5 dicas para fazer a promoção de saúde bucal na sua empresa

6 minutos para ler

Poucas décadas atrás, os cuidados com a saúde dos colaboradores eram negligenciados por muitos gestores. Com o passar do tempo, no entanto, isso foi se tornando cada vez mais presente no dia a dia das empresas, e uma relação humanizada se preocupa, em primeiro lugar, com o bem-estar de sua equipe.

No entanto, infelizmente, a saúde bucal ainda é deixada um pouco de lado nas organizações. A prioridade é sempre dada aos cuidados com o bem-estar do corpo, sem que seja percebida a imensa influência que a boca tem em todo o organismo e, claro, as consequências que problemas bucais podem trazer para o indivíduo.

Hoje, então, falaremos sobre a importância desses cuidados nas empresas, seus benefícios para os negócios e, claro, como eles impactam o dia a dia da equipe de colaboradores. Abordaremos, também, maneiras de estabelecer a promoção da saúde bucal de todos os envolvidos. Boa leitura!

Qual é a importância da saúde bucal na empresa?

Quando falamos sobre as consequências de uma saúde bucal inadequada, pensamos logo em dores de dente e problemas com a autoestima. Esses são, sem dúvidas, dois fatores que devem ser levados em consideração, já que podem impactar diretamente a qualidade de vida e de trabalho do colaborador.

No entanto, o problema é muito mais profundo. A boca tem uma relação direta com todos os sistemas de nosso organismo. Sendo assim, um problema aparentemente inofensivo e alheio ao corpo pode, em pouco tempo, virar uma questão sistêmica e atingir outros órgãos e estruturas. Por isso, prevenção e cuidados precoces são fundamentais!

Quais são as consequências de não investir na saúde bucal?

Agora que já vimos alguns aspectos da importância dos cuidados com a saúde bucal para os colaboradores, que tal conferirmos como a ausência de estratégias com essa finalidade pode impactar a empresa?

Absenteísmo

Os índices de absenteísmo estão quase que diretamente relacionados com problemas de saúde por parte dos colaboradores. Evidentemente, quando há uma questão como dores de dentes ou problemas secundários, causados por infecções bucais, o funcionário precisará tirar licenças para restabelecer o próprio bem-estar.

Isso tudo pode ser evitado com cuidados frequentes e o incentivo de bons hábitos relacionados à saúde da boca.

Baixo rendimento

Além do aumento da taxa de absenteísmo por parte dos membros da equipe, os problemas bucais também são conhecidos por causarem incômodo intenso, reduzindo o rendimento e a produtividade no trabalho.

Isso, claro, não é nenhuma surpresa: os desconfortos gerados pelas complicações da boca costumam ser bastante acentuados, prejudicando a energia, o bem-estar e até mesmo a capacidade de foco do colaborador.

Custos adicionais

Tudo isso, é claro, leva a empresa a precisar arcar com custos adicionais, seja para pagamento de encargos enquanto o funcionário está afastado, para a substituição e treinamento desse membro da equipe ou para repor e refazer serviços que não atingiram a qualidade esperada pelo negócio.

Sendo assim, investir em saúde bucal na empresa também é uma boa medida para reduzir gastos e economizar, melhorando o aspecto financeiro do empreendimento e possibilitando a aplicação satisfatória desse capital.

Powered by Rock Convert

Como fazer a promoção da saúde bucal na empresa?

Agora, veremos algumas estratégias que possibilitam criar uma maior consciência sobre a saúde bucal nas empresas e, claro, permitem que as estratégias também sejam colocadas em prática. Veja a seguir.

1. Reforçar a importância de ter uma boca saudável

A informação é a melhor medida para começar os cuidados com a saúde bucal nas empresas. Por isso, é importante que a organização cumpra seu papel e passe informações aos seus colaboradores.

Boas medidas são, por exemplo, espalhar cartazes em locais de interesse e que tenham um grande fluxo de pessoas. Assim, a mensagem estará sempre à vista.

2. Distribuir kits de higiene bucal

Além disso, é válido investir na distribuição de kits que possam ficar no ambiente de trabalho, incentivando os cuidados bucais de forma mais incisiva.

Além disso, é muito importante estar atento à estrutura. Sendo assim, para que os colaboradores façam a higiene oral, o banheiro também deve ser um ambiente acolhedor e convidativo.

3. Fornecer o tempo para esses cuidados

Além do ambiente adequado, o tempo necessário para que isso ocorra é fundamental. Afinal, a concessão de benefícios aos funcionários só é válida quando eles podem realmente usufruir dessas vantagens.

Sendo assim, o horário de almoço deve ser o suficiente para que as refeições sejam feitas com tranquilidade — um ponto que também é crucial para a saúde bucal — e para que ainda reste tempo hábil para a escovação dos dentes.

4. Organizar ações informativas

Além dos panfletos e banners espalhados pelo espaço da empresa, é importante investir em ações informativas que possam trazer mais conhecimento e autonomia a esses indivíduos.

Palestras, workshops e outras ideias do tipo são ótimas maneiras de aumentar o engajamento e deixar os colaboradores mais conscientes e responsáveis pelo próprio bem-estar. Novamente, a informação é uma arma importante na batalha contra vários problemas de saúde.

5. Fornecer plano odontológico aos colaboradores

Por fim, uma medida que não pode ser deixada de fora é oferecer um plano odontológico de qualidade aos colaboradores. Esse passo é indispensável e fará, sem dúvidas, toda a diferença nos resultados obtidos.

Cuidados precoces e preventivos são, como já mencionamos, essenciais quando falamos de saúde bucal. E um incrível investimento é fornecer à equipe a possibilidade de se cuidar com frequência, ajudando na prevenção de doenças da boca.

Chegamos ao fim de nossa conversa! Em síntese, quando um gestor assume a responsabilidade de cuidar do bem-estar e da qualidade de vida de sua equipe, a promoção da saúde bucal na empresa se torna indispensável. A longo prazo, essa atitude é traduzida em um fortalecimento da imagem do negócio no mercado e em várias outras vantagens!

Para saber mais sobre esse tema, que tal fazer o download gratuito de nosso Manual da Saúde Bucal nas Empresas? Com ele, você verá essas informações de maneira mais detalhada e terá acesso a vários outros pontos cruciais na implementação de políticas que visem o bem-estar de sua equipe.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário