua empresa.
Consultas médicas:
- Quem procurar: se estiver na dúvida sobre a especialidade médica mais adequada para tratar os seus sintomas, procure um Clínico Geral. Ele poderá indicar um especialista correto caso necessário. E mais: segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), ele pode diagnosticar 80% dos casos e você ainda não perde seu tempo indo a vários médicos.
- Confie no seu médico: não troque de especialista a todo o momento. Tenha um médico de confiança e procure-o sempre que precisar. Conhecendo seu histórico, ele pode fazer diagnósticos mais corretos.
- Siga as instruções do seu médico: não se automedique, ato que pode ser muito prejudicial. Além disso, siga corretamente as recomendações para conquistar resultados mais rápidos e positivos.
- Só doentes devem ir à consulta: leve somente dependentes que estejam precisando ao atendimento. Ao procurar um pediatra para seu filho, por exemplo, não aproveite a consulta para levar outros que não estão necessitando. Além de elevar os custos para sua empresa, isto pode contribuir com a demora no atendimento para aqueles que realmente precisam.
- Conheça seus direitos: você pode fazer uma nova consulta sem custo adicional por até 30 dias após a primeira. Não se sinta constrangido e não preencha novas guias. Em caso de irregularidades, informe à sua empresa.
Emergências e urgências
- Use seu plano se realmente precisar: só procure um hospital ou um pronto-socorro em casos de urgência. Marcando seu atendimento com um especialista você evita ir a um ambiente com diversas pessoas doentes e ainda tem um tratamento mais eficaz.
Marcação de exames:
- Atenção às guias e aos pedidos de exame: só assine guias de atendimento e autorizações de exame devidamente preenchidas. Na dúvida, peça sempre informações das guias que está assinando. Caso contrário você pode autorizar o pagamento de serviços que não utilizou.
- Não repita exames sem orientação médica: guarde seus exames realizados e leve-os em suas consultas. Isso evita ter que repeti-los.
- Prepare-se para os exames: procure se informar sobre os procedimentos preliminares (jejum, abstinência etc.) no laboratório ou clínica em que será realizado o procedimento. Evite assim ter que remarcá-los.
Uso do cartão do plano de Saúde:
- Cuide bem do seu cartão: você precisará dele sempre que for usar os serviços médicos. Em caso de perda ou roubo, informe imediatamente ao departamento de RH da sua empresa.
Acima de tudo, cuide-se:
Se a sua empresa oferece atividades como ginástica laboral, participe e chame os colegas. Procure caminhar ou fazer outra atividade física por 30 minutos diários. Alimente-se bem, abusando de frutas e verduras.
Cuidar-se é o melhor caminho para conquistar a tão sonhada qualidade de vida.