Silenciosa na maioria das vezes, a hipotensão, também conhecida como pressão baixa, é uma pressão arterial abaixo de 90/60 mm/Hg. Em muitas pessoas, não apresenta sintomas. Quando causa efeitos, geralmente são desagradáveis ou perturbadores, incluindo tonturas, desmaios, entre outros.
Em alguns casos, essa condição pode ser perigosa. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são importantes, além da mudança de hábitos. Desse modo, entender como prevenir é um poderoso aliado da sua saúde e bem-estar.
Mas o que saber para prevenir a pressão arterial baixa? Acompanhe neste post.
O que é pressão baixa?
Hipotensão, ou pressão baixa, é quando a pressão arterial é muito menor do que o esperado. Pode acontecer como uma condição por si só ou como um sintoma de uma ampla gama de condições. Em geral, não apresenta sintomas, mas, quando o faz, muitas vezes exige atenção médica.
Existem duas definições para pressão baixa:
- hipotensão absoluta — é quando a pressão arterial em repouso está abaixo de 90/60 mmHg (milímetros de mercúrio);
- hipotensão ortostática — é quando a pressão arterial cai três minutos depois de você se levantar da posição sentada. A queda deve ser de 20 mmHg ou mais para sua pressão sistólica (superior) e 10 mmHg ou mais para sua pressão diastólica (inferior). Outro nome para isso é hipotensão postural, porque acontece com mudanças na postura, como quando nos levantamos rapidamente.
Quais os sintomas da pressão baixa?
A hipotensão pode afetar pessoas de qualquer idade, dependendo do motivo pelo qual acontece. No entanto, é mais provável que cause sintomas em idosos (especialmente A hipotensão ortostática). Também pode surgir sem sintomas em pessoas muito ativas fisicamente, o que é mais comum em indivíduos mais jovens.
Como a ausência de sintomas é normal, é impossível saber quantas pessoas ela realmente afeta em geral. No entanto, a hipotensão ortostática parece ser cada vez mais comum à medida que você envelhece. Estima-se que 5% das pessoas a tenham aos 50 anos, enquanto esse número sobe para mais de 30% em pessoas com mais de 70 anos.
Os sintomas da pressão baixa podem incluir:
- tonturas ou sensação de tontura;
- desmaio ou desmaio (síncope);
- náuseas ou vômitos;
- visão turva ou distorcida;
- respiração rápida e superficial;
- fadiga ou fraqueza;
- sensação de cansaço, lentidão ou letargia;
- confusão ou dificuldade de concentração;
- agitação ou outras mudanças incomuns no comportamento (uma pessoa que não age como ela mesma).
O que causa a pressão baixa?
A hipotensão pode acontecer por uma ampla gama de razões, entre elas:
- hipotensão ortostática — acontece quando você se levanta muito rápido e seu corpo não consegue compensar com mais fluxo sanguíneo para o cérebro;
- doenças do sistema nervoso central — condições como a doença de Parkinson podem afetar a forma como o sistema nervoso controla a pressão arterial. As pessoas que têm hipotensão devido a essas condições podem sentir os efeitos da pressão arterial baixa depois de comer porque seu sistema digestivo usa mais sangue para digerir os alimentos;
- baixo volume de sangue — a perda de sangue por lesões graves pode causar pressão arterial baixa. A desidratação também pode contribuir para o baixo volume sanguíneo;
- álcool ou drogas recreativas — drogas recreativas podem baixar sua pressão arterial, assim como o álcool (o efeito do álcool dura apenas um curto período de tempo, e o uso excessivo de álcool no longo prazo pode causar pressão alta).
Embora não sejam tecnicamente medicamentos, certos suplementos de ervas, vitaminas ou remédios caseiros também podem diminuir a pressão arterial, e é por isso que você deve sempre incluí-los quando informar ao seu médico quais medicamentos está tomando.
Como é tratada a hipotensão?
O tratamento da hipotensão geralmente começa com a descoberta do motivo pelo qual ela está acontecendo. Se essa causa for tratável diretamente, a pressão baixa geralmente melhora por conta própria. Um exemplo disso é a queda de pressão que acontece por causa de uma lesão e pela perda de sangue.
Reparar essa lesão e substituir o sangue perdido (como em uma transfusão de sangue) pode interromper a hipotensão. Por outro lado, se você toma medicamentos que afetam sua pressão arterial, seu médico pode alterar sua dosagem ou recomendar que você pare de tomar esse remédio completamente.
Se a causa permanece um mistério, também é possível tratar a pressão baixa diretamente. No entanto, a cura da hipotensão só é possível se houver uma causa subjacente que seja curável.
Como prevenir a pressão baixa?
A prevenção é a chave do tratamento precoce da maioria dos acometimentos médicos. Com a hipotensão, não poderia ser diferente. Algumas mudanças de hábitos e certos cuidados podem muitas vezes solucionar seu problema de pressão baixa, porém, é sempre importante buscar orientação médica para traçar o melhor planejamento para seu caso.
Veja o que você pode fazer:
- beba mais água — os líquidos aumentam o volume sanguíneo e ajudam a prevenir a desidratação, ambos importantes no tratamento da hipotensão;
- use meias de compressão — também chamadas de meias de apoio, essas meias elásticas são comumente usadas para aliviar a dor e o inchaço das varizes. Eles melhoram o fluxo sanguíneo das pernas para o coração. Algumas pessoas toleram melhor os ligantes abdominais elásticos do que as meias de compressão;
- regule a ingestão de sal em sua alimentação — os especialistas geralmente recomendam limitar o sal (sódio) porque, às vezes, ele pode aumentar a pressão arterial drasticamente. Para pessoas com pressão arterial baixa, no entanto, isso pode ser uma coisa boa. Mas muito sódio pode levar à insuficiência cardíaca, especialmente em adultos mais velhos. Portanto, é importante consultar um médico antes de aumentar o consumo de sal;
- faça atividades físicas — a prática de atividade física pode regular sua pressão, pois, com o movimento, você estimula a oxigenação do sangue, bem como o transporte de células sanguíneas, sendo uma excelente aliada do seu bem-estar.
Como vimos, os cuidados com a pressão baixa são, de fato, necessários, devendo sempre ser prioridade sua observação e a atenção ao seu estado físico. A pressão baixa pode ser perigosa, portanto, caso sinta algum sintoma, sente ou deite, além de tentar pedir ajuda. Além disso, converse com seu médico e cuide bem do seu corpo e do seu coração, para que seu bem-estar seja cada vez mais ampliado.
Quer saber mais sobre pressão arterial? Então, não deixe de ler sobre a hipertensão, suas causas e principais sintomas.