O que é e como funciona uma rede referenciada de atendimento, afinal?

5 minutos para ler

O plano de saúde é um tema que gera muitos questionamentos, tanto para os usuários quanto para as empresas que anseiam por oferecer o benefício para seus colaboradores. Por isso, aumentar os conhecimentos sobre o assunto é bastante recomendável. Nesse contexto, saber o que é e como funciona uma rede de atendimento referenciada pode ser muito interessante.

Trata-se de um diferencial importante e que deve ser considerado na hora de escolher a melhor operadora, sempre levando em consideração as principais características, demandas, expectativas e anseios dos funcionários. Você também tem dúvidas sobre o assunto? Então, continue sua leitura e prepare-se para resolvê-las!

Afinal, o que é a rede referenciada de atendimento?

A rede referenciada, também chamada de rede credenciada, consiste no conjunto de profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios que fazem parte da cobertura de um plano de saúde, de acordo com a modalidade contratada pelo beneficiário. Ou seja, é o sistema completo voltado para a prestação de serviço, que poderá ser utilizado pela pessoa.

Vale ressaltar que, na prática, depois de contratar o seu plano de saúde e cumprir o prazo de carência, o usuário poderá utilizar tais opções. Se escolher algum profissional, local ou um procedimento que não esteja constando na lista, ele precisará seguir determinados trâmites previamente estipulados no acordo para ser ressarcido, se for o caso.

Qual a importância da rede referenciada de atendimento?

A rede referenciada é um dos itens mais importantes de um contrato de plano de saúde. Afinal, os clientes pagam para ter acesso aos melhores profissionais, sempre que isso for necessário. Sendo assim, quanto maior a qualidade e o número de credenciados, melhor será a abrangência do acesso para o beneficiário.

Outro aspecto que reforça a relevância da rede referenciada está na possibilidade de conseguir consultas com especialistas de diversas áreas, o que nem sempre é fácil com algumas operadoras ou modalidades. Também é uma forma de encontrar assistência em locais próximos da própria residência, promovendo mais conforto e comodidade.

Como funciona a rede referenciada de atendimento ?

Para exemplificar o funcionamento da rede referenciada, podemos pensar em um usuário que assinou com um plano de saúde e venceu o período de carência. Ele precisa de um atendimento para uma consulta de rotina de hipertensão. Com isso, ele procurará, na lista de credenciados, um cardiologista ou um clínico geral em sua cidade.

Ao encontrar um profissional conhecido ou cujo consultório esteja próximo de sua casa, ele faz o agendamento. Na consulta, ele fornece seus dados como beneficiário e o procedimento é reconhecido pela operadora, que repassa os honorários de forma direta, sem que a pessoa precise desembolsar nada, a não ser que seja um plano de coparticipação.

Como a rede referenciada afeta a escolha do plano?

A grande maioria das pessoas, bem como as empresas que desejam oferecer um plano de saúde para seus funcionários, costumam observar a rede referenciada antes da escolha. Definitivamente, não faltam motivos para isso. É muito importante analisar o perfil e as características dos credenciados, além dos procedimentos cobertos na modalidade.

Com isso, é possível priorizar alternativas que ofereçam consultórios, clínicas, hospitais e laboratórios em pontos de interesse, como os bairros próximos de casa ou da própria instituição. Também é interessante avaliar a reputação dos médicos e dos estabelecimentos, de forma a assegurar a qualidade dos serviços oferecidos.

No caso da Golden Cross, por exemplo, a rede referenciada conta com mais de 600 hospitais, 14.000 consultórios e 1.500 laboratórios localizados nas principais cidades do país.

Quais os benefícios de uma boa rede referenciada de atendimento?

Como podemos ver, uma boa rede referenciada conta com diversos benefícios interessantes. Um dos mais vantajosos e desejados está no atendimento facilitado. Isso quer dizer que o usuário não precisará esperar dias, semanas ou meses para conseguir uma consulta com o especialista que ele necessita.

As melhores operadoras simplificam a vida dos beneficiários e disponibilizam serviços importantes de forma mais dinâmica, como autorizações e reembolsos online, bem como atendimento personalizado em diversos canais. Dependendo da modalidade e da cobertura, o alcance pode ser em localidades nacionais ou regionais.

Além disso, é importante verificar se os hospitais, clínicas e laboratórios cobertos são de excelência e se a instituição colocará os cuidados com a saúde e bem-estar dos clientes em primeiro lugar. Na Golden Cross, a rede referenciada é pensada cuidadosamente para atender as necessidades dos clientes.

Como encontrar o plano de saúde com a rede referenciada ideal?

Para terminar o conteúdo, vamos dar algumas dicas para você encontrar o plano de saúde com rede credenciada ideal. Antes de mais nada, você não deve pensar em fazer economia a todo o custo, pois operadoras de qualidade e que contam com os melhores profissionais, obviamente, não podem cobrar uma quantia muito baixa.

No entanto, se você deseja oferecer o benefício para seus funcionários e promover um ambiente saudável no seu negócio, é importante saber que existem opções excelentes no mercado, que podem atender a todos os perfis, com produtos versáteis e de fácil contratação, que disponibilizam serviços diferenciados e condições compatíveis com cada segmento.

Nesse contexto, a Golden Cross tem grande expertise, oferecendo planos com carência reduzida e preços atrativos para o empreendedor, com um alto padrão de excelência e a melhor gestão de contratos. Ficou interessado em contar com todas essas vantagens? Então, não perca mais tempo: clique aqui e fale logo com um de nossos consultores!

Guia de benefícios corporativos para oferecer aos colaboradores
Posts relacionados

Deixe um comentário