Ainda que uma pessoa consiga se destacar demonstrando suas habilidades técnicas, são as suas habilidades pessoais – também chamadas de soft skills –, isto é, aquelas que são desenvolvidas por meio de experiências de vida, que chamam mais atenção das empresas e formam os principais atributos do profissional do futuro.
Por essa razão, as organizações precisam se preparar e se tornar igualmente atrativas para esse público, aperfeiçoando seu clima organizacional e oferecendo um bom pacote de benefícios. Será que a sua está pronta para isso?
Neste artigo, vamos descrever as características-chave desse tipo de profissional, para que você consiga identificá-lo e conquistá-lo para alavancar seus resultados. Aproveite a leitura!
Quais são as habilidades do profissional do futuro?
Um profissional que se mantém na vanguarda de sua área de atuação sempre está em busca de boas oportunidades de trabalho. Seu olhar estratégico e visão de futuro é o que o motiva a estar em constante aprimoramento, crescendo em competências e habilidades, como as listadas abaixo.
Boa comunicação
Comunicar-se bem é útil em qualquer circunstância, e o profissional do futuro domina essa competência. Além de ter uma oratória hábil, ele lida bem com seus pares, desenvolvendo relações e solucionando conflitos com facilidade. O segredo está em usar a comunicação para fortalecer a relação e o trabalho em equipe.
Capacidade para tomar decisões
Com um perfil focado na praticidade, esse tipo de colaborador exercita continuamente sua capacidade para tomar decisões, das mais simples às estratégicas. Seu diferencial é que conta com visão sistêmica, sendo capaz de analisar o todo e buscando a melhor alternativa para influenciar positivamente os resultados.
Flexibilidade
A maioria das atividades de uma rotina de trabalho depende de mais de uma pessoa. Portanto, mesmo que uma desempenhe sua parte com excelência, o produto final pode não ser o almejado. Por isso, a flexibilidade é uma competência-chave, porque consiste na capacidade de lidar com situações adversas, adaptando-se a elas e encontrando soluções com mais tranquilidade.
Liderança
Provavelmente, você já ouviu a frase “nem todo chefe é líder”. A diferença de um para outro está na maneira de conduzir o time, já que o segundo faz questão de desenvolvê-lo e encorajá-lo a entregar seu melhor. O profissional do futuro une algumas das características de uma boa liderança, como proatividade e habilidade para gerenciar pessoas; dessa forma, a ascensão a cargos de gestão é natural.
Inteligência emocional
Uma pessoa que usa a inteligência a favor de suas emoções significa que consegue controlá-las sem que isso impacte sua performance. É bastante requisitada no mercado, pois é difícil de encontrar, visto a maturidade que demanda do profissional. Lidar com pessoas e situações adversas exige essa competência, seja no trabalho, seja fora dele.
Autoconhecimento
Para finalizar, o autoconhecimento está relacionado à capacidade de fazer escolhas e tomar decisões. Isso porque, uma vez que o profissional se conhece, ele é mais realista e honesto, comprometendo-se apenas com o que pode entregar. Comedido, ele demonstra autoconfiança e seus resultados refletem sua eficiência e comprometimento.
Como atrair e reter esse tipo de profissional?
Se, de um lado, eles se preparam para assumir boas posições, as empresas também precisam se conscientizar sobre como atraí-los e retê-los. Uma das primeiras medidas é investir em treinamentos.
Capacitação
Conhecimento nunca é demais. Todas as áreas estão em constante desenvolvimento. Portanto, é de interesse da companhia que seus funcionários acompanhem essas atualizações para que, assim, estejam ainda mais aptos para contribuir com os resultados.
Reconhecimento
Uma pesquisa realizada pela McKinsey, uma das maiores consultorias americanas, constatou que o reconhecimento é um dos maiores motivadores não-financeiros, capaz de impactar a performance e o engajamento da equipe. 67% dos entrevistados nesse estudo pontuaram a relevância dos elogios por parte da gestão. Em outras palavras, reconhecer as pessoas nem sempre depende de grandes ações, que demandem altos investimentos.
Eventualmente, apenas o acompanhamento da liderança, aliado a feedbacks honestos – ou seja, não necessariamente positivos mas que prezem pelo desenvolvimento do funcionário – são suficientes para mudar sua percepção sobre seu trabalho estar sendo visto.
Oportunidades de crescimento
A busca por propósito chegou ao ambiente de trabalho. Mais do que nunca, as pessoas querem se ver nos resultados e saber se estão avançando em suas carreiras. A concretização disso, às vezes, se dá por meio de oportunidades de crescimento ou promoções.
Ainda que se ingresse em uma companhia como analista, possivelmente, o desejo daquele profissional é crescer, tornar-se um especialista e, posteriormente, um gestor. Esse é o processo natural e a construção de um plano de carreira precisa do apoio da empresa.
Benefícios
Ao se candidatar a uma vaga, uma das primeiras informações que o profissional busca é conhecer o salário que o ocupante do cargo vai ter, assim como os benefícios – que complementam os ganhos financeiros. Refeição na empresa, previdência privada e plano de saúde são alguns dos que saem na frente em relação às preferências.
Então, essa não é uma questão que possa ser ignorada. Ao promover um bom pacote de benefícios, a organização investe para se tornar mais competitiva frente a outros negócios, inclusive melhorando sua reputação no segmento. Vale a pena mencionar que ofertar por ofertar não basta: tem que ir em busca dos parceiros mais estratégicos para que, junto a você, consigam oferecer os melhores serviços, por um bom custo-benefício, e todo mundo saia ganhando.
Para quem quer se preparar para o futuro, o caminho é investir recursos e tempo em treinamentos e experiências que lhe levem a outro patamar. Procure inspirações na área e compartilhe conhecimento; fortaleça seu networking e acompanhe as tendências do mercado.
Para as empresas que não querem perder a chance de contratar o profissional do futuro, a preparação também é essencial. Tem que investir na profissionalização da área de pessoas, tanto a parte que recruta quanto a que cuida dos benefícios, para que façam benchmarking com outras marcas do segmento e tragam novidades. A Golden Cross é uma referência em plano de saúde e odontológico no Rio de Janeiro e tem múltiplos serviços para oferecer aos seus beneficiários.
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