Embora o setor venha crescendo cada vez mais, inclusive superando os planos de saúde em termos de conquistas de novos clientes, muitas pessoas ainda se perguntam se fazer um plano odontológico vale a pena.

É um pensamento natural, uma vez que, seja por questões financeiras ou por falta de conhecimento sobre o assunto, a saúde bucal costuma ser colocada em segundo plano.

Mas essa história de achar que cuidar do sorriso é só uma questão de estética acaba hoje! Sabia que muitos problemas de saúde podem ter origem na boca?

Pois entenda desde já: um bom plano odontológico é um investimento para toda a família. Isso sem contar que seu custo-benefício é extremamente vantajoso se comparado com tratamentos isolados. Lembre-se, afinal, de que quando o assunto é saúde bucal, prevenir é sempre o melhor remédio.

Pensando em tudo, resolvemos elaborar este post listando algumas das principais razões por que um plano odontológico vale a pena. Continue lendo e saiba mais!

Aumentar a frequência das consultas preventivas

Dado o valor das consultas particulares, muitas pessoas deixam de frequentar o dentista. Só quando algo de inesperado surge, procura um profissional, deixando totalmente de lado as consultas periódicas, de manutenção e prevenção.

Enquanto isso, os pacientes cobertos por um plano tendem a fazer valer a mensalidade que pagam, aumentando sua frequência no consultório devido a facilidade no acesso.

Especialmente quando há crianças na família, a necessidade de consultas regulares para acompanhamento e prevenção é ainda maior.

Vale ressaltar aqui que a assistência odontológica pediátrica envolve particularidades de cada fase do desenvolvimento infantil, desde os primeiros meses de vida até a troca dos dentes de leite pelos definitivos, quando a conscientização sobre a higiene bucal deve chegar com força total.

Usando pouco ou muito, a verdade é uma só: o ganho em termos de prevenção supera o valor pago, uma vez que a manutenção da saúde bucal reduz as chances de procedimentos mais caros se tornarem necessários. E sim, ao visitar o dentista mais vezes ao longo do ano, a tendência é que a consciência e o cuidado extra em casa, no dia a dia, aumentem.

Reduzir a necessidade de procedimentos complexos

Ao fazer checkups e limpezas regularmente, não só a incidência de cáries diminui como reduzem também as chances de complicações. Especialmente quando demora a ser tratada, a cárie pode atingir partes mais profundas do dente, demandando um tratamento de canal ou mesmo uma restauração mais complexa quando a estrutura do dente é danificada.

Contando com a cobertura de um plano odontológico, os pacientes precavidos costumam realizar menos consultas para a realização de procedimentos desse tipo, mais caros e complexos.

Garantir o atendimento em caso de emergências

Assim como ter bons hábitos de higiene bucal não é suficiente para evitar problemas dentários, sendo necessário visitar o dentista regularmente, fazer a correta profilaxia não livra ninguém de uma emergência, não é mesmo?

Powered by Rock Convert

Seja para resolver uma dor muito forte no meio da madrugada ou um dente que quebrou no fim de semana, um plano odontológico oferece acesso a clínicas de urgência 24 horas, além de outros benefícios, como exames.

Vale lembrar que o atendimento tradicional nessas condições, fora do horário comercial, pode chegar a custar o triplo do valor pago mensalmente pelo plano. Mais uma vez, o ditado que diz que é melhor prevenir que remediar se prova verdadeiro!

Ter acesso a tratamentos mais caros

Se só considerando consultas básicas e atendimentos emergenciais o custo-benefício da contratação de um plano odontológico já compensa, imagine quando incluímos na conta os tratamentos mais complexos, como pequenas cirurgias, extrações e tratamentos de canal!

Além disso, o plano ainda pode viabilizar uma série de tratamentos que podem melhorar o sorriso e a qualidade de vida dos pacientes, mas que normalmente acabam sendo colocados em segundo plano por conta do valor do investimento. Estamos falando, por exemplo, do uso de aparelhos ortodônticos, tratamentos para disfunções da articulação temporomandibular e próteses.

Evitar longos períodos sem consultas

Em virtude do orçamento apertado, muitas pessoas passam um bom tempo sem visitar o dentista. O resultado chega em forma de uma longa lista de problemas bucais acumulados, demandando uma série de tratamentos com altos preços a serem pagos de uma só vez.

Ao optar por um plano, você não só consegue dividir os gastos com a saúde bucal em parcelas mensais, como evita que esse tipo de situação aconteça ao frequentar o consultório periodicamente.

No fim das contas, o valor pago em uma única consulta pode quitar diversas mensalidades que dão direito inclusive a outros tratamentos e exames.

Ajudar no planejamento do orçamento familiar

Embora pelo menos à primeira vista pareça difícil arcar com mais uma despesa fixa, no longo prazo, o plano odontológico pode ajudar a economizar. Ao incorporar uma mensalidade que não extrapola seu orçamento, você evita gastos exorbitantes e totalmente fora do seu planejamento com consultas emergenciais e tratamentos inesperados.

Contar como dedução do Imposto de Renda

Você sabia que os gastos com plano odontológico podem ser incluídos no Imposto de Renda como despesas médicas? Como para esse tipo de gasto não há limites de valor, podendo ser totalmente deduzido, sua contratação ajuda a reduzir a base de cálculo — que define se você terá direito a restituição ou se terá que pagar mais imposto.

Em Odontologia, a profilaxia gera excelentes resultados. Por isso, manter a saúde bucal em dia significa, acima de tudo, economia.

No longo prazo, portanto, as visitas periódicas ao consultório do dentista funcionam incrivelmente bem para cuidar dos dentes e da boca, claro, mas também do bolso!

Quando avaliamos os benefícios de um plano odontológico, não podemos nos esquecer da prevenção de problemas mais graves, que podem surgir sem um acompanhamento adequado. Isso além de outras diversas vantagens, como o custo-benefício e o acesso a consultas de emergência, tratamentos e exames.

Fica fácil perceber, assim, que o plano odontológico vale (e muito) a pena, não é verdade? E agora que está convencido de que a contratação de um plano odontológico é um excelente investimento, aproveite para visitar a nossa página e conhecer todas opções de plano que temos a oferecer para você e sua família!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This