Planos coletivos por adesão: o que são e como funcionam?

6 minutos para ler

O plano de saúde é um benefício buscado por vários profissionais e empresas, sendo um bom incentivo na contratação. Em parte, devido ao maior custo de planos particulares individuais. Porém, para quem trabalha por conta própria ou em uma empresa ou grupo que não tem um plano de saúde corporativo, ainda há algumas formas de conseguir esse serviço por um preço acessível e com outras vantagens.

A alternativa mais comum, aqui, são os planos coletivos por adesão. Dependendo da sua área de atuação, essa será a forma mais rentável de obter um plano de saúde para você e para seus dependentes.

Acompanhe e entenda melhor o que são os planos coletivos por adesão, como eles se diferenciam dos outros tipos, quem pode aderir, suas principais vantagens e como você pode adotar um.

O que são planos coletivos por adesão?

Esse é um tipo de plano de saúde que atende a um grupo de pessoas com o mesmo vínculo profissional, que estejam ligadas ao mesmo sindicato ou entidade de classe. Com isso, é possível que indivíduos sem CNPJ tenham acesso aos mesmos benefícios de um plano de saúde empresarial.

O modelo de adesão ganhou bem mais popularidade nos últimos anos, em parte graças à maior ênfase na flexibilização do trabalho e da atuação autônoma. Também é uma boa alternativa caso a empresa não forneça o plano de saúde como parte do seu pacote de benefícios.

Qual é a diferença entre plano por adesão, plano empresarial e plano individual?

A principal característica dos planos coletivos por adesão é que, uma vez estabelecidos, nem todos os membros do grupo são obrigados a contratá-lo. Se você faz parte de uma categoria que oferece esse plano, você tem a opção de aderir a ele ou não, levando em conta seu preço e os benefícios obtidos.

Planos empresariais, por outro lado, são oferecidos pela própria empresa a todos os seus funcionários ou apenas para um determinado grupo. Um plano individual é contratado separadamente pelo profissional, sendo um benefício particular.

Quem pode aderir a esse tipo de plano?

Para contratar ou aderir a um plano coletivo, é necessário ser parte de uma entidade de classe profissional ou sindicato. No caso da Golden Cross, por exemplo, estão elegíveis as seguintes entidades:

  • ABAEP – Associação brasileira de apoio aos comerciários;
  • ABSP – Associação brasileira dos servidores;
  • ABES – Associação Brasileira dos Estudantes;
  • ANPROLI – Associação nacional dos profissionais liberais.

Quais são os benefícios dos planos coletivos por adesão?

A contratação e adesão a esse tipo de plano tem diversas vantagens para o trabalhador em relação a um plano individual. Alguns dos principais exemplos estão a seguir.

Menor custo final

Para manter os benefícios do plano, você precisa pagar uma mensalidade correspondente ao tipo de cobertura oferecida e o valor pago tende a ser bem melhor que o de um plano individual. Como o plano é contratado para um grande número de beneficiários ao mesmo tempo, a operadora pode oferecer um valor de mensalidade menor, já que não há o mesmo nível de risco.

Inclusão de dependentes

Outro fator a ser considerado na contratação de qualquer plano de saúde é a cobertura para dependentes. Em muitas famílias, é comum que filhos ou cônjuges precisem de serviços de saúde regularmente, o que torna o plano de saúde mais importante. E planos coletivos de adesão também podem oferecer cobertura para dependentes.

O número de dependentes permitidos, assim como a elegibilidade, pode variar de acordo com a sua entidade de classe profissional, mas ainda é uma alternativa comum. Verifique, também, se sua categoria oferece mais de uma alternativa de plano e compare quais deles se encaixam melhor em sua demanda.

Menor tempo de carência

Geralmente os planos de saúde necessitam de cumprimento de carência, um intervalo entre o momento da contratação e a liberação de todos os serviços. Em planos coletivos por adesão, esse problema pode ser minimizado.

No caso da Golden Cross, por exemplo, existem algumas opções para redução de carências. Fique atento no momento da contratação e tire todas as suas dúvidas para garantir a escolha certa.

Como aderir a um plano coletivo?

Se você é profissional vinculado à entidade da sua categoria, então também pode aderir a esse tipo de plano. Veja aqui o passo a passo.

Contato com um corretor e uma administradora

Para fazer a contratação, além de ter o vínculo com uma entidade de classe, você também vai precisar de uma administradora de benefícios para fazer o intermédio dessa adesão. Essas são empresas que lidam com a contratação de planos de saúde e odontológicos de forma direta, tentando obter o melhor acordo para os profissionais que aderem a eles.

Para auxiliar no processo, você pode contar com o apoio de um corretor de planos de saúde.

Mensalidade do plano

Depois de feita a adesão, basta continuar pagando a mensalidade do plano em dia para ter acesso aos benefícios e avançar no período de carência. Como é uma empresa separada que fez o contrato direto com a seguradora, o reajuste do valor ocorre no aniversário do contrato em vez da data em que você aderiu. Apenas tenha isso em mente para evitar erros no seu planejamento financeiro.

Os planos coletivos por adesão devem continuar em crescimento, ganhando mais assinantes nos próximos anos. Com isso, mais categorias, entidades e profissionais também terão acesso aos seus benefícios, e você poderá aproveitar essas vantagens.

Se você quer conhecer o plano certo para você e sua família, visite o site da Golden Cross agora mesmo e conheça nossos produtos.

Guia de benefícios corporativos para oferecer aos colaboradores
Posts relacionados

Deixe um comentário