As tarefas e rotinas de uma empresa são cumpridas por seus colaboradores. Sendo assim, o sucesso da organização depende do bom desempenho na atuação dessas pessoas. Por isso, é fundamental se preocupar com a qualidade de vida dos funcionários, de modo que a empresa possa crescer e continuar competitiva no mercado.

É fundamental que os empreendedores compreendam o quanto isso é importante, já que não traz benefícios somente para a equipe. A qualidade de vida dos colaboradores tem impacto direto na organização. A boa notícia é que não é difícil proporcioná-la para os profissionais.

Preparamos este artigo para explicar melhor de que forma esse aspecto traz benefícios para a empresa. Também listamos algumas dicas de como oferecer essa vantagem para os seus funcionários. Continue lendo e veja como aplicar em seu negócio!

Por que se preocupar com a qualidade de vida dos funcionários?

Toda empresa funciona como uma grande máquina, que depende de todas as suas peças operando perfeitamente para atingir os resultados esperados. Sendo assim, cada funcionário é importante para a organização e precisa ter uma boa atuação para somar no conjunto.

Mas isso somente é possível se essas pessoas receberem as devidas condições de trabalho para desempenharem suas funções com ainda mais dedicação. Por essa razão, a qualidade de vida dos funcionários deve ser uma das prioridades da empresa.

Por qualidade de vida entende-se o conjunto de condições que contribuem para o bem-estar físico, mental e espiritual de uma pessoa. Desse modo, ela alcança o equilíbrio e consegue aplicar todo o seu potencial em diferentes dimensões, incluindo o trabalho.

É por isso que as medidas adotadas para proporcionar saúde, conforto e satisfação para os funcionários não impactam somente eles, mas toda a empresa. Sendo assim, as ações não devem ser vistas como gastos, mas sim investimentos que trazem retornos reais e benefícios para a organização, que listamos a seguir.

Aumento da produtividade

Quando os funcionários estão bem treinados, satisfeitos com o seu trabalho, saudáveis e recebem o devido suporte, existe um aumento da produtividade. Eles desempenham as suas tarefas em menos tempo e com menos chances de erros, melhorando também os prazos da empresa.

Dessa forma, metas são alcançadas e outras podem ser definidas com o intuito de possibilitar o crescimento do negócio. Quando todos os setores recebem essa atenção, os processos fluem de forma natural e se complementam, minimizando os problemas enfrentados pela organização.

Menos faltas e afastamentos

A qualidade de vida garante saúde e bem-estar físico e mental para os colaboradores. Sendo assim, conseguimos reduzir o número de faltas.

Da mesma forma, o número de afastamentos fica reduzido porque as condições não se agravam, não havendo necessidade de o profissional ficar em casa para se cuidar. Desta forma, a empresa não tem o seu quadro de colaboradores desfalcado e consegue manter a produtividade constante.

Melhores resultados

Se os trabalhadores estão saudáveis e satisfeitos com a empresa, eles se dedicam ainda mais às suas tarefas e fazem um trabalho com melhor qualidade. Dessa forma, os resultados alcançados são totalmente satisfatórios para a organização.

Isso também acontece porque conseguimos reduzir as faltas, os afastamentos e aumentamos a produtividade. Assim, metas e objetivos são alcançados de modo que a empresa tem um crescimento mais expressivo e consegue destaque no mercado.

Retenção de talentos

A preocupação com a qualidade de vida dos funcionários também ajuda na retenção de talentos. Isso porque as medidas adotadas demonstram a preocupação da empresa em garantir bem-estar e satisfação para seus colaboradores, transformando-se num ambiente atrativo.

Dessa forma, bons profissionais têm interesse em continuar compondo a equipe e contribuir com o seu trabalho para o sucesso e o crescimento do negócio. Quem ganha com isso é a organização, que tem o suporte desses talentos que se caracterizam como um diferencial.

Como garantir qualidade de vida para os funcionários?

Garantir qualidade de vida para os funcionários não é tão difícil quanto parece e não precisa trazer grandes impactos financeiros para a empresa. Na verdade, é possível alcançar esse objetivo com apenas algumas mudanças na gestão e nos benefícios oferecidos para a equipe.

Veja, a seguir, algumas medidas que você pode adotar para implementar essa política em seu negócio.

Condições de trabalho

Seus funcionários precisam receber condições dignas de trabalho para que possam aplicar todo o seu talento e potencial em prol da organização. Por isso, você precisa se preocupar com questões como estrutura física, equipamentos e tecnologia.

Segurança

A segurança é um dos principais aspectos para garantir a qualidade de vida dos funcionários. Ela envolve diversos fatores diferentes, que incluem a estrutura da empresa, os equipamentos de proteção coletiva e individual, a prevenção de riscos e acidentes, entre outros.

Considere que segurança não consiste apenas em evitar que o funcionário se machuque enquanto trabalha. Também precisa garantir que ele não sofrerá, em médio ou longo prazo, com doenças e problemas decorrentes do trabalho. Por isso, tudo precisa ser projetado para que os colaboradores não tenham impactos negativos ao trabalharem em sua organização.

Plano odontológico

plano odontológico é um benefício atrativo para os profissionais e importante para a empresa. A saúde bucal também causa faltas e afastamentos de colaboradores. Além disso, pode trazer impactos negativos para a saúde orgânica.

Afinal, algumas doenças se iniciam na boca em função da proliferação de bactérias que migram para a corrente sanguínea. Elas desencadeiam diversas complicações que podem se caracterizar como graves, dependendo do caso, abalando significativamente a qualidade de vida do colaborador.

Também, os dentes também são o nosso cartão de visita porque compõem o sorriso. Eles afetam a imagem e a autoestima da pessoa, deixando-a satisfeita ou não com a sua aparência. Por isso, oferecer um plano odontológico para seus funcionários aumenta a qualidade de vida deles porque cuida da saúde bucal, orgânica, mental e psicológica.

Campanhas de saúde

As campanhas internas de saúde contribuem para a qualidade de vida dos funcionários fazendo um trabalho educativo e de conscientização. Sua equipe precisa ser alertada quanto à importância de cuidar do organismo e prevenir doenças e problemas. Algumas medidas, ações e eventos que você pode oferecer são:

  • campanhas de vacinação;
  • estímulo para a prática de atividades físicas;
  • ginástica laboral;
  • alimentação saudável;
  • ergonomia;
  • combate ao tabagismo;
  • controle das doenças crônicas;
  • massagens rápidas.

Lembrando que é interessante adequar essas atividades ao seu ramo de atuação e à necessidade dos seus colaboradores para que você possa atender exatamente ao que eles precisam.

Preocupar-se com a qualidade de vida dos funcionários é uma estratégia para a organização que visa alcançar melhores resultados, começando pelo investimento em sua base. Por isso, trata-se de uma preocupação essencial para possibilitar o crescimento do seu negócio, já que traz benefícios e vantagens para todos.

Nós podemos ajudar a oferecer mais qualidade de vida para os seus funcionários. Entre em contato conosco e conheça as soluções que temos à disposição da sua empresa.

Escreva um comentário

Share This