Raios X odontológicos: quando são necessários e como buscar pelo procedimento?

6 minutos para ler

Os Raios X consistem no tipo de radiação eletromagnética utilizada para a obtenção de imagens em tomografias, mamografias e radiografias. No segmento odontológico, eles também são muito comuns, sendo utilizados em diversos casos — desde a avaliação de uma cárie até o planejamento de uma cirurgia.

Esses exames podem ser feitos por pessoas de todas as faixas etárias, com poucas contraindicações, como no caso de mulheres gestantes. Como os Raios X odontológicos são amplamente solicitados, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre eles. Continue com a leitura e entenda quando é necessário realizá-lo, quais seus benefícios e o que deve ser considerado na hora de fazê-lo.

Quando os Raios X odontológicos são necessários?

As consultas com o dentista se iniciam com uma anamnese entre o profissional e seu paciente, seguida da avaliação da saúde bucal. Em muitos casos essas duas práticas são suficientes para descobrir se há algum problemas nos dentes e qual é o melhor tipo de tratamento.

No entanto, há situações em que é preciso recorrer a técnicas um pouco mais completas, como os Raios X odontológicos, para detectar ou observar a extensão do problema. A partir desse exame, o dentista consegue visualizar detalhadamente a dentição e os ossos da face, facilitando a análise dessas estruturas.

Em um quadro de cárie, por exemplo, o dentista analisa a parte interna do dente para verificar a profundidade da lesão. Isso também acontece quando a região está dolorida, mas aparentemente não há nada de errado. Nessas circunstâncias, o problema pode estar em sua polpa, que não pode ser visualizada a olho nu.

Além de contribuir para uma avaliação mais rigorosa do paciente e a obtenção de diagnósticos precisos, os Raios X odontológicos são solicitados em vários outros casos. Veja alguns deles a seguir!

Na documentação de tratamentos ortodônticos

Quando o paciente vai iniciar um tratamento ortodôntico, precisa preparar uma série de documentos antes de efetivamente colocar o aparelho. A documentação consiste em um conjunto de dados e informações, incluindo os Raios X, que ajudam o ortodontista a conhecer anatomia do indivíduo e definir as melhores intervenções.

Para avaliação das estruturas bucais e faciais

Os Raios X podem ser solicitados quando o profissional precisa observar o desenvolvimento da arcada do paciente, identificar problemas de má formação ou analisar se houve algum trauma profundo em casos de acidente.

Antes de colocar um implante dentário

A colocação de implantes em pacientes que enfrentam a perda de dentes também requer planejamento — e isso inclui a realização de raios X odontológicos, entre outros exames de imagem. Afinal, é preciso estudar a estrutura óssea do paciente para planejar o tratamento.

Como parte do pré-operatório

Pacientes que realizarão cirurgias odontológicas — como colocação de implantes, extração do siso e outros procedimentos — passam pela fase pré-operatória. Nesse período são solicitados diversos exames, como os de raios X.

Quais benefícios os Raios X odontológicos trazem para um tratamento?

Conforme explicamos, nem sempre é possível que o profissional obtenha um diagnóstico apenas com o exame clínico. Sendo assim, os raios X odontológicos são essenciais para que se possa entender o quadro do paciente e determinar quais tratamentos serão mais acertados.

Ele ajuda a guiar as decisões do dentista com o intuito de evitar erros e preservar a integridade da saúde bucal. Em muitos casos, como foi possível ver, esse tipo de exame é indispensável, visto que fundamenta os procedimentos realizados em ortodontia e implantodontia.

Então, essa ferramenta diagnóstica e investigativa permite atender exatamente a necessidade do paciente de maneira eficaz e confortável, por meio da adoção das técnicas corretas

Quando os Raios X odontológicos devem ser feitos?

Diferentemente dos exames de glicemia, da tireoide, hemogramas e outros que fazemos periodicamente, os Raios X odontológicos não precisam ser realizados com frequência. Isso porque eles não estão inclusos entre os exames de rotina.

Essa técnica somente é adotada quando existe a necessidade de o dentista estudar as estruturas internas da região da boca. Por isso, você não precisa se preocupar em fazê-lo a cada seis meses ou anualmente.

Na verdade, o ideal é que você passe pela consulta odontológica duas vezes por ano, então, o profissional definirá se existe a necessidade de fazer novos raios X ou não. Isso dependerá de como estiver a sua saúde bucal e dos procedimentos que você precisará realizar.

O que considerar ao procurar por exames de Raios X odontológicos?

Da mesma forma como existem alguns critérios para escolher o melhor dentista, devemos estar atentos na hora de fazer Raios X odontológicos. Esse tipo de exame é oferecido em diversos locais, que devem ser analisados previamente para garantir um bom atendimento e a sua segurança. Alguns fatores importantes são:

  • regulamentação de funcionamento do estabelecimento;
  • cumprimento das normas de radioproteção;
  • utilização de equipamentos mais modernos;
  • estrutura do ambiente;
  • oferta de avental e colar de chumbo para proteção do paciente;
  • especialização e treinamento da equipe;
  • processamento de resultados.

Apesar de os Raios X odontológicos emitirem uma radiação muito baixa, que se caracteriza como inofensiva para a saúde, é preciso ter cuidado na realização desse exame. Se você quiser garantir ainda mais a sua proteção, pode optar por uma clínica que trabalha com a radiografia digital.

Nesse caso, a concentração de radiação é ainda menor, pois a captura das imagens é feita por uma placa eletrônica muito sensível. Além disso, o exame pode ser enviado por meio virtual diretamente para o dentista, facilitando a interação entre os profissionais e agilizando o processo.

Você pode fazer os exames de Raios X odontológicos na rede pública de saúde ou em clínicas particulares, mas contar com um bom plano dental que ofereça essa cobertura é ainda melhor. Assim, terá certeza da qualidade do atendimento e poderá buscar informações para esclarecer suas dúvidas, garantindo ainda mais a sua segurança.

Gostou deste post? Continue acompanhando nossos conteúdos para aprender como cuidar bem do seu sorriso! Aproveite e baixe gratuitamente o e-book gratuito no qual abordamos quais são os problemas bucais mais comuns, bem como os tratamentos mais indicados para cada um deles.

Posts relacionados

Deixe um comentário