Órteses e próteses são produtos médicos fundamentais para aumentar a qualidade de vida de muitas pessoas. Elas foram criadas para suprir ou corrigir alterações em órgãos e membros ou a deficiência de funções do corpo humano.

Apesar de serem similares, têm funções um tanto distintas. Neste artigo, você vai conhecer as diferenças entre elas e saber quando recorrer ao seu tratamento.

Diferença entre órteses e próteses

Órteses e próteses são dispositivos que podem ser utilizados de duas formas: permanente, quando não têm previsão de serem retirados, ou transitória, quando cumprirão sua função por determinado período de tempo. A diferença fundamental entre elas é a seguinte:

  • próteses: substituem de forma integral ou parcial um membro, órgão ou tecido;
  • órteses: auxiliam um membro, órgão ou tecido, evitando ou controlando deformidades, além de compensar possíveis insuficiências funcionais.

Em outras palavras, a primeira substitui uma parte do corpo e a segunda auxilia uma função. Porém, se você ainda ficou com dúvida, entenda melhor a diferença com os exemplos abaixo:

TIPO PRÓTESES (EXEMPLOS) ÓRTESES (EXEMPLOS)
Interna (ou implantada) Prótese articular, coração artificial e ligamento artificial. Marca-passo implantado, material de sutura e síntese.
Externa (ou não implantada) Prótese para membros Bengalas, muletas, coletes etc.
Implantada total ou parcialmente por ato cirúrgico ou percutâneo Implante dentário e pele artificial. Fixadores externos, stents, drenos.

Fonte: Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes (ABRAIDI).

Quando recorrer à próteses e órteses

Powered by Rock Convert

Abaixo listamos alguns exemplos que podem justificar a implantação de próteses e órteses. Lembramos, no entanto, que a decisão pela utilização destes produtos deve ser tomada e prescrita por um profissional médico ou dentista, após análise do paciente, em sua área de atuação.

PRODUTO INDICAÇÃO
Prótese articular Indicada quando o paciente sofre com uma articulação muito desgastada e o tratamento médico não alivia mais as dores.
Prótese dos membros Indicada em caso de amputação dos membros superiores ou inferiores.
Marca-passo (aparelho que auxilia na correção dos defeitos do ritmo cardíaco) Indicado geralmente para pessoas com bloqueios cardíacos, bradicardia e frequência cardíaca abaixo do normal ou com pausas durante o dia.
Stents (tubo minúsculo em forma de malha que auxilia na prevenção à obstrução do fluxo sanguíneo) Indicado para tratamento da doença arterial coronariana (DAC), para manter sustentar o fluxo sanguíneo após uma angioplastia etc.

 

Faça sua cotação

Saiba mais:

Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

minhavida.com

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This