Correr, malhar ou praticar qualquer outro esporte no inverno exige diversos cuidados, principalmente se você tiver problemas cardiovasculares. Isso por que, nos dias mais frios (principalmente quando a temperatura está abaixo dos 20 graus) os vasos sanguíneos tendem a ficar mais contraídos.
Com menos espaço para passar, o sangue oxigenado tem mais dificuldade para chegar ao coração. Com isso, o músculo cardíaco precisa trabalhar muito mais para cumprir a mesma função. Outra consequência da contração dos vasos sanguíneos é o aumento da pressão arterial, o que também sobrecarrega o coração e representa um grande risco à saúde.
O aumento de óbitos em consequência de doenças cardiovasculares no inverno é alvo de estudos há muitos anos. Uma pesquisa relativamente recente, publicada em 2009 na Revista da Sociedade Paulista de Cardiologia (Socesp), revelou que temperaturas abaixo de 14 graus estão relacionadas com o aumento em até 30% dos casos de infarto.
Por tudo isso, é bom não dar bobeira e adotar alguns cuidados especiais para evitar complicações antes de praticar exercícios físicos no inverno.
Abaixo, reunimos alguns dos mais importantes. Confira.
1. Aquecimento é fundamental
No frio, a musculatura está mais contraída e tensa. Por isso, para atenuar os riscos de lesões, é preciso realizar um alongamento adequado, além de iniciar a atividade física de maneira gradual, em um ritmo leve, por 10 ou 15 minutos.
Dica: ao caminhar, comece com passos curtos e mexa bastante as mãos e os braços.
2. Atenção ao vestuário
Vista mais roupas, mesmo que você perca um pouco da mobilidade, pois manter o corpo aquecido é o mais importante.
Procure usar peças mais justas, como leggings, que deixam menos espaço para a passagem de ar, ou mesmo uma calça mais quente em cima do short (ou da própria legging), deixando para tirá-la apenas quando o corpo estiver devidamente aquecido.
Importante: nos dias mais frios, redobre a atenção: não dispense o uso de luvas, gorros ou faixas que cubram as orelhas. Afinal, as partes do corpo que mais sofrem com o frio intenso são, além dos pés, as mãos e a cabeça.
3. Cuidado com a respiração
O clima frio favorece o surgimento de infecções respiratórias. Para diminuir o risco de contrair uma doença, a dica é realizar a respiração nasal durante os treinos, fazendo com que o ar chegue mais aquecido aos pulmões.
4. Mantenha seu corpo hidratado
Ingerir líquidos antes, durante e após a atividade física é fundamental. No inverno, porém, a percepção de sede diminui, e muitas pessoas se descuidam. Tenha muito cuidado com essa armadilha: manter o corpo hidratado é fundamental em qualquer época do ano.
5. Mantenha o controle sobre a frequência cardíaca
Entre os grandes riscos da prática de exercícios físicos no inverno, como já citamos, estão as doenças cardiovasculares. Por isso, é importante redobrar a atenção com a frequência cardíaca durante a atividade, principalmente se você já é cardíaco ou tem histórico na família.
Importante: se os batimentos ficarem muito acelerados, interrompa o exercício.
6. Busque ambientes fechados nos dias mais frios
Quando estiver muito frio, prefira ir a uma academia ou a outro ambiente fechado. Se você tem problema de coração ou é hipertenso, então realmente deve abrir mão de atividades ao ar livre nesses dias.
7. Procure orientação médica
Se você está pensando em iniciar ou retomar atividades físicas no inverno, é fundamental checar como seu corpo está. Para isso, é recomendável consultar especialistas e realizar exames médicos e físicos, conhecidos como check-ups, que variam de acordo com a atividade praticada e com a idade.
Confira quais exames médicos preventivos são indicados em cada idade em uma reportagem do portal Bem-Estar do GNT.