Planos com reembolso: entenda melhor como funcionam

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Contar com uma boa assistência médica e odontológica é uma segurança a mais na vida de qualquer pessoa, não é mesmo? Afinal, isso oferece mais tranquilidade para o dia a dia e evita um estresse maior em horas de grande necessidade. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo explicando melhor como funcionam os planos com reembolso.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que são os planos com reembolso?

Quando falamos de um plano de saúde, o reembolso diz respeito aos valores devolvidos aos beneficiários quando eles recebem atendimento por profissionais ou locais que não façam parte da rede credenciada. Dependendo da cobertura e do perfil do usuário, isso pode ser bastante comum, gerando dúvidas quanto aos trâmites necessários.

Na prática, alguns planos dão direito ao reembolso para que os custos dos serviços utilizados fora da rede não fiquem sob a inteira responsabilidade dos pacientes, isso pode ocorrer com o uso de hospitais, clínicas e laboratórios, sobretudo em urgências e emergências, além de consultas com médicos, psicólogos, nutricionistas ou outros especialistas.

É importante esclarecer que a decisão de utilizar um profissional fora da rede é do associado. Caso prefira, poderá ser atendido na rede credenciada do seu plano, onde não terá a necessidade de efetuar o pagamento pelos procedimentos cobertos e consequentemente não precisará solicitar o reembolso.

O ato de reembolsar surgiu como uma alternativa para minimizar as despesas, com a operadora/seguradora arcando com uma parte ou com o valor integral.

Como funciona o reembolso do plano de saúde?

Nada melhor do que um bom exemplo para mostrar como funciona o reembolso do plano de saúde. Imagine um beneficiário que tenha um médico de confiança que cuida da sua família há anos, mas esse profissional aceita apenas os atendimentos particulares e não é credenciado de nenhum plano de saúde.

Caso esse beneficiário queira ser atendido por esse médico especificamente, poderá pagar pela consulta e posteriormente solicitar o reembolso do plano, caso o produto contratado tenha reembolso e cobertura para o tipo de atendimento realizado. O reembolso é feito de acordo com a tabela estabelecida pelo seu plano e pode ser integral ou parcial, isso vai depender do valor que foi cobrado pelo atendimento feito fora da rede.

Todos os planos de saúde têm reembolso?

Nem todos os planos de saúde possuem reembolso, com exceção de alguns casos muito específicos garantidos pela ANS. Por isso, é importante que o cliente compare e faça a sua escolha no momento da contratação, para evitar dor de cabeça posteriormente.

Existem alguns planos com custo mais elevado que foram pensados para os clientes que já têm o interesse em usar os serviços fora da rede credenciada, por isso sempre vai depender das necessidades e expectativas de quem está contratando o plano.

Como é calculado o reembolso dos planos de saúde?

O cálculo dos reembolsos dos planos de saúde é outra dúvida muito comum entre as pessoas, até porque não se trata de uma equação das mais simples, tendo em vista que cada operadora tem uma política própria para esses casos. Por isso, mais uma vez, vale ressaltar a importância de pesquisar bastante e ler atentamente o contrato.

Priorizando as empresas com maior credibilidade no mercado e prestando atenção ao acordo, você pode tirar as dúvidas e ter seus direitos garantidos. O plano de saúde costuma ter uma tabela com os valores máximos de reembolso para cada procedimento. É importante destacar que os valores reembolsados sempre vão respeitar esses limites.

Na Golden Cross você encontra diversas opções de planos com reembolso e alguns foram pensados justamente para atender os clientes que valorizam esse benefício.

Como fazer uma solicitação de reembolso?

Mesmo que cada empresa tenha sua própria dinâmica quanto à solicitação do reembolso, existem trâmites que são bastante semelhantes. Invariavelmente, a primeira etapa será o preenchimento do formulário de solicitação, com campos que informam dados pessoais, datas, procedimentos realizados e informações sobre o estabelecimento ou profissional.

Você também precisa colocar uma justificativa e adicionar documentos que comprovem o que você está falando, inclusive em termos de valores. Feito isso, o prazo comum para que as operadoras devolvam o dinheiro aos clientes é de até 30 dias, mas isso também acaba variando de acordo com a empresa e o tipo de cobertura.

Na Golden Cross o processo é feito totalmente online e através do Aplicativo. É simples e rápido!

Agora você já sabe como funcionam os planos com reembolso e pôde perceber como é importante sempre priorizar operadoras de assistência médica e odontológica que contem com grande credibilidade e experiência no mercado brasileiro.

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