Saber como realizar a redução do turnover na empresa é um fator muito importante. Isso porque esse indicador é um dos mais relevantes para o bom funcionamento e saúde da corporação, correspondendo à taxa de rotatividade dos trabalhadores, ou seja, o giro de saídas e contratações.
Assim, essa redução precisa ser uma constante preocupação para os gestores. A perda de mão de obra é bastante prejudicial ao negócio, já que se o nível de demissão é alto, a companhia deve arcar com custos elevados. Isso acontece porque tanto a admissão quanto a saída de colaboradores envolve gastos.
Neste post, vamos apresentar algumas dicas de como fazer a redução do turnover na empresa. Confira!
1. Melhore o processo de onboarding
Desenhar um processo para receber o contratado e inseri-lo na corporação é uma boa dica. Um plano de integração pode alinhar a expectativa de funcionários e empresa, introduzir a cultura organizacional e iniciar a convivência com os colegas.
Os programas de onboarding devem ser potencializados com a estratégia de endomarketing. Camisetas personalizadas, kits com itens de trabalho e brindes com referência aos valores da empresa, faz com que o recém-chegado se sinta bem e inicie a employee experience de maneira positiva.
2. Aprimore o processo de recrutamento e seleção
Trazer os funcionários mais alinhados à empresa e que sejam bem qualificados para a função que pretendem ocupar é fundamental para a redução do turnover. Nesse caso, quanto mais criterioso e aprimorado for o processo de recrutamento e seleção da corporação, maior será a chance de acertar na contratação.
Logo, tente apostar em uma solução que automatize os processos, como análise e filtragem de candidatos ou terceirize a seleção com o auxílio do RH.
3. Crie uma cultura de feedback
A cultura do feedback faz muita diferença entre o alcance das metas e a estagnação. Quando é passado aos profissionais um retorno empático, que demonstre o que pode ser melhorado, esse trabalhador tende a se dedicar mais e a buscar uma performance melhor.
A companhia também pode propiciar oportunidades de aprendizado e treinamentos. O colaborador vê isso como estímulo e valorização ao seu crescimento, tornando um ponto positivo em comparação às outras oportunidades do mercado.
4. Realize pesquisas e avaliações de desempenho
As avaliações de desempenho são ferramentas úteis para a redução do turnover, pois propicia o aperfeiçoamento e o autoconhecimento das funções exercidas pelo colaborador. Para o gestor, possibilita uma orientação mais precisa em relação ao desenvolvimento da equipe.
Esse procedimento tem como principal objetivo mensurar o comportamento e o desempenho do trabalhador por meio de vários critérios. Hoje, já existem diversos softwares que fornecem um esquema de avaliação de desempenho para a empresa, o que facilita a comunicação entre colaborador e gestor.
Agora que já sabe como fazer a redução do turnover na empresa, saiba que a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Nesse caso, é possível usar a Inteligência Artificial para analisar perfis profissionais e utilizar ferramentas tecnológicas que ajudam na gestão de pessoas e melhoria do clima organizacional.
E aí, gostou do conteúdo? Você já adotou alguma dessas dicas para reduzir o turnover na sua empresa? Deixe um comentário no post e conte para gente!