Descubra como definir os critérios para a promoção de funcionários

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A promoção de funcionários é uma das formas de os gestores mostrarem que eles são valorizados e que a empresa se interessa pelo sucesso de seus colaboradores. Normalmente, é preciso selecionar os melhores talentos para realizar tais promoções, fazendo uma boa reflexão, analisando diversos aspectos e investindo em um planejamento cuidadoso.

A escolha de colaboradores para cargos de confiança beneficia a empresa e os talentos que atuam internamente. Portanto, a promoção de funcionários pode ser algo positivo para os negócios. Quem recebe reconhecimento por seu esforço árduo tende a reforçar a qualidade dos serviços e a desenvolver as habilidades necessárias para o crescimento profissional.

Neste artigo, vamos explicar como definir critérios para promoção, além de apresentar algumas dicas para promover um funcionário. Confira!

Defina como vai funcionar o processo de promoção na empresa

Para iniciar o processo de promoção na empresa, o gestor precisa definir o seu método. Escolha aquele que mais se adapta a cada situação, faça um exame minucioso e avalie os cargos. Por exemplo, se for relacionado à gerência, você pode se basear no mérito de cada talento. Porém, se for reestruturar departamentos, reflita sobre o ajuste de responsabilidades.

Estabeleça critérios claros para não causar confusão e assegurar que o talento elegível é um bom candidato à promoção. Isso pode incluir realizações, um número de anos trabalhando na empresa, experiências, habilidades, qualificações e certificações. Confira se todos entenderam claramente os requisitos para reafirmar que a sua escolha não será uma decisão subjetiva.

Determine os critérios para a promoção de colaboradores

As promoções em empresas oferecem aos melhores funcionários uma motivação a mais para permanecer na sua equipe. Ao reconhecer os talentos e propor novos desafios, a maioria dos colaboradores ficam contentes e perdem o interesse em buscar outras oportunidades de trabalho.

Veja, a seguir, os principais critérios que você pode usar para promover os profissionais!

Competência

Antes de anunciar a promoção, observe com cautela a competência necessária para a ocupação de determinada vaga de trabalho. Procure ter uma boa compreensão das habilidades, pontos fortes e objetivos de seus colaboradores atuais. Converse com eles para saber se acreditam que estão prontos para avançar ou se estão satisfeitos com sua posição atual.

Comprometimento

Outro fator a ser analisado pelo gestor que pretende fazer a promoção é realizar avaliações regulares de desempenho para descobrir como está o comprometimento do potencial candidato. Faça reuniões e registre quem tem interesse em ser promovido, revise os registros das avaliações e as informações sobre cumprimento de metas, além das qualificações obtidas nos últimos meses.

Proatividade

Revise os documentos de todos os candidatos para identificar quais são os talentos mais qualificados para cada vaga disponível. Certifique-se de que os candidatos selecionados consigam atender aos requisitos mínimos exigidos para a ocupação do cargo que está em aberto. Uma boa dica é apostar em pessoas que demonstrem proatividade e deixar de lado o favoritismo.

Agora você já sabe como definir os critérios para a promoção de funcionários! Entreviste os candidatos elegíveis para depois tomar uma decisão correta e evitar arrependimentos futuros. Seja honesto com os colaboradores que não preenchem os requisitos da vaga e incentive-os a continuar em busca de aprendizado para que atinjam os seus objetivos de carreira.

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