O que faz, afinal, uma vida ser considerada boa? Essa definição certamente vai variar muito de pessoa para pessoa, mas diversos fatores podem ser utilizados quase que universalmente para definir esse conceito. Um deles está nas boas condições proporcionadas pelo ambiente profissional. Por isso, a qualidade de vida no trabalho deve ser levada muito a sério!

Independentemente do porte de um negócio, é fundamental que os gestores tenham uma preocupação extra com a qualidade de vida de seus funcionários, proporcionando não apenas um ambiente propício para que isso ocorra, mas também as condições para que os próprios colaboradores busquem mais qualidade em seu tempo livre.

Não sabe como isso pode ser feito? Não se preocupe! A seguir, forneceremos algumas dicas práticas para tornar isso possível e, além disso, discutiremos sobre as vantagens de investir em qualidade de vida no trabalho, além da importância desse cuidado no ambiente profissional. Vamos lá? Boa leitura!

O que é, afinal, a qualidade de vida no trabalho?

De modo geral, a qualidade de vida nada mais é do que um método para medir as condições em que um ser humano vive, independentemente do ambiente (profissional, acadêmico ou pessoal). No entanto, esse medidor pode ser utilizado de modo mais específico, a fim de determinar se a condição, por exemplo, do ambiente de trabalho é adequada para aquele indivíduo.

No trabalho, alguns fatores podem influenciar para que essa qualidade de vida esteja em um nível adequado. Confira, a seguir, os principais:

  • carga adequada de tarefas e funções;
  • suporte psicológico;
  • ambiente amistoso;
  • colaboração de toda a equipe;
  • utilização de inovações tecnológicas;
  • existência de uma política de higiene ocupacional;
  • política de feedbacks e críticas construtivas;
  • segurança (estabilidade) na carreira e na função;
  • políticas para a melhora da saúde;
  • utilização de equipamentos de segurança;
  • equilíbrio entre tempo trabalhado e de descanso;
  • oferta de benefícios.

Analisar esses fatores é algo fundamental para descobrir como otimizar os processos no ambiente de trabalho para que a qualidade de vida dos colaboradores sofra impactos positivos.

Qual é a importância desse conceito?

Investir em qualidade de vida no trabalho é algo fundamental para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. Em primeiro lugar, as regras para que um colaborador tenha mais bem-estar no ambiente profissional são, muitas vezes, adequações às leis trabalhistas vigentes, o que faz com que o negócio esteja alinhado com tais demandas.

Em segundo lugar, a importância desse cuidado se dá por conta da tendência de humanização do trabalho. Esse conceito tem como principal objetivo tornar as relações entre colaboradores e empregadores o mais humana possível, se preocupando com questões fundamentais à qualidade de vida da equipe.

Por fim, os benefícios do investimento em qualidade de vida no trabalho são refletidos diretamente em aspectos como o aumento da produtividade da equipe e a melhora da imagem da empresa no mercado. Ser uma marca preocupada com seus funcionários é algo que agrega valor ao nome do negócio, potencializando questões como a captação de novos talentos.

Quais são as vantagens obtidas por quem tem esse cuidado?

Em síntese, alguns dos principais benefícios observados por empresas que trabalham a qualidade de vida de seus funcionários são:

Powered by Rock Convert
  • melhora da produtividade da equipe;
  • melhora do ambiente de trabalho;
  • redução de faltas e licenças;
  • prevenção de acidentes;
  • diminuição de indenizações e multas por estar alinhado às leis;
  • retenção e captação de talentos;
  • fidelização e conquista de novos clientes.

Assim, podemos ver que todos os envolvidos no processo da prestação de um determinado serviço são beneficiados com esse tipo de medida!

Como promover ações para aumentar a qualidade de vida no trabalho?

Confira, agora, uma série de medidas que podem ser adotadas em busca de uma maior qualidade de vida no ambiente profissional.

Proporcione oportunidades de carreira

A estabilidade no emprego é uma das principais características de um ambiente profissional com qualidade de vida. Ter perspectivas de crescimento dentro da empresa também é um fator a mais para garantir essa realidade. Por isso, é papel do gestor proporcionar oportunidades para a carreira de seus funcionários.

Favoreça a criação de um ambiente amistoso

Uma equipe que se dá bem faz com que tudo flua muito melhor dentro da empresa. Além disso, esse tipo de cuidado também é fundamental para a qualidade de vida. Viver em um ambiente no qual as pessoas não se comunicam adequadamente é algo prejudicial e que pode fazer com que o estresse aumente. Investir em medidas de integração é, portanto, fundamental.

Incentive ações voltadas à saúde

Outra dica para manter a qualidade de vida no trabalho é prestar uma atenção extra à saúde dos funcionários. Uma maneira simples e efetiva de cuidar desse aspecto é investir, por exemplo, na ginástica laboral, que reduz consideravelmente o número de problemas dos colaboradores no ambiente profissional.

Cuide da alimentação e do bem-estar

Além disso, fornecer uma alimentação de qualidade para os funcionários é algo de essencial importância. Afinal, é por meio da alimentação que obtemos a expressiva maioria dos nutrientes essenciais para o funcionamento de nosso organismo. Tendo isso em mente, é preciso caprichar nesse aspecto, oferecendo refeições equilibradas e diversificadas.

Capriche no uso de EPIs e na ergonomia

Outro ponto de extrema importância é a utilização de EPIs no ambiente de trabalho, além, é claro, de uma preocupação extra com a ergonomia. Esse tipo de cuidado previne acidentes ocupacionais e lesões causadas pelo esforço repetitivo, que podem gerar uma série de doenças que afetam não só a produtividade do funcionário, como também a sua qualidade de vida fora e dentro do trabalho.

Ofereça benefícios aos colaboradores

Por fim, uma das dicas mais importantes para a qualidade de vida (e também mais valorizadas por aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho) é a oferta de benefícios aos funcionários. Dentre eles, um dos mais importantes é o oferecimento de planos de saúde e odontológicos. Isso faz com que a equipe se cuide mais e se sinta muito mais feliz!

Agora que já vimos a importância da qualidade de vida no trabalho e conhecemos, também, algumas atitudes que podem colaborar para que ela saia do papel e se torne uma realidade, não perca mais tempo! Comece o quanto antes a implementar tais medidas e observe, em primeira mão, a mudança positiva que essa estratégia trará ao seu negócio.

Como vimos ao longo de nossa conversa, os cuidados com a saúde são imprescindíveis para a qualidade de vida no trabalho. Pensando nisso, separamos um material que poderá ajudá-lo ainda mais na implementação de mudanças nesse quesito: o Manual de saúde bucal nas empresas. Faça o download gratuito e aproveite!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This