Em geral, os planos odontológicos funcionam com uma rede referenciada de atendimento. Isso quer dizer que eles oferecem aos beneficiários um catálogo de profissionais e estabelecimentos contratados, aptos a prestar os serviços especificados na cobertura do plano.

Mas, afinal, você sabe o que é uma rede referenciada e o como ela funciona? Sabia que a análise da rede de atendimento é crucial para fazer uma boa escolha na hora da contratação? Elaboramos este post para responder a suas perguntas sobre o assunto, ajudando-o nessa avaliação. Acompanhe!

O que é rede referenciada?

Também chamada de rede credenciada ou contratada, a rede referenciada nada mais é que um conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde indicados pela operadora do plano para atendimento aos usuários.

No âmbito dos planos odontológicos, compreende dentistas, cirurgiões-dentistas, clínicas de emergência e radiológicas, bem como prestadores de serviços envolvidos no atendimento odontológico.

Para que serve e como funciona?

A rede referenciada tem o papel de dar segurança no atendimento ao cliente e qualificar o plano odontológico, já que as operadoras acabam sendo reconhecidas no mercado pela qualidade do atendimento prestado por sua rede.

É importante ficar atento, pois as operadoras oferecem categorias de planos com redes distintas. De acordo com os planos escolhidos, as redes da mesma operadora podem ser bastante diferentes tanto em qualidade quanto em quantidade, impactando diretamente o valor cobrado.

Uma vez que um profissional ou estabelecimento se integra à rede referenciada do plano contratado por você, ele passa a ficar disponível para o atendimento.

Acesso à lista de referenciados

A Agência Nacional de Saúde (ANS) determina que as operadoras devem disponibilizar, por meio de seus sites, o acesso à lista completa de referenciados do plano. Além disso, devem ser feitas atualizações contantes no banco de dados, de maneira rápida e eficiente.

Além da relação nominal de prestadores de serviço, essa lista deve apresentar também a localização geográfica de clínicas, laboratórios e assim por diante. A rede pode ser disponibilizada ainda através de aplicativo para celular, dessa forma o acesso é facilitado e o usuário pode consultá-la sempre que houver necessidade.

Por que é importante verificar a rede?

Antes de contratar um plano odontológico, é essencial verificar a rede referenciada. Como é ela que determina quais serviços e atendimentos poderão ser utilizados ao longo do contrato, há alguns pontos a que se deve ter atenção.

Cheque a abrangência

É muito importante avaliar a localização dos prestadores de serviço, fazendo um mapa da rede referenciada. Uma rede abrangente, com mais opções de dentistas, laboratórios e clínicas de emergência, pode ser bem mais vantajosa para atender às suas necessidades.

Além disso, é importante ficar atento à cobertura do plano. A abrangência pode diferir tanto no aspecto geográfico como nos tipos de dentistas (especialidades) e procedimentos oferecidos.

Analise o custo-benefício

De posse de todas as informações coletadas em relação à qualificação da rede referenciada e à abrangência e cobertura do plano, é hora de analisar o custo-benefício de cada opção.

Não se esqueça de levar em conta as reais necessidades de contratação, comparando os benefícios dos diversos planos. Você deve:

  • comparar a rede considerando a qualidade e também a quantidade de profissionais e estabelecimentos disponíveis;
  • avaliar os serviços cobertos de acordo com o perfil do usuário a ser segurado;
  • analisar a comodidade oferecida no que se refere a locais de atendimento, procedimentos de autorização e inclusive reembolso, se for o caso;
  • observar períodos de carência.

Verificar a rede referenciada é um passo crucial na escolha do plano odontológico. Por isso, a análise deve ser feita com cuidado e critério antes mesmo da contratação.

Se você ainda tem dúvidas, não deixe de baixar nosso e-book sobre como escolher o melhor plano odontológico para sua família, um guia gratuito para você não errar!

Escreva um comentário

Share This