Quando procurar um Pronto-Socorro? Entenda

6 minutos para ler

Muitas pessoas têm o costume de procurar ajuda médica no pronto-socorro sempre que manifestam algum sintoma. No entanto, é importante entender que o atendimento imediato não é necessário em muitos casos e pode, inclusive, não ser a melhor alternativa.

Isso, porque algumas condições podem ser solucionadas nas consultas de rotina, que podem ser agendadas com um especialista de acordo com a necessidade do paciente. A ida ao pronto-socorro sem que isso realmente seja necessário pode trazer um prejuízo maior à saúde, além de superlotar as salas de espera.

Então, antes de buscar essa ajuda médica, é importante ponderar sobre a necessidade. Pensando nisso, preparamos este artigo. Continue lendo para saber em qual momento a consulta não pode esperar, os riscos de procurar atendimento de urgência quando não é necessário e o que você pode fazer para ser atendido sempre que precisar.

Quando é preciso procurar um pronto-socorro?

O atendimento médico imediato é disponibilizado para todas as pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os hospitais particulares oferecem o seu próprio pronto-socorro para aqueles que são credenciados ou preferem as consultas particulares.

Seja no atendimento público ou privado, é importante que você saiba que existe um momento certo para procurar esse tipo de ajuda. Isso, porque o pronto-socorro é destinado para quem está vivenciando uma situação de urgência ou emergência.

No caso da urgência, a pessoa apresenta umproblema de saúde ou lesão que precisa receber atenção o quanto antes. Sem o tratamento médico rápido, existe o risco de o quadro se agravar, piorando os sintomas e com o risco de deixar sequelas ou se tornar uma emergência. Portanto, o paciente não pode esperar.

A emergência envolve todos os casos em que existe um risco imediato para a vida da pessoa ou quando ela está em sofrimento. É o que acontece, por exemplo, com quem sofre um acidente, tem uma crise de apendicite ou qualquer outra condição que, se não tratada rapidamente, pode levar à morte.

Os demais casos não precisam de um atendimento médico imediato. Sendo assim, você deve procurar um pronto-socorro apenas quando o problema que se manifestou de fato não pode aguardar por uma consulta individual.

Quais os riscos de ir ao pronto-socorro quando não é uma urgência ou emergência?

É verdade que até mesmo um resfriado pode provocar bastante incômodo; por isso, as pessoas têm o costume de procurar um pronto-socorro sempre que se sentem mal. Porém, é importante ter em mente que o atendimento imediato não é destinado a consultas individuais ou de rotina.

Conforme explicamos, muitos casos podem ser solucionados em uma consulta de rotina, onde o paciente terá o atendimento mais individualizado.

Muitas condições não são um risco iminente; portanto, é possívelagendar uma consulta e aguardar o dia seguinte ou poucos dias para conversar com o médico em particular, recebendo toda a atenção de que você precisa.

Powered by Rock Convert

Considere que ir ao pronto-socorro quando não é uma urgência ou emergência se caracteriza como um risco maior do que o problema que você está vivendo oferece. A seguir, explicamos melhor alguns motivos que mostram por que nem sempre é uma boa alternativa procurar esse tipo de atendimento.

Enfrentar um longo tempo de espera

Geralmente você não será atendido imediatamente quando chegar ao pronto-socorro. Muitas pessoas precisam de um atendimento urgente; então, existe uma grande chance de enfrentar um longo período de espera para conversar com o médico. Além disso, se o seu caso não for uma urgência, durante a triagem, você não será classificado como preferencial.

Exposição a riscos maiores

Em um pronto-socorro, encontramos muitas pessoas reunidas em um só lugar, e elas estão ali porque estão doentes. Sendo assim, existe um grande risco de você contrair umadoença infectocontagiosa. Desse modo, não compensa ameaçar a sua saúde se realmente não for preciso.

Não encontrar a solução procurada

Ainda existe o risco de você conseguir ser atendido no pronto-socorro, mas o médico não solucionar o seu problema. Isso, porque, dependendo do seu quadro, é preciso se consultar com um especialista. Portanto, o máximo que ele pode fazer é receitar um remédio para que você tenha um pouco mais de conforto até esperar o dia da consulta especializada.

Quais as vantagens de ter um plano de saúde?

Ter um plano de saúde é uma boa alternativa para ser atendido sempre que precisar. Por isso é importante escolher o plano que atende as suas necessidades. Desse modo, você pode agendar sua consulta sem se expor ou ocupar o lugar de quem realmente precisa do atendimento imediato.

Gostou da ideia? Então, veja, a seguir, as principais vantagens de ter um plano de saúde.

Atendimento mais rápido

Uma das grandes reclamações com referência aos prontos socorros é o tempo de espera, conforme já explicamos. Tendo um plano de saúde, você encontrará um atendimento mais rápido. Sendo assim, não perde o seu dia esperando pelo médico.

Consulta direto com o especialista

Conforme citamos, se você for ao pronto-socorro, dependendo do problema, não encontrará um especialista de plantão. Há uma grande chance de passar apenas com o clínico geral e, depois, ter de se consultar com outro médico. Assim, prefira ter um plano de saúde, para que possa agendar a sua consulta diretamente com a especialidade demandada.

Suporte mais completo

Existem algumascoberturas obrigatórias no plano de saúde; ou seja, alguns tipos de atendimento que não podem ser negados ao paciente. Além disso, você pode contratar outras que julgar necessário em seu caso e ter um suporte mais completo do que no pronto-socorro. Afinal, além da consulta, pode realizar os seusexames sem complicações ou longas esperas.

Você não precisa deixar de frequentar o pronto-socorro, mas somente o procure quando for necessário. Para que você tenha um atendimento mais completo, a melhor alternativa é o plano de saúde, que oferece todo o suporte não só com consultas, mas exames e procedimentos, além de medidas de prevenção.

A boa notícia é que existe um plano de saúde que se adéqua às suas necessidades. A Golden Cross possui diversas opções de planos para Pessoa Jurídica, que atendem empresas de todos os segmentos. Confira quais são asopções disponibilizadas pela Golden Cross e faça sua escolha!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário