Que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente com seus candidatos não é novidade. Os recrutadores vêm apurando e filtrando os novos colaboradores, de modo que eles sejam realmente aptos a cumprir o que a empresa espera deles. Esse filtro capta não apenas as competências técnicas, conhecidas como hard skills, mas também as comportamentais, as soft skills. Além dessas habilidades, um novo conceito surgiu: as power skills.
Já ouviu falar a respeito? Sabe no que consiste e quais são as principais? Se ainda não, tudo bem! Neste artigo, vamos destacar a definição, importância e exemplos das power skills. Confira abaixo!
O que são power skills?
Antes de explicar melhor a expressão, é importante darmos mais informações sobre as hard e as soft skills. O primeiro grupo engloba o conhecimento técnico de uma pessoa, isto é, aquele que um certificado ou diploma pode comprovar. Se você domina o uso de um programa de edição de vídeos, por exemplo, é considerado uma hard skill (ainda que seu aprendizado não tenha vindo necessariamente de uma formação convencional).
Já as soft skills são consideradas competências comportamentais, porque se referem à personalidade do indivíduo. Dizem respeito a características como criatividade e inteligência emocional. Por não serem adquiridas em nenhum curso, sendo desenvolvidas por meio de experiências, elas são ainda mais valiosas e visadas pelas companhias. Agora que esses termos foram devidamente esclarecidos, vamos ao que power skills significa.
As habilidades poderosas, em tradução literal, são a combinação das hard e soft skills. Em outras palavras, um colaborador que reúne competências técnicas e comportamentais é considerado um talento excepcional, apto para lidar com situações adversas do dia a dia de trabalho, liderando grandes projetos e se destacando como parte de qualquer time.
Qual é a importância das power skills?
O conceito surgiu em 2020, uma época em que a maioria das empresas buscava soluções para se manter no mercado sem precisar demitir seus profissionais. Por essa razão, a cobrança se tornou maior, não apenas para as companhias, mas também para os colaboradores, que precisaram reforçar seu valor por meio de suas entregas. Em resumo, quem era bom teve que ficar ainda melhor.
Para quem procura uma oportunidade de trabalho, desenvolver essas habilidades abre uma porta promissora, apresentando resultados desde o início e provando seu valor na área. Quem se esforça para alcançar esse patamar consegue chamar a atenção das empresas, principalmente das maiores, que buscam os melhores talentos para formar seu capital humano.
É sempre bom lembrar que essas características não são úteis apenas na área corporativa. Ter facilidade para solucionar problemas complexos e se comunicar com clareza, por exemplo, são qualidades que também ajudam no âmbito pessoal, favorecendo seus relacionamentos.
Quais são as principais power skills?
Diferentemente das hard e soft skills, as habilidades poderosas são contáveis. Ao todo, sete compõem esse grupo. Conheça-os a seguir.
Proatividade
Como parte das power skills, a proatividade está relacionada, principalmente, à capacidade de resolver problemas. Sabe aquele profissional que não espera que sua gestão delegue ou que sequer a procura para dar o próximo passo? É ele! Ele usa situações complicadas para se aperfeiçoar, encarando-as como uma oportunidade de crescer e aprender.
Estratégia
Um colaborador estratégico é aquele que se planeja e toma decisões pensando no que pode vir a enfrentar no futuro. Em outras palavras, ele é precavido e estratégico. Seu objetivo é tomar decisões inteligentes e, para isso, ele se baseia em seu instinto e nos dados que estiverem disponíveis. Geralmente, essas pessoas conquistam a confiança da gestão em pouco tempo.
Clareza
Em complemento à habilidade anterior, o profissional estratégico age com clareza, baseado nos critérios certos para tomar decisões. Isso significa que essa pessoa é mais racional, não permitindo que seus julgamentos sejam afetados por emoções ou sentimentos. Ele foca no que é melhor para o time ou o negócio.
Comunicação
Saber se comunicar não se limita a ter uma boa oratória. Alguém que tem essa competência consegue cativar o ouvinte, sendo persuasivo e envolvente com seu discurso. Um bom comunicador, além de se expressar, sabe dar conselhos inteligentes, sendo constantemente procurado por seus pares.
Além disso, em geral, o comunicador é um ótimo mediador. Ele é capaz de harmonizar a equipe na qual está inserido, lidando com diferentes personalidades e conseguindo manter uma boa relação, influenciando o clima organizacional. Esse perfil é indispensável em uma liderança.
Autogestão
A autogestão é uma das power skills mais desejadas. Essa característica é vista em funcionários que conseguem identificar seus pontos de melhoria sem feedbacks externos. Eles verificam seus erros e focam em como solucioná-los.
Esse tipo de profissional tem a inteligência emocional bem desenvolvida e não leva a opinião de seus pares para o lado pessoal. Assim, ele tem maior facilidade para se desenvolver. Ele também é crítico consigo mesmo, reconhecendo seus pontos fortes e expondo-os sempre que necessário.
Colaboração
Não precisa ser um gestor para saber a importância do engajamento. Uma equipe que trabalha bem unida é capaz de atingir resultados melhores e fazê-los acontecer rapidamente. Por isso, a colaboração entra no grupo de power skills. Um empregado colaborativo se esforça para fazer além do seu papel, sempre atento a como pode contribuir para o todo, auxiliando na performance de seus colegas também.
Visão sistêmica
Por fim, a visão sistêmica consiste em olhar para uma situação de forma abrangente, mas não com uma abrangência que se limite à organização, e sim uma que considere todas as questões relacionadas, como impactos econômicos, políticos e ambientais. Pela sua complexidade, também é uma das mais requisitadas no mercado.
Embora a maioria dessas competências não seja assimilada por meio de treinamentos, eles continuam sendo importantes para estimulá-las. Empresas que investem em desenvolvimento, sejam presenciais, sejam virtuais, vêm investindo em seus próprios resultados, garantindo empregados mais motivados e aptos para avançar em um plano de carreira.
Da mesma forma, um colaborador que não reconhece a importância de aperfeiçoar suas power skills e melhorar sua performance tende a se prejudicar e perder espaço em processos seletivos e companhias.
Curtiu nosso conteúdo? Aproveite e curta nossa página no Facebook também!