Todos queremos ser produtivos. Afinal, fazer um trabalho bem-feito e otimizar as chances de subir na carreira é algo desejado por qualquer colaborador. Para o gestor, essa produtividade é extremamente importante para o seu negócio alcançar o sucesso merecido.
No entanto, toda essa harmonia pode encontrar, por vezes, alguns vilões: os problemas de saúde. Pessoas que se sentem mal, doentes ou passam por períodos difíceis tendem a produzir menos e, claro, sofrer bastante com essas questões.
Quer entender melhor sobre o assunto e descobrir as melhores maneiras de contornar essa situação? Então, continue a leitura e obtenha informações preciosas!
Qual é a relação entre saúde e produtividade?
Quando nos sentimos bem, fazemos as atividades com muito mais prazer e qualidade, certo? E qual é o melhor modo de nos sentirmos assim? Tendo saúde, claro!
A saúde impacta não apenas o modo como nos sentimos fisicamente, mas também interfere em todos os aspectos de nossas rotinas. Um corpo ou mente doentes trazem consequências para a vida pessoal e profissional.
Dessa forma, é possível relacionar saúde e produtividade de uma maneira bem simples. Um corpo saudável, assim como a mente, são responsáveis por colaboradores mais felizes, focados em seu trabalho e capazes de produzir com mais qualidade.
Quais são os problemas de saúde mais comuns no ambiente de trabalho?
Confira, agora, algumas ocorrências que são queixas comuns entre colaboradores de qualquer segmento!
Dores nas costas
Dores na região da coluna estão entre as queixas mais comuns entre os funcionários de qualquer tipo de segmento. Por isso, elas devem ser levadas muito a sério!
A principal causa para esse problema de saúde é a postura inadequada na hora de trabalhar. E isso não vale apenas para os computadores, mas para qualquer tipo de atividade, seja ela mais dinâmica, seja estática.
Dores de cabeça
As dores de cabeça são um sintoma relacionado a várias doenças ou problemas. Entre eles, podemos citar o estresse, alterações na visão, questões endócrinas e muito mais.
É importante, portanto, colaboradores que passam por esse problema fazerem um check-up completo, verificando todas as possíveis razões para a ocorrência de um sintoma tão abrangente.
Dores na região bucal
Quem tem dor de dente, sabe: ela é uma das piores dores que alguém pode sentir. E trabalhar com esse desconforto é algo praticamente impossível, já que, muitas vezes, a sensação “irradia” e atinge outras áreas, como a cabeça ou os olhos.
Uma boa prevenção e cuidados frequentes com a saúde bucal costuma dar conta do recado e fazer com que os colaboradores não sofram com esse mal.
LER/DORT
As Lesões de Esforço Repetitivo são causadas por qualquer tipo de movimento que seja repetidamente feito pelo colaborador. Ainda que a digitação seja um dos mais comuns fatores, qualquer tipo de funcionário pode passar por esse problema.
Nesses casos, o tratamento é feito com fisioterapia, a administração de medicamentos e, claro, a mudança na postura e na forma de trabalhar. É, portanto, um trabalho conjunto entre o próprio funcionário, os médicos e a empresa.
Doenças psicossociais
Problemas como a depressão e a ansiedade são, infelizmente, cada vez mais comuns em nossa sociedade. Eles também são responsáveis diretos por problemas na produtividade no ambiente profissional.
Sendo assim, cuidar da mente deve ser sempre uma prioridade. Cuidar dessa questão é mais uma função da empresa em parceria com os médicos. E lembre-se: mente sã, corpo são! Por isso, nada de descuidar da saúde mental da equipe.
Como a empresa pode contribuir para a redução desses problemas de saúde?
Veja, a seguir, algumas estratégias que podem ser utilizadas com sucesso para melhorar o dia a dia dos colaboradores e diminuir a incidência de doenças ocupacionais!
Ginástica laboral
Uma ótima estratégia para diminuir os problemas de saúde de seus colaboradores é investir na ginástica laboral. Essa é uma iniciativa simples e que pode ser feita diariamente ou, por exemplo, três dias da semana.
A ginástica laboral consiste na realização em conjunto de algumas atividades, como alongamentos ou uma aeróbica leve. Promove relaxamento muscular e previne lesões e dores em articulações.
Investimento em EPIs
Os Equipamentos de Proteção Individual também devem ser uma prioridade em sua empresa. Afinal, os acidentes de trabalho são grandes responsáveis pela redução da saúde da equipe e, até mesmo, por questões judiciais.
Sendo assim, garanta a segurança de seus colaboradores e ofereça a eles todos os equipamentos necessários para que nenhum acidente aconteça.
Investimento em ergonomia
Muitos dos problemas mencionados acima são causados por conta dos problemas de postura. A ergonomia, então, deve ser uma prioridade em sua empresa.
Permita que seus colaboradores possam atuar confortavelmente. Às vezes, pequenos investimentos podem fazer toda a diferença, como cadeiras confortáveis e suportes para os pulsos nos teclados.
Educação sobre a saúde
Outra maneira de garantir a saúde de toda a equipe é investindo em educação. Essa prática pode ser feita a partir de diversas maneiras, que vão desde a colocação de anúncios educativos pela empresa ou a realização de palestras.
Com a informação, é muito mais provável que seus colaboradores passem a se preocupar cada vez mais com a própria saúde. Lembrando que investir em estratégias que possibilitem esses cuidados, como uma boa alimentação na empresa, também é fundamental.
Concessão de benefícios
Os benefícios também são responsabilidade da empresa na busca por menos problemas de saúde entre a equipe. Os planos de saúde são uma ótima alternativa!
Com eles, os colaboradores se sentem mais em controle da própria saúde e podem, assim, investir cada vez mais em prevenção. Os cuidados também são estendidos à família do funcionário e, assim, ele se torna mais tranquilo e produtivo.
Gostou de conferir a relação entre os problemas de saúde e a produtividade no trabalho? Esperamos que a aplicação das dicas mencionadas traga mais harmonia ao ambiente de trabalho de sua empresa. Conte sempre com a gente!
Aproveitando, em caso de dúvidas ou interesse na contratação de algum plano para a sua empresa, não deixe de entrar em contato com a Golden Cross. Oferecemos soluções que cabem no seu bolso e transformam o seu negócio para sempre!