7 dicas para garantir e incentivar a produtividade no trabalho remoto

6 minutos para ler
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert

Os números de pessoas que trabalham em sistema de home office não param de crescer em todo o mundo. No Brasil, entre 2017 e 2018, aconteceu umaumento de 21% nessas estatísticas. Por isso, o trabalho remoto é uma realidade que não pode ser deixada de lado quando falamos sobre empresas realmente antenadas e preocupadas com os seus colaboradores.

Ao final de 2019 e nos primeiros meses de 2020, essa tendência se tornou ainda mais relevante e passou a ter mais notoriedade nos canais de mídia. A razão para isso foi apandemia de COVID-19, com as medidas de isolamento social tomadas por diversos governos ao redor do mundo para conter o avanço da doença.

Mas, afinal, como garantir a produtividade no trabalho com ohome office? Quais são as vantagens de investir em estratégias de trabalho remoto nas empresas? A seguir, conversaremos sobre essa questão, para que você fique mais bem-informado sobre o assunto. Boa leitura!

Como funciona o trabalho remoto?

O trabalho remoto é uma tendência que nos mostra a possibilidade da realização de funções ligadas a um ofício sem estar presencialmente no ambiente profissional padrão. Há, portanto, várias interpretações. Um trabalho de campo, por exemplo, é uma espécie de função exercida longe da empresa.

No entanto, de modo geral, o trabalho remoto é um termo sinônimo para o conceito de home office — ou escritório em casa, em tradução livre. Aqui, o objetivo é possibilitar ao colaborador a execução de suas funções em seu próprio lar, com o uso da tecnologia para intermediar esse processo.

Quais são as vantagens do home office?

Agora que já sabemos como esse tipo de estratégia funciona, chegou a hora de conferirmos algumas de suas vantagens para as empresas e, claro, para os colaboradores. Veja a seguir:

  • promove aredução de custos;
  • otimiza o tempo e os processos;
  • melhora a satisfação do cliente;
  • possibilita mais qualidade de vida ao colaborador;
  • traz benefícios ao meio ambiente.

Sendo assim, optar pelo trabalho remoto é uma alternativa interessante não só para épocas específicas, como a pandemia do COVID-19. Esse tipo estratégia pode ser adotado em qualquer momento, trazendo benefícios amplos não só para a empresa, mas para o cotidiano da equipe de forma generalizada.

Como garantir a produtividade no trabalho remoto?

Agora, veja algumas dicas para tornar o trabalho remoto mais eficiente e garantir a produtividade de toda a equipe nesse quesito. Vamos lá?

1. Utilize a tecnologia

É praticamente impossível falar sobre home office sem citar a tecnologia. Os avanços e inovações tecnológicos são fundamentais para otimizar e facilitar o processo do trabalho remoto e, portanto, devem ser utilizados.

Cabe ao empreendedor buscar alternativas inovadoras e estar sempre antenado sobre o que há de mais eficiente e moderno para tornar esses processos cada vez mais simplificados e seguros para todos os envolvidos.

2. Instaure metas diárias

Ter metas é algo que sempre ajuda muito na questão da produtividade. Isso, portanto, não pode ser deixado de fora quando nos referirmos ao trabalho remoto.

Powered by Rock Convert

Portanto, alinhe metas diárias ou semanais com a sua equipe. Assim, será mais fácil para que a produtividade seja garantida em todos os setores, evitando atrasos e outros problemas.

3. Defina o horário de trabalho

O trabalho remoto é um trabalho como qualquer outro. Assim, é importante definir horários específicos para a realização das obrigações profissionais.

Esse tipo de cuidado não garante apenas uma maior produtividade, mas também a qualidade de vida dos colaboradores. Afinal, não há razão para que a falta de rotina afete o dia a dia dessas pessoas, que também precisam se dedicar às suas vidas pessoais e aos projetos paralelos.

4. Faça reuniões periódicas

O alinhamento é algo fundamental quando falamos sobre qualquer tipo de trabalho. Obviamente, com o home office, isso não é diferente. Sendo assim, é muito importante que a equipe se reúna de maneira periódica, ainda que remotamente (mais uma vez, o uso da tecnologia é essencial!), para repassar os acontecimentos da semana e planejar o próximo período de trabalho.

5. Dê feedbacks constantes

Além das reuniões, o feedback constante e pessoal é outro ponto que não pode, em hipótese alguma, ser deixado de lado quando falamos sobre o trabalho remoto.

Por meio de opiniões e críticas construtivas personalizadas, cada colaborador poderá conhecer os seus pontos fortes e fracos e identificar as mudanças que deve fazer para que o seu trabalho fique cada vez melhor.

6. Demonstre resultados

Os feedbacks são essenciais para a construção de um trabalho mais eficiente, mas como manter aquilo que está dando supercerto? Uma boa dica é o investimento na demonstração de resultados, algo que pode até mesmo ajudar na redução do estresse e da ansiedade.

Periodicamente, em reuniões, dedique um tempo para exaltar a sua equipe e mostrar a ela que o trabalho árduo tem rendido bons frutos para a empresa. Essa valorização do serviço feito é algo que motiva bastante e que fará com que a produtividade geral aumente a partir da fidelização dos colaboradores.

7. Ofereça benefícios

Já que estamos falando sobre a fidelização dos colaboradores, não podemos deixar de fora a importância do oferecimento de benefícios para eles visando a esse fim. Mais uma vez, valorizar os funcionários é algo que traz resultados tanto a curto, quanto a médio e longo prazo.

Entre os benefícios, podemos mencionar os planos de saúde e odontológicos como opções infalíveis. Afinal, os trabalhadores remotos também precisam cuidar de sua saúde para ter mais qualidade de vida e aumentar a produtividade e o gosto pelo trabalho feito em seu dia a dia.

Já deu para perceber que investir no home office é uma ótima alternativa para as empresas, não é mesmo? O cuidado com os colaboradores deve ser sempre uma prioridade, garantindo não só a humanização em todos os processos, mas também mais eficiência e produtividade no trabalho no dia a dia.

Para saber mais sobre o assunto, confira o nosso material sobre gestão de benefícios e qualidade e aprenda novas informações sobre como fazer a sua empresa ser um sucesso!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário